Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta quinta-feira (7)

5 Minutos de leitura

A invasão no Capitólio trouxe mais um capítulo de um fim de administração turbulento de Donald Trump. A cerimônia de contagem de votos, que chegou a ser interrompida por conta de ações de extremistas, ratificou a vitória de Joe Biden.

No Brasil, dados da CoronaVac devem ser apresentados ainda hoje durante uma coletiva de imprensa. Segundo dados previamente anunciados, a vacina tem menos de 90% de eficácia, mas não compromete seu uso e importância.

Esses e outros destaques você confere agora.

VITÓRIA DE BIDEN É RATIFICADA NO CONGRESSO DEPOIS DE INVASÃO DE EXTREMISTAS PRÓ-TRUMP

Depois de um dia assustador no Capitólio, o Congresso dos Estados Unidos ratificou a vitória do presidente eleito Joe Biden, e sua vice Kamala Harris, para a presidência do país. O democrata vai possuir maioria do seu partido na Câmara de Representantes e Senado.

A cerimônia de contagem de votos do Colégio Eleitoral, que começou ontem, era para ter acabado ainda no fim da tarde de ontem. Ela acontece no mesmo dia em que a vitória de dois democratas para o Senado da Geórgia é confirmada, dando maioria do partido na casa. Porém, antes que pudesse ser finalizada, a formalidade foi interrompida.

Tudo começou com um protesto em Washington, organizado semanas atrás, por eleitores pró-Trump que compartilham da ideia de que o sistema eleitoral é fraudulento. Com o número de pessoas crescendo, o atual presidente Donald Trump discursou para os apoiadores, inflamando o público sobre falsas acusações de fraude nas eleições de 2020.

Durante o discurso, Donald Trump chegou a falar: “Nós vamos andar até o Capitólio, e nós vamos festejar nossos bravos senadores e congressistas. Nós provavelmente não vamos estar elogiando alguns deles, porque você não pode levar o país com fraqueza. Você tem que mostrar força e ser forte”.

“Nós nunca vamos desistir, nunca vamos conceder”, disse Trump.

Depois do discurso de Trump, a multidão só aumentou no prédio do Capitólio, localizado em Washington. Pouco a pouco, os apoiadores foram se aproximando do prédio, em número maior que a polícia presente no local. Até que a invasão de fato aconteceu.

A sessão que acontecia no Capitólio foi interrompida, e congressistas e jornalistas precisaram ser evacuados. Os extremistas tomaram salões, corredores e escritórios de congressistas. 

Uma mulher, apoiadora de Trump, foi baleada dentro do Capitólio e morreu. No meio do caos, a polícia também achou bombas caseiras.

A gravidade da ação dos extremistas causou reações de líderes internacionais. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, lamentou as cenas no Capitólio, chamando de “vergonhosas”. No Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau diz observar com cautela o cenário político nos EUA.

O ex-presidente do país, George W. Bush disse que isso só acontece em “república de bananas”.

Para tentar conter a horda de pessoas, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, decretou toque de recolher na cidade por 12 horas, começando às 18h pelo fuso-horário de lá.

O presidente eleito Joe Biden fez um discurso ontem pedindo que Trump entre imediatamente nas TVs nacionais e peça que o público se disperse. O democrata ainda disse que os atos vistos no Capitólio não representam o povo americano.

Nas redes sociais, o presidente Donald Trump publicou mensagens que pediam para que os apoiadores voltassem para casa, mas continuou alegando fraudes no sistema eleitoral, mesmo sem provas. 

Em resposta, o Twitter removeu três publicações do presidente e trancou a conta por 12 horas, impossibilitando qualquer publicação de Trump. No Facebook, um vídeo publicado pelo republicano foi deletado, e a conta foi trancada por 24 horas.

Mesmo quando voltou horas depois, a sessão no Capitólio mudou de tom. Vários políticos republicanos, que antes apresentaram objeções sobre o resultado nas eleições da Pensilvânia e Arizona, cederam e admitiram a vitória de Biden.

Já madrugada desta quinta-feira (7), a cerimônia ratificou a vitória de Joe Biden.

Em mensagem publicada pelo porta-voz da Casa Branca hoje, Trump disse que haverá uma transição ordeira, que está marcada para o dia 20 de janeiro.  Reconhecendo a vitória de Biden, Trump disse que “é apenas o começo de nossa luta para tornar a América grande de novo”.

O futuro dos poucos dias que restam da administração é incerto. Congressistas articulam a invocação da 25ª emenda, que imediatamente afastaria Trump do cargo de presidência. A investida, porém, depende do apoio do vice-presidente do país, Mike Pence.

GOVERNO SUSPENDE COMPRA DE SERINGAS POR ALTA NOS PREÇOS E DADOS DA CORONAVAC DEVEM SER APRESENTADAS HOJE

O governo Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira (6) que a compra de seringas está suspensa. A justificativa é a alta dos preços e instabilidade no mercado. Segundo o presidente, a aquisição será feita quando os preços “normalizarem”.

Nas redes sociais, Bolsonaro disse que estados e municípios já contam com estoques de seringas, que supririam a demanda do começo da vacinação no país. O presidente também disse que a informação de que a Pfizer (PFE) vacina populações inteiras é uma “falácia da mídia”, e mostrou uma tabela de percentual de vacinados em 13 países.

Os dados da CoronaVac, vacina desenvolvida pela SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, devem ser divulgados ainda hoje. A apresentação dos dados da terceira fase de estudos é crucial para o pedido de aprovação do imunizante para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os dados devem ser mostrados durante uma coletiva de imprensa marcada para hoje, com a presença do governador João Dória (PSDB).


Saiba mais

Joe Biden é eleito o 46º presidente dos EUA, e como fica o Brasil?


AGENDA

A inflação IPC-Fipe em São Paulo foi divulgada durante a madrugada. O número ficou em 0,79% em dezembro.

BOLSAS E CÂMBIO

Depois da certificação de Biden e invasão no Capitólio, as bolsas europeias amanheceram registrando resultados mistos.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,32%, indo a 407,73 pontos
  • DAX (GDAXI): +0,28%, indo a 13.931,35 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): -0,63%, indo a 6.798,49 pontos
  • CAC 40 (FCHI): +0,14%, indo a 5.638,51 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,45%, indo a 22.631,50 pontos

Apenas um dos principais índices asiáticos apresentou resultados negativos nesta quinta-feira (7). O mercado aguarda um governo Biden nos EUA acompanhado de maioria na Câmara de Representantes e Senado.

  • Hang Seng (HK50): -0,52%, indo a 27.548,52 pontos
  • KOSPI (KS11): +2,14% , indo a 3.031,68 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): +0,71%, indo a 3.576,20 pontos
  • Nikkei 225 (N225): +1,60%, indo a 27.490,13 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +1,77%, indo a 5.513,66

Às 8h da manhã, os principais índices futuros dos Estados Unidos registram altas. O mercado não se intimidou com a invasão no Capitólio, e mantém o otimismo quanto ao governo Biden. 

  • Nasdaq 100 Futuros: +0,41%, indo a 12.667,88 pontos
  • Dow Jones Futuros: +0,11%, indo a 30.755,0 pontos
  • S&P 500 Futuros: +0,20%, indo a 3.755,00 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta quinta-feira (7):

  • Às 9h05, o Dólar subiu +1,03%, a R$ 5,33
  • Às 9h05, o Euro subiu +0,92%, a R$ 6,56

Foto: Reuters / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…