Notícias

Resultado do setor imobiliário em 2020 é o mais alto desde 2014

1 Minutos de leitura

Embora a crise provocada pela pandemia de COVID-19 tenha aleijado boa parte setores brasileiros, o ano de 2020 foi melhor que o esperado para o setor imobiliário. O aumento de operações de financiamento é de 52% quando comparado com 2019.

As taxas baixas de juros e boas opções de financiamento devem manter o mercado com dados positivos em 2021, segundo especialistas. Segundo um estudo da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), a junção da diminuição dos juros, baixa histórica da taxa Selic e boas opções de financiamento durante um ano de pandemia ajudaram a impulsionar o setor.

Um mercado mais acessível é mais propício para quem quer realizar o sonho de uma casa própria. Além disso, fica atraente para quem pensa em investir no setor.

Só em São Paulo, as vendas de imóveis de outubro de 2019 até o mesmo mês em 2020 somaram 51,2 mil unidades. O crescimento é de 13,1%. Em setembro, 5.147 unidades de empreendimentos residenciais foram vendidos, segundo dados do Sindicato da Habitação (Secovi-SP).

A captação da caderneta de poupança pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ficou em R$ 109,4 bilhões. O valor, que é o maior desde o plano Real, é impulsionado principalmente pelo crescimento do interesse da classe média brasileiro no setor.


Saiba mais

A democratização do investimento no mercado imobiliário


Embora os dados sejam positivos, o mercado imobiliário está de olho na taxa de desemprego do país, que deve aumentar no início de 2021. A demora da retomada da economia pode prejudicar as vendas do setor, mas uma recuperação rápida do país, sendo impulsionada por uma eventual vacina e normalização da rotina, pode manter o saldo positivo.

A renda do brasileiro está intrinsecamente atrelada ao desempenho do mercado imobiliário. Com um mercado estável, e interesse por investimentos em uma casa própria subindo, a tendência do setor é de manter o saldo positivo em 2021.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…