Notícias

Fatos envolvendo o IRB deixam a CVM em alerta

2 Minutos de leitura

O pregão de quinta-feira (28), fechou com as ações do IRB Brasil (IRBR3) liderando as maiores altas do Ibovespa. Isso aconteceu depois que um grupo de investidores tentou reproduzir no Brasil o caso GameStop (onde, no mês, os papéis da empresa americana saltaram 676%). O movimento chamou a atenção da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que está alerta à situação.

As ações ordinárias do IRB Brasil fecharam o pregão em alta de 17,82%, cotadas a R$ 7,67. O Ibovespa, índice de referência da B3, subiu 2,59%, a 118.883,25 pontos.

Investidores brasileiros influenciados pela atividade de short squeeze (um movimento de forte valorização súbita de ativos e uma das operações usadas na área especulativa) com as ações da varejistas de jogos eletrônicos GameStop (NYSE: GME), resolveram aplicar a estratégia ao IRB Brasil, organizando a estratégia via aplicativo Telegram. No entanto, o movimento foi ajustado para que não houvesse problemas junto à CVM.

Os organizadores ressaltaram que as publicações no grupo do aplicativo não refletiam ordem de negociação das ações (compra e venda), como também não caracterizavam favor pessoal ou de grupos. 

Eles também frisaram que não são analistas de valores imobiliários, e as postagens expressavam opiniões pessoais, descaracterizando com as justificativas uma possível recomendação de compra de ativos.


Saiba mais

Ações da GameStop sobem 83% em uma semana em meio a polêmica


Enquanto isso, a CVM está atenta ao movimento e acompanha o caso de perto, analisando as informações que envolvem companhias abertas e encaminhando ações apropriadas para o caso, com avaliação individual da situação, inclusive através de processos administrativos que poderão ser enquadradas em lei, com punições previstas no art. 11 da Lei 6385/76.

Especialistas no mercado, analisam o fato e se mostram céticos quanto a uma sequência da situação que envolveu a GameStop, com avaliação de que a tentativa com o papel da IRB em alta por dias seguidos, não se sustenta.

Eles apontam discrepâncias entre os dois mercados, que interrompem a iniciativa, principalmente quanto ao número de investidores. Outro fator é o volume de papéis à disposição do short, com as ações da resseguradora brasileira muito abaixo das ações da GameStop, com cerca de 150% de seus papéis negociados a descoberto.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…