Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta quinta-feira (04)

4 Minutos de leitura

Os insumos para a produção da CoronaVac, travados na China após embate diplomáticos, chegaram ao Brasil no fim da quarta-feira (03). O Ministério da Saúde deve começar a receber os imunizantes, produzidos pelo Instituto Butantan, a partir do dia 25.

Uma mudança nas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve agilizar a aprovação de novos imunizantes contra COVID-19 no país. Agora, o governo brasileiro estuda comprar milhões de doses da Sputnik V.

A indicação de Bia Kicis (PSL) para a CCJ gerou revolta da oposição e abriu mais uma crise na nova administração da Câmara. Investigada por atos antidemocráticos, a deputada precisa ser aprovada pela comissão.

Esses e outros destaques você confere agora.

MUDANÇA NA ANVISA PODE AGILIZAR A APROVAÇÃO DE NOVAS VACINAS NO BRASIL

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por aprovar vacinas contra COVID-19 no Brasil, anunciou nesta quarta-feira (03) que a realização de estudos na Fase 3 em solo brasileiro deixa de ser uma exigência para a aprovação emergencial de imunizantes. A mudança pode agilizar a aprovação de vacinas como a Sputnik V, que tem 91,6% de eficácia e já está na Fase 3 de estudos.

A mudança nas regras não significa um afrouxamento das exigências. A Anvisa ainda pede por dados completos dos estudos das vacinas, para comprovar que os estudos foram conduzidos de acordo com diretrizes internacionais. Assim que uma empresa requisita o uso emergencial sem realizar os estudos em solo brasileiro, o prazo para a aprovação é de 30 dias.

A mudança deve beneficiar empresas como a União Química, que tem permissão para a produção da Sputnik V no Brasil. A empresa disse que pode produzir até 8 milhões de doses por mês até maio.

O Ministério da Saúde já anunciou que pretende falar com representantes do Gamaleya, instituto russo, e Bharat Biotech, laboratório indiano, na sexta-feira (05). O Governo Federal pretende comprar 30 milhões de doses da Sputnik V.

Insumos travados na China chegaram ontem

Um avião com insumos para a produção de 8,6 milhões de doses da CoronaVac chegou ontem (03) ao Brasil. Os 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) estavam travados na China depois de embates diplomáticos.

“Nós torcemos e pedimos para que mais vacinas sejam disponibilizadas para atender mais brasileiros em todo Brasil. Quanto mais rápido nos vacinarmos, mais rápido sairemos da crise, mais rápido a economia retoma”, disse João Dória, que participou da chegada dos insumos.

Segundo o Instituto Butantan, as primeiras doses confeccionadas do novo lote vão ser entregues para o Ministério da Saúde a partir do dia 25.

O Brasil tem 227.592 óbitos por COVID-19, depois de confirmar 1.209 mortes ontem. O país está acima dos 1.000 óbitos na média dos últimos 7 dias pelo 14º dia seguido.

INDICAÇÃO DE BIA KICIS PARA A CCJ GERA CRISE NA CÂMARA

A indicação da deputada Bia Kicis (PSL) para a Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara gerou revolta de membros da oposição e abriu nova crise na Casa, que agora está sob nova administração.

Bia Kicis é uma das mais fiéis apoiadoras de Bolsonaro dentro da Câmara, e já se envolveu em inúmeras polêmicas. Pouco antes da crise no Amazonas, Bia comemorou a derrubada das medidas de restrição e lockdown na capital Manaus. Bia também questiona o uso de máscaras para ajudar na contenção de infecção por COVID-19.

Em janeiro deste ano, o Ministério Público Federal abriu uma investigação contra a deputada pela publicação de um vídeo que encorajava pessoas a não usarem máscaras.

Além disso, a deputada é investigada por atos antidemocráticos, que pediram, por exemplo, pelo fechamento do Congresso, STF, e uma possível intervenção militar. O inquérito foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto do ano passado.

A CCJ é um dos cargos mais importantes da Câmara, pois tem poder de arquivar ou continuar projetos que tramitam na Casa. Para a deputada presidir a CCJ, a comissão precisaria aprovar. O assunto deve ser prioridade após a formação da Mesa Diretora da Casa.


Saiba mais

Erros colocam posição do Brasil em xeque quanto a vacinação


AGENDA

Às 6h, na União Europeia: Publicado o Relatório Mensal do Banco Central Europeu (BCE).

Às 7h: Dados sobre a venda de varejo na União Europeia. O índice mensal referente a dezembro subiu +2%, acima da projeção de +1,6%.

Às 10h30, nos EUA: Dados sobre o número de pedidos iniciais por Seguro-Desemprego.

BOLSAS E CÂMBIO

Em referência aos eventos do frenesi da GameStop, Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, convocou uma reunião com autoridades da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, Sistema de Reserva Federal dos EUA, Sistema de Reserva Federal de Nova Iorque e a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities. Ela pretende discutir a respeito da volatilidade do mercado no sistema financeiro.

O anúncio gerou um baque nas bolsas, mas não o suficiente para atrapalhar o otimismo dos índices europeus.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,09%, indo a 407,66 pontos
  • DAX (GDAXI): +0,44%, indo a 13.995,55 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): +0,14%, indo a 6.516,75 pontos
  • CAC 40 (FCHI): +0,42%, indo a 5.586,25 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,30%, indo a 22.596,50 pontos

Dados pessimistas de empresas do continente empurraram as bolsas asiáticas para baixo.

  • Hang Seng (HK50): -0,66%, indo a 29.113,50 pontos
  • KOSPI (KS11): -1,35% , indo a 3.087,55 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,44%, indo a 3.501,86 pontos
  • Nikkei 225 (N225): +1,06%, indo a 28.341,95 pontos 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -0,21%, indo a 5.473,95 pontos

Às 8h da manhã, os mercados futuros apresentam resultados positivos:

  • Nasdaq 100 Futuros: +0,40%, indo a 13.447,75 pontos
  • Dow Jones Futuros: +0,10%, indo a 30.659,0 pontos
  • S&P 500 Futuros: +0,16%, indo a 3.829,62 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta quinta-feira (04):

  • Às 9h05, o Dólar subiu +0,20%, a R$ 5,38
  • Às 9h05, o Euro caiu -0,11%, a R$ 6,45

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…