Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta terça-feira (5)

5 Minutos de leitura

A disputa pelas cadeiras da Câmara dos Deputados e Senado está chegando ao fim. As eleições estão marcadas para acontecer no dia 1 de fevereiro, e devem definir uma presidência aliada ao governo federal, ou de oposição a ele. Ontem, partidos da oposição declararam apoio formal ao candidato de Rodrigo Maia (DEM).

A segunda onda de COVID-19 continua provocando lockdowns e medidas de restrição nos países europeus, que já começaram a sentir as consequências econômicas imediatas nas bolsas. Os países já iniciaram a vacinação da população contra a doença.

Por aqui, nenhuma vacina foi aprovada contra o vírus, que continua somando números altos de óbitos. Várias negociações estão em curso para a aquisição de doses do imunizante da Pfizer (PFE), da AstraZeneca (AZN), e o CoronaVac, que deve ter dados de eficácia publicados ainda nesta semana.

Esses e outros destaques você confere agora.

PARTIDOS DA OPOSIÇÃO ANUNCIAM APOIO A BALEIA ROSSI

Faltando menos de um mês para as eleições na Câmara, os partidos da oposição anunciaram apoio ao candidato de Rodrigo Maia (DEM), Baleia Rossi (MDB). PT, PSB, PCdoB, PDT e Rede divulgaram uma carta aberta formalizando o apoio ao presidente do MDB, para tentar evitar a vitória de Arthur Lira (PP), apoiado pelo governo federal.

“Nós, dos partidos de oposição, temos a responsabilidade de combater, dentro e fora do Parlamento, as políticas antidemocráticas, neoliberais, de desmonte do Estado e da economia brasileira, e de lutar para que nosso povo possa ter resguardados o direito à vida, à saúde, ao emprego e renda, à alimentação acessível, à educação, à moradia, a defesa do meio ambiente, dos povos indígenas e quilombolas, entre outros direitos essenciais”, diz parte da carta divulgada pelos partidos.

A frente ampla faz referência ao grupo político que em 1966 tinha como objetivo lutar pela restauração do regime democrático. Hoje, partidos da oposição tentam articular alianças para diminuir o poder de ação do governo federal nos poderes, barrando pautas defendidas por Jair Bolsonaro.

Baleia Rossi já tem apoio formal de 273 deputados, contando com o PT, PSL, MDB, PSDB, DEM, PSB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede. O maior partido de apoio é o PT, que conta com 52 deputados.

Arthur Lira conta com apoio de 195 parlamentares do PL, PP, Republicanos, Solidariedade, Pros, PSC, Avante e Patriota. O maior partido de apoio é o PL, com 43 políticos.

Em resposta às articulações da oposição, Arthur Lira chamou o grupo de “Centrão gourmet”:

“Fica aqui o registro de que, na Plataforma Radar do Congresso, os partidos PSL, DEM, Novo e MDB apresentam índices de votação a favor do governo acima dos 80%. Se o disfarce de uma dita oposição não cola, a diferença do candidato de Rodrigo Maia será o jeito de conduzir o dia a dia da Casa. Pelo visto, primeiro vai ter que decidir o que é”, disse Lira.

As eleições para as cadeiras da Câmara dos Deputados e Senado estão marcadas para acontecer no dia 1 de fevereiro. 

A PANDEMIA NO BRASIL E AVANÇO DAS VACINAS

O Brasil registrou 562 óbitos por COVID-19 nas últimas 24h, somando 196.591 no total. 7.754.560 pessoas já tiveram seu diagnóstico confirmado desde o início da pandemia, sendo que 22.489 foram confirmados ontem.

A preocupação do início deste ano é com as festas de Natal e Réveillon. As aglomerações de fim de ano ainda não refletem nos números oficiais, e podem provocar novas medidas de restrição nas capitais.

O Brasil ainda não possui uma vacina contra COVID-19. O atraso prejudica a retomada da normalidade, além de indicar uma recuperação econômica mais lenta.

Nesta semana, os dados da CoronaVac, desenvolvida pela SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, devem ser apresentados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda nesta semana. O governo do estado de São Paulo pretende pedir o uso emergencial do imunizante durante uma coletiva de imprensa marcada para a quinta-feira (7).

O governo da Índia anunciou que não vai exportar a vacina da AstraZeneca (AZN) e Oxford produzida no país. O governo do país quer priorizar a vacinação da população mais vulnerável. A notícia é especialmente ruim para o Brasil, pois a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) havia anunciado no domingo um contrato fechado para a compra dessas doses. Ainda não se sabe como a decisão da Índia vai prejudicar a compra.

Carlos Eduardo Lula, secretário de Saúde do Maranhão, e presidente do CONASS, disse à rádio CBN que os estados já iniciaram uma negociação paralela, sem interferência do governo federal, para a aquisição da vacina da Pfizer (PFE).

“A gente tem cobrado do Ministério da Saúde, precisamos de uma data. E, neste caso, a gente não tem nem data para iniciar a imunização. Hoje, a gente iniciou uma negociação com a Pfizer, porque a gente não vai ficar só olhando para o alento”, disse Lula.


Saiba mais

Vacinação no Brasil pode começar no dia 20 de janeiro


AGENDA

Às 9h: Dados sobre vendas de veículos referente a novembro são publicados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) ficou em 1,07%, 0,14 pontos a menos na comparação semanal. Os dados são publicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

BOLSAS E CÂMBIO

As bolsas europeias apresentam resultados mistos na manhã desta terça-feira. Ontem, o Reino Unido anunciou mais uma série de medidas de restrição para conter o avanço do vírus, fechando escolas até fevereiro. 

A Alemanha também anunciou novas medidas de restrição. O país estendeu o lockdown por mais três semanas.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,02%, indo a 401,59 pontos
  • DAX (GDAXI): -0,24%, indo a 13.694,25 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): +0,22%, indo a 6.586,35 pontos
  • CAC 40 (FCHI): -0,22%, indo a 5.676,82 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,20%, indo a 22.270,50 pontos

O índice japonês volta a apresentar quedas depois que o primeiro-ministro do país, Yoshihide Suga, anunciou que o governo considera declarar estado de emergência para tentar conter o avanço do vírus. A capital Tóquio registrou 1.278 novos casos de COVID-19 ontem.

  • Hang Seng (HK50): +0,64%, indo a 27.649,86 pontos
  • KOSPI (KS11): +1,57% , indo a 2.990,57 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,73%, indo a 3.528,68 pontos
  • Nikkei 225 (N225): -0,37%, indo a 27.158,63 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,91%, indo a 5.368,50

Às 8h da manhã, os principais índices futuros dos Estados Unidos registram altas:

  • Nasdaq 100 Futuros: +0,19%, indo a 12.709,00 pontos
  • Dow Jones Futuros: +0,21%, indo a 30.168,0 pontos
  • S&P 500 Futuros: +0,21%, indo a 3.699,88 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta terça-feira (5):

  • Às 9h05, o Dólar subiu +0,36%, a R$ 5,28
  • Às 9h05, o Euro subiu +0,79%, a R$ 6,49

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…