Notícias

Vitória de Biden anunciada em meio a manifestação de apoiadores de Trump

2 Minutos de leitura

O Congresso norte-amercano certificou a vitória do democrata Joe Biden para presidente, que venceu com 306 delegados contra 232 de Trump, nesta quinta-feira (7). A posse está marcada para o dia 20 de janeiro. A confirmação pela Câmara e Senado demorou muito em razão da invasão do Capitólio por eleitores de Trump. O resultado já havia sido definido pelo Colégio Eleitoral em dezembro.

Biden alcançou 271 votos no Colégio Eleitoral, exatamente um a mais do que o indispensável para se declarar a vitória na Casa Branca. Isso se deu após a aceitação da lista de eleitores de Vermont.

Mesmo que mera formalidade, já se esperava que houvesse uma manifestação a partir dos pró-Trump. O que não era previsto, era que o próprio fosse contribuir exaltando ainda mais os ânimos de seus eleitores. A sessão do Congresso iniciou às 13h – no horário de Brasília, 15h – de quarta-feira (6).

 Cerca de duas horas antes, Trump, em discurso inflamado, pediu para que seus apoiadores marchassem até o Capitólio para felicitar nossos senadores e congressistas. “Eu estarei com vocês. Vamos andar até o Capitólio e felicitar nossos bravos senadores e congressistas”, disse ele. 

Enquanto os congressistas ainda estavam na primeira discussão das oposições republicanas, envolvendo o Arizona, os apoiadores do atual presidente não só subiram as escadas como escalaram as paredes externas da sede do Congresso, quebrando janelas e praticando atos de vandalismo pelo prédio. 


Saiba mais

Equipe de Trump autoriza processo de transição de poder, mercado reage


Neste momento, o vice-presidente Mike Pence determinou o fechamento total do Capitólio. Ele foi retirado do prédio e os congressistas resguardados em outros locais dentro do prédio. A vice-presidente eleita Kamala Harris, que é senadora, permaneceu no prédio, em local seguro.

Com um toque de recolher determinado pela prefeitura de Washington, das 18h de quarta-feira (6) até às 6h desta quinta-feira (7), a polícia acabou confirmando a prisão de mais de 25 pessoas. A imprensa informou a morte de quatro pessoas, três feridas gravemente durante o conflito e ainda uma mulher – identificada como manifestante – atingida por um tiro quando estava dentro do Capitólio. Ainda seguindo a onda de violência, 52 pessoas foram presas e 14 integrantes da segurança do Capitólio ficaram feridos.

O Congresso conseguiu voltar à sessão por volta das 21h (horário local), com a retomada sobre o Arizona, que foi rejeitada pelo Congresso. Logo após, com alguns parlamentares desistindo de apresentar objeções previamente definidas, deu-se a confirmação.

Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (7), após a confirmação formal da vitória de Joe Biden, que a decisão “representa o fim do maior primeiro mandato da história presidencial”, prometendo, no entanto, uma “transição ordeira”. Disse ainda que discordava totalmente do resultado e que os fatos confirmavam sua posição, mesmo assim estava garantindo uma transição ordeira. 

O presidente atual garantiu que a derrota é apenas o fim de um primeiro mandato, porém início da luta para tornar a América grande novamente, repetindo as falsas alegações, que motivaram a multidão a invadir o Capitólio.

Foto – Reprodução – CNN Brasil

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.
smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…