Notícias

Renault anuncia foco em carros de maior valor

2 Minutos de leitura

Nesta quinta-feira (14), a Renault anunciou seu novo plano estratégico para o período de 2021 a 2025. Em um processo batizado de “Renaulution” e chefiado pelo presidente mundial da marca, Luca De Meo, a Renault mudará o seu foco e de suas subsidiárias para a venda de veículos de maior valor, mais rentáveis.

A mudança deve impactar as linhas de montagem das marcas Renault, Dacia, Lada e Alpine, que até então focavam no volume de vendas. O mercado brasileiro, obviamente, não fica de fora dos planos de renovação da Renault e deve ser impactado com a decisão.  Atualmente o veículo mais vendido da montadora no Brasil é o compacto Kwid, com versões a partir de R$ 39 mil.

Apesar do sucesso de vendas do Kwid, De Meo afirma que a rentabilidade dos negócios da Renault no Brasil vem melhorando recentemente. Para ele, a marca não precisa de uma fatia maior no mercado brasileiro, mas sim continuar a melhorar a lucratividade das operações no país. Em 2017, o então dirigente da Renault Carlos Ghosn estabeleceu como meta que a marca alcançasse 10% de participação no mercado nacional. A “Renaulution” é um processo similar a reestruturação global em curso na americana Ford desde 2018, que recentemente cessou a produção de seus modelos compactos nacionais, Ka e EcoSport.


Saiba mais

Entenda o fechamento das fábricas da Ford no Brasil


“Ganhar participação do mercado não é prioridade, mas sim buscar lucratividade e dar uma contribuição maior para os negócios da companhia”, afirmou De Meo. No ano passado, ao romper com as metas estabelecidas em 2017, a Renault diminuiu o volume de vendas diretas feitas a frotistas e locadoras, operações com menor margem de lucro. A empresa fechou 2020 com uma de 6,8% dos novos emplacamentos do país, número que chegou a 9% no ano anterior.

Na conferência, pouco foi falado dos negócios da Renault na América Latina, mas foi reiterado que os atuais processos de reestruturação da linha de veículos da marca no Brasil. A SUV média Captur deve ganhar um novo modelo ainda em 2021, para se distanciar mais da Duster, mais compacta. Os tradicionais Sandero e Logan também devem planejar remodelações e, ainda, a companhia de uma nova SUV compacta na mesma plataforma.

Entre as novidades do evento, a Dacia anunciou o Bigster, SUV mais robusto para competir com o Jeep Compass no mercado internacional. A Mobilize, outra marca do grupo Renault, apresentou seu primeiro protótipo de mobilidade urbana, o EZ-1, veículo elétrico de dois lugares.

Imagem em destaque: Autoesporte / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…