AÇÕESNotíciasRenda Variável

Grupo de investidores organiza short squeeze da IRB Brasil, entenda

2 Minutos de leitura

Nesta quinta-feira (28), as ações da IRB Brasil Re (IRBR3)  subiram mais de 10% no Ibovespa. O movimento de alta, porém, não é por acaso. Buscando replicar o “caso GameStop”, que causou enorme prejuízo a hedge fundos em um movimento de short squeeze que impulsionou as ações da varejista de videogames nos dias anteriores, um grupo de investidores se reuniu para impulsionar as ações da IRB através de uma operação da mesma natureza.

O short squeeze é um movimento de valorização significativa de uma ação, muitas vezes sem grandes motivações. Esse movimento geralmente é ocasionado pelo forte volume de operações vendidas, forçando investidores a vender seus ativos para amenizar os prejuízos. É um movimento independente dos movimentos do mercado, como tendências de valorização/desvalorização. O short squeeze, como o próprio nome sugere, geralmente não dura muito tempo.

Nos EUA, um grupo de usuários de uma subcomunidade no site Reddit impulsionaram as ações da GameStop (NYSE: GME) em um movimento coordenado. A varejista de jogos eletrônicos, em queda há anos, era um dos principais alvos de hedge funds, fundos que operam apostando na desvalorização de um ativo.

Com o short squeeze das ações da empresa, as ações da GameStop chegaram a subir cerca de 8000% recentemente. O movimento causou enormes prejuízos a hedge funds e a Melvin Capital, uma das firmas com investimento em ações da mesma, chegou a perder US$ 3,5 bilhões e precisou de injeções de outros fundos de investimento para evitar a falência.

Alvo do movimento de short squeeze no mercado brasileiro, a IRB Brasil Re foi a empresa mais desvalorizada da Bolsa ao longo de 2020, caindo 76,88% no acumulado do ano. Até ontem (27), as ações da empresa já acumulavam uma desvalorização de 20,42% neste mês de janeiro. Porém, um grupo de cerca de 20 mil investidores se reuniu no Telegram para impulsionar as ações da resseguradora e causarem o short squeeze em questão.


Saiba mais

Ações da GameStop sobem 83% em uma semana em meio a polêmica


O movimento causou uma valorização súbita das ações da IRB Brasil Re na Bolsa, que subiram 15,XX% na sessão desta quinta-feira na Bolsa, cotadas a  R$ 7,53. Em um vídeo especial para o canal da Smart Money no YouTube, o nosso parceiro Vinícius Teixeira, assessor de investimentos na GX Investimentos, explica tudo que você precisa saber sobre o short squeeze das ações da IRB Brasil Re iniciado nesta quinta-feira. Confira:

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…