Notícias

Tensões com os EUA provocam quedas nos índices chineses

1 Minutos de leitura

As mais recentes tensões entre a China e os Estados Unidos interromperam ganhos sucessivos do índice chinês CSI 300, que comporta importantes companhias de Xangai e Shenzhen. A bolsa perdeu -0,7% na última variação semanal. A bolsa de Xangai retrocedeu -0,1% nesta última semana. Investidas do governo de Donald Trump miram empresas asiáticas, que são acusadas de terem participação no exército chinês.

A chamada “trade war” dos Estados Unidos com a China já restringiu investimentos norte-americanos em empresas como a Huawei, de telefonia. Nesta quinta-feira (14), o Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou que vai expandir a lista negra de empresas para mais 8, incluindo a gigante Xiaomi.

A Xiaomi é a terceira empresa de telefonia que mais vendeu celulares no 3T20, passando inclusive a gigante Apple. Em um anúncio público da empresa, a Xiaomi disse que não é “controlada ou afiliada ao exército militar chinês”.

Os Estados Unidos também aplicaram sanções, que incluem restrições de vistos, a autoridades chinesas, por conta de investidas militares do país no Mar do Sul. Para os EUA, o Mar do Sul é uma hidrovia internacional, e a China viola tratados ao construir bases militares em ilhas artificiais da região.

Outra investida do governo Trump veio na semana passada. Depois da assinatura de uma ordem executiva, os Estados Unidos proibiram transações financeiras em plataformas de pagamentos, como WeChat e Alipay. O governo Trump acusa os serviços de pagamento de fornecerem dados ao governo chinês, coisa que as empresas negam.


Saiba mais

Contratos futuros da China alcançam índice recorde


Embora uma nova administração nos Estados Unidos, que deve começar no dia 20 deste mês, signifique um certo alívio às tensões, Joe Biden já indicou que um certo nível de guerra comercial com a China ainda vai existir.

Em comunicados feitos à imprensa, Joe Biden disse pretender formar uma coalizão com países de cunho similares ideologicamente, para tratar de ações de enfrentamento contra a China. Segundo Biden, a China comete crimes de abusos comerciais, humanos e tecnológicos.

Foto: Reuters / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…