Notícias

Desemprego no Brasil é de 14,1%, aponta IBGE

1 Minutos de leitura

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou ontem (28) a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). No relatório, o IBGE apontou que a taxa de desocupação na população brasileira a 14,1% no trimestre entre setembro e novembro de 2020. É a maior taxa para o período na série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

Na comparação anual, com o mesmo período do ano anterior, o desemprego no Brasil cresceu 2,9 pontos percentuais. O cenário, porém, é de estabilidade em relação ao trimestre anterior, encerrado em agosto, onde a taxa de desocupação reportada foi de 14,4%. “A população desocupada (14,0 milhões de pessoas) manteve estabilidade frente ao trimestre anterior (13,8 milhões) e subiu 18,2% (2,2 milhões de pessoas a mais) em relação ao mesmo trimestre de 2019 (11,9 milhões)”, apontou o IBGE.

Imagem: IBGE / divulgação

Segundo o IBGE, o número de pessoas ocupadas cresceu 4,8% entre setembro e novembro, resultando em 3,9 milhões de novos brasileiros empregados desde o período anterior. Ao todo, 85,6 milhões estão empregados, segundo a Pnad Contínua. O número representa um recuo de 9,4% em relação ao mesmo período em 2019.


Saiba mais

Iniciam novas discussões sobre auxílio emergencial


O número de profissionais autônomos, segundo o IBGE, chegou a 22,9 milhões de pessoas, um aumento de 6,6% em relação ao período anterior e um recuo de 6,7% na comparação anual. A taxa de informalidade, segundo a pesquisa, chegou a 39,1% da população ocupada. “No trimestre anterior, a taxa foi 38,0% e, no mesmo trimestre de 2019, 41,1%”.

Imagem em destaque: Abril / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…