Notícias

Guedes aponta prioridades na agenda econômica para o Congresso

3 Minutos de leitura

Apontar as prioridades do governo na agenda econômica em 2021 para os novos eleitos da Câmara dos Deputados e Senado, é o objetivo do ministro da Economia, Paulo Guedes. 

Ele prepara uma lista das prioridades que estão hoje em tramitação no Congresso e que são primordiais para a recuperação e aceleração do setor econômico e espera com isso, iniciar um diálogo com Arthur Lima e Rodrigo Pacheco.

Tanto o ministro como a sua equipe acreditam que o governo vai conseguir apoio de sua base parlamentar e avançar nas votações dos projetos. Guedes aponta que será preciso muito diálogo e gerenciamento dos movimentos, em especial, da demanda sobre a continuidade do auxílio emergencial.  

A prioridade para o governo, segundo especialistas econômicos, é o Orçamento de 2021. Para o Ministério da Economia esta é a prioridade número 1 e Guedes considera fundamental acelerar a votação do Orçamento. 

A preocupação é que se o ritmo normal for seguido, a votação aconteça somente no início de abril, época em que o governo já terá problemas financeiros para pagar salários de servidores.

A apreensão é quanto ao cuidado em não aumentar a pressão por aumento de gastos. Marcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento e da PEC emergencial, já divulgou que tem conversado com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, sobre a possibilidade de abrir espaço, através de emendas parlamentares, no Orçamento de 2021 para viabilizar programas sociais, como o Programa Casa Verde Amarela ( substituto do Minha Casa, Minha Vida), que tem como meta beneficiar 1,6 milhão de pessoas.


Saiba mais

Iniciam novas discussões sobre auxílio emergencial


Observa-se, que as eleições municipais e a disputa pelas lideranças da Câmara e Senado, estacionaram a agenda econômica no segundo semestre de 2020. Analisando a situação, economistas ressaltam que a agenda prioritária não não difere muito da enviada em março do ano passado, em pleno início de pandemia, aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AC), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Da lista de 19 propostas, há algumas já aprovadas através da Lei de Falências.

A equipe do Ministério da economia tem ainda a intenção de encerrar as votações dos projetos que já estão no Congresso, a exemplo do que garante a independência do Banco Central, reforma administrativa, o projeto que cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), com o objetivo de substituir o PIS e Cofins, entre outros.

Enquanto isso, a equipe econômica trabalha na criação do projeto Carteira Verde Amarela, que visa incentivar o emprego com carteira assinada e outro de reestruturação do Bolsa Família.

Dependendo de arranjos junto aos novos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, assim como das mesas diretoras, a equipe de Guedes ainda ajusta a abrangência da PEC emergencial, a exemplo de cortes em despesas obrigatórias, sobretudo com servidores. 

A equipe de Guedes quer reforçar a PEC emergencial, entre outros pontos, para criar credibilidade e ativar os investimentos que já estão contratados. Conforme análise de economistas, esse reforço na PEC emergencial vai refletir diretamente na taxa de câmbio e na manutenção dos juros básicos em escala baixa. 

Já se cogitava que a PEC emergencial fazia parte das prioridades do deputado Arthur Lira (PP-AL), antes de se tornar o líder na Câmara, pois era pauta constante em seus pronunciamentos, além de não dispensar a possibilidade de votar por completo o Plano Mais Brasil – conjunto de medidas estruturais, destinado a estancar crises nas contas públicas da União, estados e municípios.

Também está na lista de Lira, em primeiro plano, a reforma administrativa, que será colocada em votação ainda neste primeiro semestre. A respeito do auxílio emergencial, o presidente da Câmara não vê um resultado em curto prazo e prevê a discussão de alternativas para aqueles que não fazem parte do cadastro único. No Senado, por sua vez, Rodrigo Pacheco prioriza as reformas tributárias e administrativas, mas com cautela. 

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…