CuriosidadesEducação Financeira

Carreira & Autenticidade: Ajuste seus sensores e faça escolhas ressonantes

5 Minutos de leitura

Por muitas décadas, o termo carreira se fundia com a percepção de profissão, aquilo que exercíamos como atividade apenas profissional. A necessidade de ampliar e considerar carreira como algo não estático e sim, fluido e dinâmico, se torna mandatória para sobreviver no mercado descontruído do século XXI.

Carreira é caminho, trilha, percorrida escolha a escolha, passo a passo. E como toda trilha há partes limpas, claras e definidas e também aquelas que nos despertam medo, como trechos duvidosos, turvos, escuros e matas fechadas. Como conceito pragmático, o termo carreira pode ser definido como a trajetória que o profissional percorre, marcada pelas decisões tomadas, desde a sua formação inicial e seu primeiro emprego até o presente. A carreira está relacionada à forma como ele escolhe exercer sua profissão.

Mas o que nos ajuda a identificar os passo coerentes ao decorrer da trilha, a bussola que nos orienta, a lanterna que ilumina?

Trago 3 pilares como as ferramentas estruturantes de auxilio nesta caminhada. Quando combinados com o mindset empreendedor, impactam fortemente não apenas em nossas carreiras como nas escolhas significativas da vida.

Pilar 1. Autenticidade e Originalidade:

Reconhecer e conectar com aquelas características ou traços que nos definem ou são naturais a nossa personalidade, é uma das principais chaves que norteiam boas escolhas na vida, principalmente as profissionais.

Ter a consciência de fatores únicos em nós, que tangibilizam nossa forma de contribuir com nosso entorno, elucida a nossa essência e nossa autenticidade. Acessamos os sinais desta manifestação da autenticidade em todas as fases da vida. Cabe a nós atentar-nos afim de reconhece-los, descrever e registrar as sensações e emoções emergidas em cada “episodio de manifestação da autenticidade”.

Conhecer o que te faz autentico, original te habilita acessar teu “Core Business” e ter mais coerência nas suas escolhas. Assim como uma empresa que sempre deve ter claro seu core business antes de definir qualquer estratégia, fechar qualquer negocio, abordar qualquer cliente, fazer qualquer investimento, devemos também implementar a pratica do “Self-double-checking”.

Este será seu ponto de referencia, sua bussola no processo de tomada de decisão na sua carreira. Em frente a qualquer oportunidade, projeto ou mesmo iniciativas não convencionais, a analise sempre será conduzida e avaliada a partir do seu core business. Isso acontece porque quanto maior a congruência nas escolhas com o que somos como indivíduos, há menor risco de falhas no percurso, maior os indicies de ascensão nas carreiras, maior capacidade de gerar resultados e auto gestão.

Isso se torna fundamental, pois o talento e o potencial humano não se manifesta quando estamos desconectados da essência, daquilo que nos torna originais, autênticos. Apenas em circunstancias não adversas é que acessamos o estado de flow (estado mental de extrema alta performance, criatividade e foco).

Conhecer tua autenticidade te habilita a fazer “checkings de coerência” e ressonância transformando simples opções profissionais apresentadas pelas circunstancias externas durante a vida em continuas escolhas impulsionadoras da sua carreira.


Dicas de como aplicar a técnica “Self-double-checking”

 4 principais passos:

  1. Pergunte-se: Qual o meu core business? O que me torna autentico?
  2. Definido o core-business: Considere-o como sua bussola, seu ponto de referencia para qualquer decisão de carreira.
  3. Apenas descreva a situação externa (sem nenhum juízo de valor): Prós e contras, riscos, investimentos (tempo, financeiro, energia).
  4. Analise a oportunidade a luz do seu core-business:
    • A escolha estaria coerente com aquilo que me define?
    • Este passo de carreira esta alinhada com minha forma de ver a vida?
    • Que “custo” ou “beneficio” este passo de carreira demandaria/ofereceria para aquilo que almejo para mim?
    • Vejo coerência nesta escolha (com meu momento, com minha autenticidade, com meus valores?).

Pilar 2. Coerência e Sensor de Ressonância:

Uma vez que reconhecemos nossa autenticidade e realizamos diversas vezes durante a vida o “Self-double-checking” aprimoramos de forma cada vez mais acurada nosso Sensor de Ressonância.

Sensor de Ressonância nada mais é do que “dispositivo interno” que nos sinaliza quando estamos optando por um passo de carreira que ressoa com a nossa essência, autenticidade nos impulsionando, ou nos sinaliza uma escolha não apropriada para nosso momento ou desalinhada do nosso core business. Quando a escolha não ressoa, normalmente estamos sendo orientados por fatores externos ou egoicos, como status, metas de curto prazo, upgrade financeiro, expectativa de pessoas importantes para nós, cargo, etc. Todos estes fatores de satisfação são de curto prazo e não sustentáveis a longo prazo.

Quando o que nos direciona a uma escolha são alguns desses fatores externos (a nós) sentimos o efeito do sensor de ressonância imediatamente ou pouco tempo depois de fazermos tais escolhas. Desmotivação, sensação de estar pagando um preço alto demais, distanciamento do proposito, baixa energia de realização, resultados medianos e superficiais, entre outros como, em casos extremos, burnout, depressão, transtornos de ansiedade, obesidade, etc.

Fique atento ao seu sensor pois, quanto maior o GAP entre sua autenticidade, essência e suas escolhas profissionais, mais intensa é a ativação do “sensor” e maior o risco de incoerências, gerando reparos e alguns “passos atrás” em sua carreira.

Pilar 3. Alvos direcionadores:

Sensor ligado, ajustado e em perfeito funcionamento, mas para onde esta me levando?

Acessar-se, ajustar o sensor, coloca-lo em prática te habilita a “rascunhar” um potencial “destino final desejado”. Questiono o termo “final” neste caso, pois nenhuma trajetória profissionais tem um nível de precisão tão exato para que tenha um “destino final” e sim um destino desejado.

Isto porque nossa percepção é limitada a aquilo que conseguimos identificar como o que almejamos como patamar máximo de nossas carreiras. Este “lugar” é mutável, dinâmico e fluido, mas alguns indícios inegociáveis devem nos direcionador nesta trajetória. Sabemos minimamente onde queremos chegar, não temos o nível de certeza e nem de controle adequado para definirmos macro metas de carreira. Isso é uma ilusão que nos leva a dois destinos: a frustração e a limitação do nosso potencial.

Devemos ter em mente que nosso sensor esta constantemente nos comunicando algo relativo a nossas ambições e desejos que nos preenchem. Acreditamos por anos da vida adulta que são fatores externos que sustentam nossa ambição e nosso senso de preenchimento de valor. Porem, depois de muitas tentativas de busca-los externamente, muitos de nos nos deparamos com o vazio e a sensação de que o “preenchimento” vem de outro “lugar” – do proposito!

É aqui que os alvos direcionadores, identificados o mais precocemente possível, podem transformar esse enredo. Se nos propormos a mapear alguns pontos chaves na nossa ambição profissional (alinhada com nosso core business/autenticidade) para que sejam aplicados como “core-drives” e não metas precisas e definidas, seriamos mais “livres” e menos convencionais nas nossas escolhas (engessadas) de carreira.

Um exemplo pratico pode elucidar este racional. Sempre soube que um dos meus traços de autencidade era a liberdade de criação e desconstrução de padrões tradicionais. Como profissional de RH, nunca me “encaixei” em praticas convencionais ou pré-fabricadas. Meu espirito de parceria e menos consultoria sempre me conduziu para desafios de soluções de problemas e escuta ativa da “dor” do meu cliente/parceiro/gestor. Além disso, sou feita de multifacetas e tenho um mindset de “shared impact” ou “impact maker”. Como meta máxima de carreira almejava grandes posições executivas, nas quais imaginava poder criar e “quebrar” métodos tradicionais ou old school. A medida que fui utilizando meu sensor, identifiquei que um dos meus alvos direcionadores seria não algo concreto como o cargo X executivo na empresa Y, mas sim um desafio que me trouxesse liberdade, capacidade de inovação e impacto gerado e percebido. Nesta auto analise me percebi como uma potencial futura investidora em startups, empreendedora, investidora anjo de empresas de impacto social, entre outros projeto, iniciativas que ressignificam totalmente meu plano de carreira engessado. Hoje, tenho claro meus alvos direcionadores gerais que me habilitam a avaliar todas as oportunidades como possíveis aliadas ao meus plano de carreira autentico. Plano este que só tem uma única razão de existir: preencher-me e me aproximar do meu proposito, impulsionar meu potencial e gerando impacto positivo por onde passo (profissionalmente ou pessoalmente).

Ajuste seus sensores e impacte atraves de sua autenticidade apartir de escolhas mais fieis e coerentes como sua essencia!

Sucesso!

Luciane Rabello

Luciane Rabello

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…