Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta segunda-feira (11)

4 Minutos de leitura

Tensões marcam as últimas semanas de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. Depois da invasão no Capitólio, a oposição tenta articular um segundo pedido de impeachment, caso o vice-presidente do país, Mike Pence, não use a 25ª Emenda para afastar o presidente.

No Brasil, a disputa da Câmara continua. As eleições estão marcadas para o primeiro dia de fevereiro, e pode consolidar uma presidência alinhada com o governo federal, ou de continuação dos princípios de Rodrigo Maia (DEM), agora alinhado com a oposição para evitar uma candidatura de Arthur Lira (Progressistas).

Esses e outros destaques você confere agora.

DEPOIS DE INVASÃO NO CAPITÓLIO, DEMOCRATAS DEVEM APRESENTAR PEDIDO DE IMPEACHMENT DE DONALD TRUMP NESTA SEMANA

O mandato de Donald Trump está a 9 dias de acabar. A inauguração do presidente eleito Joe Biden está marcada para acontecer no dia 20 de janeiro. O evento não vai contar com a presença de Trump, mas vai ter presença de Mike Pence, o atual vice-presidente do país. Mesmo com o fim da administração, a invasão no Capitólio foi a gota d’água para que a oposição se movesse para tentar um segundo impeachment de Trump.

Em carta enviada para colegas democratas, a presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que Trump é uma ameaça iminente.

“Em proteção a nossa Constituição e democracia, nós vamos agir com urgência, pois este presidente representa uma ameaça para os dois princípios. Conforme os dias passam, o horror do contínuo ataque à nossa democracia, perpetrado por este presidente, é intensificado, e por isso justifica uma ação imediata”, disse Pelosi.

A ação de impeachment vai acontecer se o atual vice-presidente do país, Mike Pence, não usar a 25ª Emenda, que afastaria Donald Trump do cargo. A ação não é descartada por Pence, que sinalizou que pode tomar providências caso Trump fique mais instável.

Enquanto congressistas articulam um segundo pedido de impeachment do presidente, Donald Trump passa por um verdadeiro expurgo nas plataformas virtuais. O presidente foi banido permanentemente do Twitter, incluindo sua conta principal, conta de campanha presidencial, e participação na conta oficial do Presidente dos Estados Unidos (@POTUS no Twitter).

Após o banimento no Twitter, outras plataformas se movimentaram para restringir Trump. Segundo as empresas, Trump viola as diretrizes das plataformas, além de usá-las para inflamar a  base pró-golpe de estado.

Até o momento, 9 plataformas oficialmente baniram o presidente: Twitter, Facebook, Instagram, Shopify, Snapchat, Twitch e Stripe.

Além das contas oficiais do presidente, e contas que processam pagamentos de doação de campanha, as plataformas se movimentaram para banir comunidades extremistas relacionadas ao presidente. No Reddit, a maior subcomunidade de apoio ao presidente foi banida. Apple e Google baniram de suas lojas a rede social Parler, que serve como alternativa ao Twitter.

A preocupação da oposição e das plataformas é que o restante dos últimos dias da administração de Trump sejam marcados por mais atos, como os vistos no Capitólio. Existe ainda uma preocupação sobre o que pode acontecer após a inauguração de Joe Biden como presidente do país.

BALEIA ROSSI PERDE PARTE DO APOIO DO PT DEPOIS DE SINALIZAR SER CONTRA POSSÍVEL IMPEACHMENT DE BOLSONARO

O candidato apoiado por Rodrigo Maia (DEM) para a Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (MDB), deve perder parte dos votos do Partido dos Trabalhadores (PT), depois de sinalizar ser contra um possível pedido de impeachment contra Jair Bolsonaro. Rossi havia dito em uma entrevista para a Folha de São Paulo que não assumiu esse compromisso.

Em resposta, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT) criticou Baleia Rossi, e disse que ele perderia votos.

Na tentativa de amenizar as tensões, Baleia Rossi disse querer honrar com o compromisso de analisar os possíveis crimes de responsabilidade de Bolsonaro.

As eleições para a Câmara estão marcadas para o primeiro dia de fevereiro. Como o voto é secreto, é difícil dizer se Baleia Rossi tem vantagem garantida contra Arthur Lira (Progressistas).


Saiba mais

Vitória de Biden anunciada em meio a manifestação de apoiadores de Trump


AGENDA

Às 8h25: O Boletim Focus é divulgado pelo Banco Central (BC).

BOLSAS E CÂMBIO

Embora a vacinação já tenha começado no continente europeu, indicando um fim próximo da pandemia, os mercados no continente amanheceram registrando quedas.

A preocupação é com o crescente número de novos casos de COVID-19, além da nova mutação da doença, descoberta no Reino Unido e agora já registrada em vários países. A nova onda do vírus significa novas medidas de restrição e lockdowns, que podem desacelerar a recuperação econômica.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,21%, indo a 410,30 pontos
  • DAX (GDAXI): -0,45%, indo a 13.985,25 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): -0,36%, indo a 6.848,73 pontos
  • CAC 40 (FCHI): -0,41%, indo a 5.683,53 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,42%, indo a 22.698,50 pontos

Os resultados dos mercados asiáticos são mistos. O índice japonês está fechado para o feriado nacional do país. Portanto, o valor registrado é o mesmo de sexta-feira (8).

  • Hang Seng (HK50): +0,11%, indo a 27.908,22 pontos
  • KOSPI (KS11): -0,12% , indo a 3.148,45 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): -1,08%, indo a 3.531,50 pontos
  • Nikkei 225 (N225): +2,36%, indo a 28.139,03 pontos (FECHADO DEVIDO AO FERIADO)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -0,99%, indo a 5.441,16 pontos

Os índices futuros dos EUA registram quedas no início da manhã. Os investidores estão de olho na nova administração do país, que possui maioria na Câmara de Representantes e Senado. Além disso, se preocupam com o possível impeachment do atual presidente Donald Trump.

Às 8h da manhã:

  • Nasdaq 100 Futuros: -0,34%, indo a 12.971,12 pontos
  • Dow Jones Futuros: -0,57%, indo a 30.816,0 pontos
  • S&P 500 Futuros: -0,47%, indo a 3.799,62 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta segunda-feira (11):

  • Às 9h05, o Dólar subiu +0,83%, a R$ 5,46
  • Às 9h05, o Euro subiu +0,43%, a R$ 6,63

Foto: Reuters / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…