Notícias

Novo marco do saneamento impulsiona interesse no setor privado

1 Minutos de leitura

Na última véspera de Natal (24), o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que regulamenta o novo marco do saneamento básico. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União mais de cinco meses após a sanção da lei pelo presidente da república, no dia 15 de julho de 2020.

A nova lei busca facilitar a entrada da iniciativa privada no setor de saneamento básico, e a maioria dos estados brasileiros já estudam parcerias para investir em melhorias do serviço. Entre concessões e parcerias público-privadas (PPPs), 13 estados e o Distrito Federal já negociam a entrada da iniciativa privada no setor de saneamento.

Três estados, Alagoas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul, já realizaram seus leilões para privatização total ou parcial dos serviços de distribuição e tratamento de água e de esgoto e/ou na gestão de resíduos sólidos. Há ainda pelo menos 20 municípios interessados na entrada da iniciativa privada no setor de saneamento básico.


Saiba mais

B3 registra a estreia de quatro novos papéis em sua carteira


A expectativa é que as iniciativas de concessões e PPPs arrecadem até R$ 60 bilhões, uma quantia ainda pequena, uma vez que estima-se que R$ 700 bilhões sejam necessários para fazer os investimentos necessários em saneamento no país. As parcerias são parte do plano do governo de aumentar o acesso à coleta de esgoto e água potável no país para 90% e 99%, respectivamente, até 2033. Atualmente, cerca de 16% da população brasileira não tem acesso a água tratada, enquanto 46% não têm acesso a rede de esgoto.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…