Notícias

PIB brasileiro deve crescer 3% em 2021, segundo Banco Mundial

2 Minutos de leitura

Nesta terça-feira (5), o Banco Mundial manteve a sua previsão de crescimento do PIB do Brasil em 3% para 2021, de acordo com o Global Economics Projects, a projeção é a mesma do relatório anterior, publicado em outubro de 2020. Em contrapartida, a organização diminuiu as projeções de queda do PIB em 2020, de 5,4% para 4,5%.

O Banco Mundial estima que o crescimento do PIB brasileiro em 2021 será alavancado pela retomada do consumo, impulsionada ao longo do segundo semestre de 2020. A entidade alerta, porém, que existe a possibilidade dessa retomada do consumo e, consequentemente, da economia nacional, serem freadas com o fim de estímulos monetários e fiscais implementados para combater a pandemia da Covid-19, como o auxílio emergencial, que teve as suas últimas parcelas pagas no último mês de dezembro.

Os 3% projetados pelo Banco Mundial representam um crescimento abaixo da média dos países, ainda de acordo com as projeções do Global Economics Projects publicado ontem. Para a entidade, o PIB mundial deve crescer 4% em 2021, estimativa levemente menor que os 4,2% do relatório anterior. O Brasil também tem um crescimento abaixo da média projetada para a América Latina e Caribe (3,7%) e para os países emergentes (5%). Na Ásia, o crescimento médio do PIB em 2021 deve ficar em 7,9%.


Saiba mais

Boletim Focus: PIB deve subir 3,4% em 2021


Vale pontuar, porém, que embora as projeções para a economia brasileira em 2021 sejam abaixo da média global, o PIB brasileiro não esteve entre os mais desvalorizados em 2020. Entre as 27 economias analisadas pelo Banco Mundial na América Latina e no Caribe, apenas 5 nações tiveram queda menor que o Brasil no PIB.

As projeções do Banco Mundial são, também, inferiores às apresentadas no Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central (BC). Para a entidade nacional, segundo relatório publicado na manhã da última segunda-feira (4), a economia brasileira deve crescer 3,4% no ano de 2021. Em relação ao câmbio, o BC projeta que o dólar encerre 2021 cotado a R$ 5,00.

Para 2022, o Banco Mundial projeta que o PIB brasileiro suba 2,5%. Ainda segundo a organização internacional, é necessário ter ciência que todas as projeções para 2021 ainda são voláteis e potencialmente imprecisas. O Banco Mundial destaca que, principalmente na América Latina, um eventual fracasso na contenção da pandemia pode resultar em alterações nas estimativas.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…