Educação Financeira

Estratégias para gerenciar melhor seu salário em 2021

2 Minutos de leitura

O ano de 2020 trouxe muitos desafios, principalmente financeiros, para grande parte das pessoas. Além do desemprego devido à paralisação de vários setores da economia, muitas empresas tiveram que optar por suspender ou diminuir a jornada de trabalho e consequentemente o salário dos seus funcionários. Porém, as expectativas para esse ano são otimistas pois espera-se uma retomada da economia com o avanço da imunização contra o novo Coronavírus.

Por isso, separamos algumas dicas para você aplicar no gerenciamento da sua renda. Diferente do que se viu no ano passado, em 2021 a capacidade de poupança e investimento de parte dos ganhos terá maior possibilidade de sair do papel e virar realidade.  Confira abaixo as estratégias de gerenciamento que poderão lhe proporcionar maior controle financeiro:

Conheça detalhadamente seus gastos

Parece simples e intuitivo falar em conhecer gastos, mas a maioria das pessoas não tem domínio sobre suas entradas e saídas. Existem aqueles que não tem controle nenhum sobre seus gastos e aqueles que consideram apenas gastos fixos como a parcela de um financiamento, conta de energia ou mensalidade escolar e se esquecem de contabilizar os custos variáveis criando um “buraco” no orçamento doméstico.

Uma tarefa necessária para quem quer saber detalhadamente quanto e com o que gasta seu dinheiro, é anotar todos – todos mesmo – os gastos. Pode ser uma atividade desafiadora no início, mas que traz grandes benefícios e proporciona mais autonomia para tomadas de decisões financeiras. Além disso, aplicando essa estratégia você conhecerá os pontos fracos do seu orçamento e saberá exatamente onde precisa atuar com maior prioridade.

Tome cuidado com as compras por impulso

O imediatismo é da própria natureza. Nós queremos ter o prazer de ter agora e não depois. Isso acaba dando espaço para as compras por impulso. Antes de finalizar qualquer compra pense em quais benefícios aquele gasto irá trazer. Se não houver nenhum benefício evidente, repense se o item é realmente necessário.

Pense também se aquele é o melhor momento para fazer a compra. Pode haver um período estratégico para consumir aquele produto. Um exemplo é o setor de vestuário, uma coleção de roupas sempre será mais cara no seu lançamento. Que tal deixar para comprar roupas de inverno quando a estação acabar e aproveitar as liquidações de virada de coleção? Assim você economiza e já antecipa a preparação para o inverno do próximo ano.

Evite fazer “contabilidade mental”

Contabilidade mental é aquela “mania” de considerar nossas receitas em valor bruto e não em valor líquido. Se você é assalariado, pense um pouco: Se eu te perguntasse quanto você ganha você iria me responder seu salário bruto ou líquido? Provavelmente o bruto. E o problema é que fazemos isso involuntariamente e já criamos um “furo”. Então a partir de agora, sempre que levantar suas receitas faça a provisão considerando todos os descontos futuros.

Pesquise preços e negocie até o último centavo

O comodismo tem um preço, se você comprar no primeiro lugar que ver pela frente provavelmente o preço sairá mais caro, a não ser que você tenha sorte. Mas quando se trata de dinheiro não podemos contar com sorte. Por isso antes de efetuar uma compra, faça no mínimo três orçamentos em lugares diferentes. Para facilitar, use lojas virtuais para isso.

Infelizmente algumas pessoas deixam de pedir desconto por sentir vergonha. Não tenha receio de negociar, independente da forma de pagamento. Nos casos de pagamento à vista, você ainda tem um espaço maior para negociações. Pense que um desconto de 10%, por exemplo,  é uma taxa maior do que as que você encontra atualmente na maioria dos investimentos de renda fixa.

Kamila Alves

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…