Notícias

Redes sociais são os principais alvos de golpistas cibernéticos

1 Minutos de leitura

Um número crescente de usuários de redes sociais acabam caindo em golpes, perdendo cada vez mais dinheiro em investimentos fraudulentos, pela promessa de enriquecimento fácil e rápido. E o prejuízo não é pequeno não: há muitos que ultrapassam os R$ 500 mil e casos de pessoas que perderam até R$ 1,5 milhão/mês.

Os golpistas costumam aparecer em imagens que refletem um estilo de vida caríssimo, resultado obtido através de investimentos que oferecem como seguros e extremamente rentáveis. Isso acaba atraindo pessoas que procuram uma chance de melhorar de vida do ponto de vista financeiro e de maneira célere.

Há casos em que o investimento promete que cada negócio será replicado na conta do usuário após a adesão do mesmo. Ou seja, um lucro praticamente imediato. O investidor chega inclusive a ter acesso a uma plataforma de investimentos, onde supostamente poderia acompanhar e analisar o desempenho do investimento.

Para parecer real, no início, o investidor até tem um certo lucro, que o incentiva a investir ainda mais dinheiro. Algum tempo depois, ao verificar que o dinheiro desapareceu, percebe que caiu em um golpe. Ao tentar resgatar o investimento, o sistema divulga uma única informação: falha da operação. A falha acontece também ao se tentar contatar a plataforma.


Saiba mais

Acusada de pirâmide, Braiscompany é investigada pela CVM e MP


Especialistas na área de cybersegurança, dizem que os mais jovens são os que mais caem nos golpes, tanto por serem os usuários em maior número nas redes sociais, quanto pelo estilo de vida que os golpistas apresentam e que eles desejam, especialmente porque encontram dificuldade hoje em se colocar no mercado de trabalho. 

O conselho para os usuários de rede social é que nunca misturem dinheiro e pessoas desconhecidas. O Facebook, dono do Instagram e WhatsApp, diz que já se antecipou e combate este tipo de conteúdo com tecnologias de detecção de spam, assim como iniciou investigação.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…