Notícias

Governo Federal estuda enviar MP para agilizar privatização da Eletrobras

1 Minutos de leitura

Com a Câmara sob nova liderança, o Governo Federal estuda enviar a Medida Provisória (MP) PL-5877/2019 ao Congresso, que acelera a desestatização das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. (Eletrobras). A privatização está entre as 35 prioridades enviadas pelo governo Bolsonaro, que incluem também a PEC Emergencial, Pacto Federativo, Modernização do Setor Elétrico e PEC dos Fundos.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) era visto como um impasse para a aprovação da MP. Com o cargo da Casa nas mãos de Arthur Lira (PP), aliado do Governo Federal, a proposta tem mais chance de passar. A MP está barrada na Câmara desde o ano passado. Ela ainda não tem relator, nem comissão especial.

A recente renúncia de Wilson Ferreira Jr. da presidência da Eletrobras (ELET3) foi vista como empecilho para o avanço da privatização. Além disso, o Congresso sempre sinalizou contrário à proposta.

O ex-Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), já havia dito em dezembro de 2019 que o modelo atual de desestatização não passaria pelo Congresso. O apagão no Amapá, que deixou milhares de famílias no escuro por semanas, também foi visto como fator agravante.


Saiba mais

Wilson Ferreira Junior anuncia renúncia ao cargo de presidente da Eletrobras


Para Rodrigo Pacheco (DEM), que assumiu o Senado no mesmo dia que Arthur Lira (PP) na Câmara, a privatização deve acontecer, mas sem “entreguismo sem critério”. Mesmo assim, ao Estadão, Pacheco disse que vender a Eletrobrás não está dentro das prioridades.

Sinais opostos são mandados à oposição e ao Governo Federal pelo novo presidente do Senado. À administração de Bolsonaro, Pacheco diz querer pautar a privatização da Eletrobras. À oposição, a pauta não é prioridade. Isso pode dificultar os diálogos e articulações no Congresso, necessárias para a pauta, que é discutida desde o governo Temer, passar.

Foto: Bloomberg / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…