Educação Financeira

Como garantir o futuro dos seus filhos através dos investimentos?

2 Minutos de leitura

Desde muito cedo, os pais começam a sonhar com o futuro dos seus filhos. Seja pensando na faculdade, em um intercâmbio, em uma viagem em família ou até mesmo em algum presente para a maioridade. Esse patrimônio pode ser construído com planejamento financeiro e algo que favorece a criação desse plano é o tempo disponível que as crianças têm a seu favor.

Primeiro passo: como abrir uma conta para investir pelo seu filho?

O processo de abertura de conta é bem mais simples que o imaginado. Basta solicitar a abertura através dos canais digitais da corretora que você escolher. Serão solicitadas documentações e assinaturas do menor e dos responsáveis. Para crianças com menos de 3 anos de idade, deverá ser enviado também uma cópia da certidão de nascimento.

Vale ressaltar que, nem todas as corretoras aceitam menores. Então procure saber se a corretora que você está cotando possui essa possibilidade. Outras aceitam menores, mas restringem o acesso a algumas áreas, como é o caso do Banco Inter que, apesar de possuir conta para menores, chamada de “conta kids”, não permite acesso ao home broker.

Segundo passo: qual o prazo disponível?

Quando o assunto é investimento, uma das métricas mais importantes é o prazo. A partir dele podemos ponderar o risco e determinar a liquidez necessária. Assim, fica mais fácil filtrar os ativos nos quais investir para seu filho. Supondo que a criança tenha menos de dois anos de idade e a meta seja custear uma faculdade privada, temos pelo menos um horizonte de 15 anos. No longo prazo, tomar um pouco mais de risco pode ser uma boa estratégia para o crescimento patrimonial.

E por fim, e talvez o mais importante, o terceiro passo: quais os investimentos indicados para compor uma carteira infantil?

Pensando no longo prazo, a estratégia mais recomendada seria a chamada “buy and hold”, ou seja, comprar e segurar. Ao longo dos anos, apesar de passarmos por várias crises econômicas, a bolsa de valores mantém seu crescimento. Para ilustrar, abaixo temos o gráfico do índice Ibovespa nos últimos 5 anos, que saiu de 38 mil pontos para 118 mil pontos, considerando o fechamento do dia 21 de janeiro.

Gráfico: Variação do Índice Ibovespa nos últimos 5 anos.

Sendo assim, uma carteira de renda variável pode ser uma ótima alternativa de poupança e acúmulo de patrimônio. Para gerenciar o risco, a diversificação entre ativos como ações, ETF’s e fundos imobiliários, pode e deve ser adotada, desde que haja o reinvestimento dos dividendos recebidos para dar um efeito de “juros compostos”. Além disso, falando em ações de empresas, pode ser aplicada a diversificação entre setores mais voláteis e menos voláteis, como varejo e elétricas.

Para os pais mais conservadores, os Tesouros IPCA+ e Tesouro Selic podem ser boas alternativas. O Tesouro IPCA+ irá proteger os recursos investidos contra a variação da inflação no período e o Tesouro Selic possui o menor risco e maior liquidez da renda fixa. Mas lembre-se que, antes de montar a carteira para seu filho, você deve procurar garantir sua própria reserva de emergência para que não ocorram interferências nos investimentos no futuro da criança ou adolescente.

Kamila Alves

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…