Notícias

Bilionário chinês desaparece após conflitos com governo de seu país

2 Minutos de leitura

Visto publicamente pela última vez em outubro de 2020, o bilionário chinês, Jack Ma, acabou não participando de um programa que ele criou e do qual faria apresentação como jurado, o Africa’s Business Heroes, em português, Heróis dos Negócios da África. Foi depois disso que começaram a surgir dúvidas sobre sua localização. 

O sumiço de Ma, um dos homens mais ricos da China graças a sua participação acionária no Alibaba, se dá em paralelo ao antagonismo com as autoridades chinesas. Em dezembro passado, após ser proclamado em novembro o fracasso da Oferta Pública Inicial (IPO) do Ant Group –  maior plataforma de pagamento digital da China, Alipay – foi instaurada uma investigação antitruste contra o próprio Alibaba. Reguladores chineses exigiram que Ma deveria respeitar a nova lei sobre microcrédito e assim, suprimir as atividades bancárias de sua plataforma.

O bilionário chinês, teoricamente, havia desprezado as regras impostas pelo seu país, para as atividades financeiras. Definiu-as como métodos antigos e incapazes de regular o futuro. Em razão desse posicionamento de crítica ao sistema de regulamentação do sistema financeiro chinês é que surgiram as novas leis.

No entanto, observa-se que o embate com o governo não saiu barato para Ma, considerado um dos homens mais ricos da China. O patrimônio líquido despencou por volta de R$ 63,6 bilhões em 60 dias. Após o governo de Pequim demonstrar inquietação quanto à dúvida de solidez de sua gestão, o governo chinês impôs, no final de dezembro de 2020, que o Ant Group – fintech do grupo – freasse suas operações.


Saiba mais

Após criticar Xi Jinping, IPO recorde de Jack Ma é adiado indefinidamente


É interessante que se pontue que o bilionário já havia encerrado o seu comando junto ao Alibaba há três anos, quando anunciou sua aposentadoria, decisão esta que deixou o mercado incrédulo, pela saúde de Ma e até mesmo pela sua idade, 56 anos. Ma respondeu às especulações, afirmando que iria se voltar à formação de novas gerações.

As redes sociais trouxeram de volta uma previsão, feita por Guo Wengue, também empresário e bilionário chinês, que disse em agosto de 2019, que Ma seria preso ou morto em 2020 por querer de volta o grupo Alibaba. Wengue fugiu de seu país em 2014, após revelar corrupção na China.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…