Notícias

XP e Itaú fecham acordo e acionistas do banco receberão ações e BDRs da corretora

1 Minutos de leitura

Neste domingo (31), o Itaú Unibanco (ITUB4) informou em detalhes como funcionará a reorganização societária a respeito do investimento do banco na XP Inc (NASDAQ: XP). A decisão, detalhada em  fato relevante publicado hoje (01) pela Itaúsa (ITSA4), acarreta na criação de uma nova empresa, a XPart, que terá controle da parcela da XP hoje que hoje é propriedade do Itaú.

A XPart terá controle de uma fatia de 40,5% do capital da XP de forma provisória e, posteriormente, será incorporada à XP Inc. Acionistas do Itaú receberão ativos da corretora proporcionais a sua posição acionária no banco, a partir de ações da empresa na Nasdaq ou BDRs. O acordo precisa passar por aprovação do Federal Reserve, banco central dos EUA, já que as ações da XP estão listadas no mercado norte-americano.


Saiba mais

Itaúsa tem estratégia para a diversificação dos investimentos aprovada


Após a incorporação da XPart pelo XP, a XPart deixará de existir e um novo acordo de acionistas entrará em vigor entre o Itaú Unibanco e a XP. A maior parte das obrigações do banco com a corretora serão revogadas, e a XP poderá tomar suas decisões administrativas sem consultar o Itaú a partir do novo acordo. O Itaú perde seu poder de veto a decisões, por exemplo, mas os acionistas do banco continuam com direito a informações operacionais da corretora mensalmente.

Imagem em destaque: Veja / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…