Notícias

Selic mantida a 2% indica que inflação surpreendeu o Banco Central

2 Minutos de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a Selic a 2% ao ano em reunião ocorrida nesta quarta-feira (20). A taxa básica baixa de juros, que já é mantida a quatro reuniões seguidas, significa que os efeitos da alta da inflação são mais preocupantes que o esperado.

O forward guidance, que altera de forma significativa as expectativas de juros futuros, foi descontinuada. Segundo o Copom, o fim do mecanismo não significa uma alta nos juros básicos já nas próximas reuniões, pois as incertezas do mercado brasileiro atual, que ainda não passou por reformas necessárias e sofre com efeitos da pandemia, prescrevem estímulos elevados.

Uma das surpresas do Banco Central é o aumento severo de preço no setor alimentício, principal fator que levou o país a fechar 2020 registrando alta de 4,52% no IPCA. Alimentícios e bebidas subiram 14,09% no ano passado. A meta do BC era de um IPCA fechando a 4%.


Saiba mais

Copom mantém taxa de juros básico em 2% ao ano, mas extingue forward guidance


Para este ano, a projeção da inflação aumentou no último Boletim Focus divulgado pelo BC. 2021 deve fechar com um IPCA de 3,43% segundo a análise de mais de 140 instituições financeiras consultadas pelo Banco Central.

A expectativa era que com a virada do ano a economia brasileira desse um salto na recuperação. O que acontece, porém, é que o país ainda segue enfrentando desafios com a pandemia de COVID-19, com comércios fechados, ou funcionando parcialmente.

O efeito disso é uma baixa recuperação da atividade econômica, pouco afetada pela manutenção da Selic a 2%. Enquanto a taxa baixa significa mais estímulos fiscais, a pandemia segura o mercado para baixo.

smart-money

A melhor alternativa para o mercado brasileiro no momento é a superação da pandemia. Embora estejamos passando por uma segunda onda do vírus, comércios e governos estão mais relutantes para diminuir a circulação de pessoas, postergando os efeitos negativos imediatos da COVID-19. A vacina também é um ponto de partida positivo, mas até boa parte da população vulnerável ser vacinada, provavelmente já estaremos no segundo semestre do ano.

Embora a próxima reunião do Copom indique que a Selic será mantida pela quinta vez consecutiva, a expectativa é que em um futuro próximo a taxa aumente. De acordo com projeções da XP Investimentos, a Selic deve terminar 2021 a 3,5%, e 4,5% em 2022. Segundo a XP, a cautela recente do Comitê é fruto do período de instabilidade fiscal e efeitos da pandemia, mas que um ajuste futuro já pode ser observado.

Imagem em destaque: Banco Central / divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…