Educação Financeira

Empresas de Valor – o ativo de maior oportunidade para os investidores e para a sociedade

3 minuto/s de leitura

Em um cenário de volatilidade dos mercados, instabilidade do câmbio, e acelerada transformação digital, a ressignificação da atividade produtiva como geração de riqueza se torna o novo porto seguro de investidores, especialmente aqueles que iniciam sua jornada de autogerenciamento de seu patrimônio e proteção para o futuro.

As incertezas sobre os mecanismos de proteção social como a saúde pública e a previdência social, colocam todas as famílias e investidores no caminho de buscarem apostar no crescimento das empresas como forma de construírem suas carteiras próprias de uma forma diversificada, e neste quesito a história das empresas catarinenses pode sinalizar um grande potencial.

O empreendedorismo faz parte da formação social do estado, que se destaca nacionalmente por indicadores que demonstram o ambiente favorável aos negócios construído ao longo dos anos como por exemplo na conquista da segunda posição do Ranking de Competitividade dos Estados, levantamento da organização social CLP que desde 2011 avalia indicadores econômicos e sociais, em diferentes pilares como capital humano, infraestrutura, inovação, e potencial de mercado.

Os fabricantes catarinenses são reconhecidos nacionalmente e na pauta de exportação pela excelência e qualidade dos produtos, da indústria ao agronegócio. Algumas das marcas mais lembradas no Brasil em diversas categorias são catarinenses, frutos de uma história que remonta aos pioneiros colonizadores, que desbravaram em diferentes áreas, com destaque para os polos regionais da indústria têxtil no Vale do Itajaí, metalmecânica na região Norte, cerâmica e confecções no Sul, papel, celulose e madeira na região do Planalto, alimentos na região Oeste, inovação e tecnologia na Grande Florianópolis, apenas para citar alguns clusters impulsionados pela conjunção de distribuição populacional e de renda equilibrada, uma marca do estado, que tem a menor desigualdade de renda do pais de acordo com índice Gini, metodologia internacional para medir grau de concentração de rendimentos.

O desafio das empresas catarinenses passa por ir além de produzir em padrões internacionais de produtividade e qualidade, mas sim de inovar e construir novos mercados, a desenvolver marcas que agreguem valor. Evoluir do tangível para o intangível. Do universo das máquinas e equipamentos para a economia da criatividade, da experiência, da emoção que as marcas podem gerar através de suas narrativas e posicionamentos. Este movimento da nova economia é o que vai ser determinante para a nova geração de valor percebido, materializando em resultados financeiros muito concretos a diferença entre produto e marca.

Em paralelo a este movimento, duas pautas de destacam e aumentam em relevância nas organizações como fundamentais para o impulso a inovação e construção de marcas : a Governança Corporativa, avançando na profissionalização da gestão empresarial e da maturidade das relações entre sociedade, família, e gestão, assumindo cada vez mais o caminho das melhores práticas de transparência, sustentabilidade e visão de futuro, e a Responsabilidade Social, com o crescimento da consciência que empresa de sucesso e empresa cidadã, socialmente responsável e que entende seu propósito relacionado ao sucesso de seus indicadores financeiros em equilíbrio com o interesse de seus clientes, fornecedores, parceiros de negócios, meio ambiente e comunidade.

Empresas sólidas, alinhadas com a agenda ESG (“environmental, social and governance”, de modernas práticas ambientais, sociais e de governança) e que levem ao mercado produtos e serviços de valor agregado, com certeza cumprem as condições para atração de investidores que financiarão e retroalimentarão o crescimento sustentável em um círculo virtuoso de desenvolvimento econômico e social.

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais reúne as principais lideranças empresariais do Brasil dos mais variados setores de atuação, em busca de fortalecer a livre iniciativa, o desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa. Através de sua atuação, impulsiona as organizações, sendo a voz que traduz e amplifica o pensamento dos líderes para a sociedade tendo o propósito de potencializar a atuação do empresariado na construção de uma sociedade ética, desenvolvida e competitiva globalmente.

O desenvolvimento e fortalecimento de empresas de valor são a grande oportunidade para o futuro de Santa Catarina.

2 conteúdos

       
Sobre o autor
Delton Batista é Fundador da 8R, escritório de aceleração de negócios especializado em inovação na gestão comercial através da assessoria a grupos empresariais e marcas em expansão, e Presidente em Santa Catarina do LIDE, o maior grupo associativista empresarial do país. Economista com pós-graduação em marketing e inovação nas universidades de Ohio (EUA) e Cambridge (Inglaterra), é Chairman da Mauá Ventures, empresa de inovação corporativa, Chairman da GO ON Business Academy, plataforma de educação executiva, e Board Member da Rhizom, startup pioneira na América Latina em soluções para indústria 4.0 baseadas no protocolo blockchain. Foi Presidente fundador do Comitê Estratégico de Marketing e Vendas da AmCham em Santa Catarina (Câmara Americana de Comercio) e Presidente da ADVB SC - Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil sendo Conselheiro Vitalício da entidade.
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
Educação Financeira

Quais são os diferenciais dos melhores assessores de investimentos?

3 minuto/s de leitura
Já fazem alguns anos que trabalho com recrutamento e treinamento de novos assessores de investimentos. Durante esse tempo busquei pesquisar quais características…
Educação Financeira

Entenda Relações Internacionais, diplomacia e como o Itamaraty é um termômetro da nossa situação

6 minuto/s de leitura
Há um bom tempo, o cenário político brasileiro vem agitando os noticiários. Ao redor do presidente Jair Bolsonaro, diversas mudanças ocorreram no…
Educação Financeira

MAHLE - Metal Leve S.A. (LEVE3): Um em cada dois veículos no mundo, possuem produtos do grupo.

2 minuto/s de leitura
“Pioneira e impulsionadora de tecnologia para a mobilidade do futuro” HISTÓRIA E SEGMENTO DA LÍDER MUNDIAL Empresa de autopeças, a Mahle –…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies