Notícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta sexta-feira (05)

4 Minutos de leitura

O presidente Jair Bolsonaro se reúne nesta sexta-feira (5) com ministros e o presidente da Petrobras para discutir o aumento dos preços dos combustíveis por parte da estatal. Enquanto isso, Paulo Guedes já admite a possibilidade de uma renovação do auxílio emergencial para 2021, podendo contemplar aproximadamente 30 milhões de brasileiros.

No mercado financeiro, a divulgação do relatório de emprego referente ao mês de janeiro nos EUA deve ditar o ritmo das bolsas de Wall Street no pregão de hoje. Bolsas da Europa operam em alta, enquanto índices asiáticos fecharam suas sessões também com bons resultados nesta sexta.

Esses e outros destaques você confere agora.

BOLSONARO CONVERSA COM MINISTROS E PETROBRAS SOBRE DIESEL

Na noite desta quinta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro declarou em transmissão ao vivo na internet que convocou uma reunião para a manhã desta sexta-feira (5) com o objetivo de discutir o recente aumento dos combustíveis pela Petrobras (PETR3; PETR4). O governo se vê pressionado a agir após caminhoneiros ameaçarem greve no início desta semana.

“Amanhã vou ter uma reunião envolvendo o ministro da Infraestrutura (Tarcísio Freitas), da Economia (Paulo Guedes), de Minas e Energia (Bento Albuquerque) e o presidente da Petrobras para falar sobre combustível”, afirmou o presidente. Bolsonaro afirmou ainda que espera sair da reunião com uma proposta ou projeto de lei, ele afirma que a precificação dos combustíveis nas refinarias não é clara. “Ninguém está interferindo na Petrobras, mas vocês têm que saber qual a composição do preço final, por exemplo, do diesel”.

Bolsonaro reclamou ainda da falta de previsibilidade do preço do diesel, por exemplo. O presidente afirmou ainda que a tributação sobre os combustíveis não depende apenas do governo federal e cobrou dos governadores dos estados que também façam esforços para conter a alta no preço dos produtos.

“”O que que nós queremos? Que o Congresso votasse, né, aprovasse uma lei dizendo o seguinte: que o ICMS vai incidir sobre o preço do óleo diesel na refinaria ou tem um valor fixo a exemplo da CIDE. Nada mais além disso, porque toda vez que eu aumento o óleo diesel os governadores ganham mais, isso é justo? Não é justo? O Parlamento tem que decidir”.

Ainda segundo o presidente, a privatização da maior estatal brasileira também será um ponto de debate na reunião. “”Amanhã quero botar em pratos limpos isso aí. Convoquei todos os ministros e o presidente da Petrobras e mais alguns que vão aparecer lá”, declarou. “A Petrobras é uma empresa aí importante, sim. Tem que ser privatizada ou não? Qual é a sua opinião. É isso que queremos conversar amanhã”.

POSSÍVEL VOLTA DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

Também na noite desta quinta-feira (4), o Ministro da Economia, Paulo Guedes admitiu a possibilidade de renovação do auxílio emergencial para aproximadamente metade dos beneficiários contemplados em 2020. A declaração foi feita após reunião de Guedes com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Os dois políticos falaram à imprensa após sua primeira reunião desde a eleição de Pacheco à presidência do Senado. Pacheco destacou que existe uma enorme preocupação dos senadores da República com a situação de vulnerabilidade social agravada pelo fim do auxílio emergencial em meio a um novo pico da pandemia no país.

“A pandemia continua e agora eu vim ao ministro da Economia, Paulo Guedes, externar o que é a preocupação do Congresso Nacional”, apontou Pacheco. “É uma preocupação em relação à assistência social, a um socorro que seja urgente, emergencial, para poder ajudar a camada mais vulnerável”.

Para Guedes, o auxílio emergencial depende de ajustes fiscais que permitam que o governo arque com os custos de um novo coronavoucher. “A pandemia nos atacando de novo, temos o protocolo. Se o Congresso aciona o estado de emergência ou calamidade, temos condições de reagir”, apontou o ministro. “Se apertarmos o botão da calamidade pública, podemos atender algumas coisas, travando outras”.

Guedes afirmou ainda que o novo auxílio provavelmente não contemplaria todos os beneficiários que receberam a ajuda do governo ao longo de 2020. “Em vez de 64 milhões, pode ser a metade disso, porque a outra metade já retorna aos programas sociais já existentes e isso vamos nos entender rapidamente”.


Saiba mais

Iniciam novas discussões sobre auxílio emergencial


AGENDA

Às 10h30: A Secretária de Estatísticas Trabalhistas dos EUA divulga o relatório de emprego no país, referente ao mês de janeiro.

Às 17h30: A Commodity Futures Trading Commission (CFTC) divulga o relatório semanal Commitments of Traders (COT), com análise sobre as posições líquidas de especuladores nos mercados dos EUA.

BOLSAS E CÂMBIO

Na manhã desta sexta-feira, a maioria dos principais índices do exterior operam em alta. O evento que causa maior ansiedade no mercado internacional hoje é a divulgação do relatório de empregos dos EUA, divulgado pelo Secretaria de Estatísticas Trabalhistas do país.

Entre os principais índices da Europa, a maior alta do dia no início da manhã vinha do FTSE MIB, que saltava mais de 1% por volta das 8h40 (horário de brasília). Caso o ritmo deste início de sessão seja mantido, as bolsas europeias fecharam hoje sua melhor semana desde o mês de novembro do ano passado. Confira, a seguir, os números do mercado europeu neste início de sexta-feira:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,25 indo a 410.58 pontos
  • DAX (GDAXI): +0,18% indo a 14.085,85 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): 0,00% aos 6.503,73 pontos
  • CAC 40 (FCHI): +0,86% indo a 5.656,63
  • FTSE MIB (FTMIB):+1,11% indo a 23.154,59 pontos

No mercado asiático, a sexta-feira foi majoritariamente de altas. Os principais índices do continente foram impulsionados pelo rali das bolsas de Wall Street ontem. Veja os números das principais bolsas da Ásia nesta sexta: 

  • Hang Seng (HK50): +0,60 indo a 29.288,68 pontos
  • KOSPI (KS11): +1,07 indo a 3.120,63 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,16% indo a 3.496,33 pontos
  • Nikkei 225 (N225): +1,54% indo a 28.779,19 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): +0,17% indo a  5.483,41

Em Wall Street, com as bolsas ainda fechadas, os mercados futuros dos principais índices do país também apresentavam alta neste início de manhã. Confira:

  • Nasdaq 100 Futuros: +0,34% indo a 13.593,88 pontos
  • Dow Jones Futuros: +0,47% indo a 31.995,00 pontos
  • S&P 500 Futuros: +0,47% indo a 3.882,88

Veja também as cotações de Dólar e Euro às 8hXX desta sexta:

  • Às 8h45, o Dólar subia 1,47% a R$ 5,44
  • Às 8h45, o Euro subia 0,98% a R$ 6,52

Imagem em destaque: Veja / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…