Notícias

Fábricas da Ford voltam a funcionar nesta segunda (22)

1 Minutos de leitura

Nesta segunda-feira (22), as fábricas da Ford em Camaçari (BA) e Taubaté (SP) voltaram a funcionar novamente. Não se trata, porém, de uma retomada da fabricação de automóveis da montadora norte-americana no país, mas sim para fabricação de peças de reposição, com objetivo de suprir as demandas de pós-venda da empresa no Brasil. Concessionárias da Ford já acusam falta de peças de reposição em todo território nacional.

Após mais de um mês em negociação, os acordos para retomada das atividades foram firmados em audiências de conciliação nos tribunais de São Paulo (TJSP) e Bahia (TJ/BA). As atividades foram paralisadas após o anúncio do fechamento das plantas da Ford no Brasil, no dia 11 de janeiro deste ano.

Nos acordos firmados, foi garantido a manutenção dos empregos de todos os funcionários da montadora no Brasil, inclusive aqueles que não forem convocados para trabalhar até que as negociações para demissão coletiva sejam finalizadas. A Ford honrará ainda com o salário correspondente aos dias em que os trabalhadores estiveram paralisados. Uma nova rodada de negociações acontecerá nesta quinta-feira (25), quando representantes dos funcionários se reunirão com a direção mundial da Ford buscando reverter a saída da montadora do país.


Saiba mais

Entenda o fechamento das fábricas da Ford no Brasil


Segundo previsões, apenas 330 dos 830 funcionários da planta de Taubaté devem voltar a trabalhar com a retomada das atividades. A retomada deve ocorrer de forma escalonada e, hoje, cerca de 130 funcionários voltaram à fábrica  no turno da manhã, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau). Em Camaçari, cerca de 400 dos mais de 3000 funcionários da fábrica devem voltar para trabalhar na produção de peças para atender o pós-venda da Ford. A fábrica da Troller em Horizonte (CE), segue operando normalmente até o último trimestre do ano.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…