Educação Financeira

10 erros que todo investidor deve evitar!

2 minuto/s de leitura

Com a queda da taxa básica de juros (Selic) em seu patamar histórico mais baixo de 2% a.a., e o ano de 2020 sendo marcado pela pandemia da covid-19, ainda assim, esses acontecimentos fizeram com que o número de investidores na Bolsa de valores dobrasse, saindo de 1,6 milhão em 2019 para 3,3 milhões em janeiro de 2021.

Mas infelizmente, novos investidores estão sofrendo prejuízos imensuráveis, causados por falta de conhecimento e sendo atraídos com promessas de lucros fáceis e sem risco. Sendo assim, a Smart Money preparou para o leitor uma lista de “10 erros que todo investidor deve evitar!”

1. Deixar o dinheiro na poupança: é quase tão ruim quanto guardar debaixo do colchão. Hoje a poupança tem uma rentabilidade anual de 70% do cdi (1,4% a.a.), dependendo da inflação, o seu dinheiro pode até perder poder de compra.

2. Investir em bancos de varejo: enquanto as corretoras de valores possuem produtos de diversas origens, os bancos de varejo vendem apenas os seus próprios — e normalmente com altas taxas e rendimentos abaixo do mercado.

3. Não saber qual é o seu perfil de investidor: como já dizem os gregos há mais de dois milênios: “conhece-te a ti mesmo”. Entender qual a sua tolerância ao risco é o principal indicativo para saber o seu perfil de investidor, o que é essencial para definir uma estratégia sólida.

4. Colocar todo o dinheiro num lugar só (não diversificar): quem diversifica os investimentos reduz os riscos de perdas e, ao mesmo tempo, aumenta as chances de rentabilidade. 


Saiba mais

Prejuízo causado por influencer evidencia a importância de assessores credenciados no mercado financeiro


5. Não procurar ajuda especializada: gostar de cozinhar como hobby é diferente de preparar um jantar para 100 pessoas, não acha? Essa é a diferença do amador para o profissional. Estudar sobre investimentos é importante, mas você não vai virar Warren Buffett da noite para o dia. Quando o assunto é mercado financeiro, os assessores são os profissionais que você procura (e precisa). Sabe o conhecimento que você ainda está buscando? Eles já têm. Aproveite a expertise desses especialistas para ampliar seus rendimentos.

6. Não estudar sobre investimentos: o mercado financeiro usa uma terminologia específica e tem uma lógica de funcionamento própria. Para entender mais sobre isso, o único jeito é estudar!

7. Querer resultados rápidos: enriquecer é uma questão de planejamento, e isso requer muito tempo e dedicação. Desconfie de promessas fáceis. Resultados sólidos são resultado de muito conhecimento e disciplina. 

8. Ter pressa nas operações (vender tudo ao menor sinal de prejuízo): esse é um comportamento frequente em quem investe em renda variável (como ações, por exemplo) sem antes conhecer o próprio perfil de investidor e, consequentemente, a tolerância que possui aos riscos.

9. Não levar impostos e inflação em consideração: na hora de calcular a rentabilidade real de uma aplicação, é preciso levar em conta a dedução de impostos (quando aplicável) e a taxa de inflação durante o período do investimento. 

10. Esquecer da disciplina: quando o assunto é investir, disciplina não é apenas uma palavra, é uma atitude cotidiana. Ter disciplina é fazer com que cada passo o conduza na direção dos seus objetivos.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
58 conteúdos

       
Sobre o autor
Somos a Smart Money, tudo que você precisa saber sobre o mercado financeiro, com conteúdos para fazer a diferença no seu dia a dia, porque o investimento mais próspero é a informação.
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
CuriosidadesDestaqueEducação Financeira

PREVIDÊNCIA PRIVADA: Como Declarar o VGBL no Imposto de Renda?

3 minuto/s de leitura
Investir não é suficiente, é preciso declarar conforme a Receita Federal gosta, e acredite, muitas pessoas erram e caem na MALHA FINA!…
Educação FinanceiraRenda Variável

Entenda como funciona a tributação em renda variável

4 minuto/s de leitura
Desde segunda (01), está aberta a temporada de declaração do Imposto de Renda 2021 (ano-base 2021), que vai até o dia 30…
CuriosidadesDestaqueEducação Financeira

PREVIDÊNCIA PRIVADA: Como Declarar o PGBL no Imposto de Renda?

3 minuto/s de leitura
Não basta investir no PGBL, é preciso informá-lo da forma correta, e acredite, muitas pessoas cometem esse erro e perdem a restituição…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies