AÇÕESNotícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta sexta-feira (26)

4 Minutos de leitura

O Brasil registrou o segundo pior dia em número de óbitos por COVID-19 desde o início da pandemia. Com 1.582 mortes confirmadas ontem (25), o país passa por inadimplências políticas, com falta de isolamento social por todo o território nacional, além de atrasos categóricos no plano nacional de imunização.

Duas PECs marcaram a semana do Congresso. A PEC da Imunidade deve ser votada hoje, após adiamentos por falta de diálogos. A PEC Emergencial, porém, só deve ser votada na semana que vem.

Esses e outros destaques você confere agora.

BRASIL REGISTRA 2º PIOR DIA EM NÚMERO DE ÓBITOS POR COVID-19 DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA

O Brasil registrou 1.582 óbitos por COVID-19 ontem (25), elevando o total para 251.661. É o segundo pior dia em número de óbitos desde o início da pandemia.

A média móvel de óbitos dos últimos sete dias é de 1.150.

Fonte: WorldMeters

A preocupação de especialistas é quanto à baixa taxa de isolamento social registrada no país, além da falta de medidas cabíveis para conter o avanço do vírus.

O Brasil anda na direção oposta dos números registrados no mundo inteiro, que registram quedas significativas em número de casos diários.

Fonte: WorldMeters

Para tentar enfrentar o avanço da pandemia, ontem (25), em live, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou bandeira preta em todo o estado a partir do sábado (27), sem a possibilidade de os prefeitos abrandarem as regras em suas respectivas cidades.

Além da ineficiência e às vezes ausência de medidas, a vacinação no país está flagrantemente atrasada. 6,3 milhões de pessoas já receberam a primeira dose de um dos imunizantes, mas o número sofreu pouca variação durante a semana.

1,7 milhões de pessoas receberam a segunda dose das vacinas. Com este número, 0,83% da população brasileira está imunizada contra COVID-19.

O Ministério da Saúde anunciou a compra de 20 milhões de doses da vacina indiana Covaxin. O imunizante, porém, ainda está na terceira etapa de estudos.

PEC DA IMUNIDADE PARLAMENTAR É VOTADA HOJE

A PEC da Imunidade, que muda diretrizes sobre a imunidade parlamentar, é votada nesta sexta-feira (26). A PEC, que não passou por comissão, havia sido adiada depois da ausência de acordo no Congresso.

A PEC é uma reação direta a prisão de Daniel Silveira (PSL), detido após defender o AI-5 e atacar a corte do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Com a aprovação da proposta, parlamentares só poderão ser presos de acordo com crimes previstos na Constituição. Como o caso de Daniel Silveira foi enquadrado nos crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, a aprovação pode favorecer o congressista.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (DEM), se demonstra inquieto com a falta de diálogo entre os congressistas:

VOTAÇÃO DA PEC EMERGENCIAL É ADIADA PARA QUARTA-FEIRA (03)

A votação da PEC Emergencial, necessária para a prorrogação do Auxílio Emergencial, foi adiada para a próxima quarta-feira (03). O adiamento deve atrasar a retomada do programa, que presta assistência à população informal do país durante a pandemia.

Com o acordo fechado na sessão plenária de ontem (25), o relator da proposta, Marcio Bittar (MDB), lerá a proposta em sessão na terça-feira (02), as discussões serão feitas, e a votação acontece no dia seguinte.

A votação da PEC foi adiada por falta de diálogos e acordo entre os congressistas do Senado. Do jeito que está, a PEC anularia o valor mínimo obrigatório para o investimento em saúde e educação. Líderes da oposição ainda tentam barrar esse trecho.

Ainda existe uma discussão sobre “fatiar” a votação da PEC. Se for o caso, primeiro é votado o texto que permite a volta do Auxílio Emergencial, que é considerada urgente, e assuntos fiscais ficariam para depois.

“Ao vincular uma situação como essa, de um debate que é importante e é relevante, e que eu reconheço a necessidade, que é de travas fiscais, à concessão da retomada do auxílio, nós estamos condenando mais brasileiros à miséria e, na miséria, ele é forçado a ir para a rua, contaminar-se, fazer todo o ciclo de mortes”, disse o líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), ao Correio Braziliense.


Saiba mais

7,3 milhões podem ter recebido auxílio de maneira irregular, aponta TCU


AGENDA

Às 9h: a Taxa de Desemprego é publicada pelo IBGE. Às 11h, sai o Índice de Evolução de Emprego do CAGED publicado pelo Ministério do Trabalho.

BOLSAS E CÂMBIO

As perdas nas bolsas dos Estados Unidos, provocadas principalmente pelas empresas de tech, empurraram o mercado para a negativa neste início de sexta-feira (26).

Um aumento de juros nos Treasuries gerou um movimento de liquidação, com investidores evitando o risco.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,43%, indo a 409,94 pontos
  • DAX (GDAXI): -0,43%, indo a 13.820,15 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): -0,68%, indo a 6.606,85 pontos
  • CAC 40 (FCHI): -0,57%, indo a5.750,71 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,64%, indo a 22.916,50 pontos

Influenciadas por Wall Street, as bolsas asiáticas fecharam apresentando resultados negativos.

  • Hang Seng (HK50): -3,64%, indo a 28.980,21 pontos 
  • KOSPI (KS11): -2,80% , indo a 3.012,95 pontos 
  • Shanghai Composto (SSEC): -2,12%, indo a 3.509,08 pontos 
  • Nikkei 225 (N225): -3,99%, indo a 28.966,01 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -2,43%, indo a 5.336,76 pontos 

Às 8h da manhã, os mercados futuros dos Estados Unidos apresentam resultados mistos:

  • Nasdaq 100 Futuros: -0,31%, indo a 12.791,50 pontos
  • Dow Jones Futuros: -0,19%, indo a 31.311,0 pontos
  • S&P 500 Futuros: -0,06%, indo a 3.825,88 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta sexta-feira (26):

  • Às 9h05, o Dólar subiu +0,46%, a R$ 5,53
  • Às 9h05, o Euro caiu -0,40%, a R$ 6,68

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…