Notícias

Exportações de carne bovina batem recordes em 2020

2 Minutos de leitura

O ano de 2020 foi positivo para o setor brasileiro de exportação de carne bovina, que bateu recordes. Conforme os números divulgados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), foram 2,016 milhões de toneladas, ou seja, 8% a mais do que em 2019. A entidade fez um comunicado oficial na sexta-feira (8), onde assinalou que as expectativas para este 2021, são de uma nova marca histórica.

Somente no mês de dezembro de 2020, a exportação de carne bovina do Brasil totalizou 168.156 toneladas. Mesmo sendo considerado positivo, foi 3% pior na comparação com o mesmo mês de 2019. A associação observa que essa queda representou uma retração de 12% nas receitas.

No documento divulgado no final de semana, avaliou que no ano de 2020, que foi um ano de recordes, a China foi a grande responsável por este aceleramento do mercado de exportações.

 Conforme os números registrados pela associação, a China, considerada um dos tigres asiáticos, adquiriu 58,6% das exportações do território brasileiro e foi responsável por 60,7% das receitas, que atingiram US$ 8,4 bilhões, 11% a mais em comparação a 2019.

A entidade espera ainda que a China mantenha o compasso de negociações, assim como aguarda o fechamento de negócios com países integrantes da União Europeia, países árabes e até novos mercados.


Saiba mais

Brasil tem índices históricos na exportação de principais commodities


A Abrafrigo aponta que depois da China, investiram na carne brasileira, o Egito, que comprou 127.953 toneladas, e o Chile, com 90.403 toneladas. Estes dois últimos países, no entanto, compraram bem menos em 2020 em relação a 2019.

A China também se destacou na compra de outras commodities (produtos de qualidade) do Brasil. Segundo anunciou o Governo Federal, através do Ministério da Economia, a China, um dos países em maior ascensão econômica do mundo, foi o responsável pelo aumento na exportação de petróleo, açúcar e café em 2020.

A Associação espera que os números de exportação, assim como o consumo  continuem altos. A expectativa se dá em razão da anunciada vacinação contra o Covid-19 no Brasil e com a ampliação da vacina no mundo, que por sua vez acaba com o isolamento e reforça a volta presencial a restaurantes e similares.

Foto: Reprodução/Canal Rural

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.
smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…