Notícias

PIB brasileiro encolhe -4,1% em 2020

1 Minutos de leitura

Após um ano marcado pela pandemia de COVID-19 e isolamento social, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro encolheu -4,1% em 2020. Os dados foram publicados pelo IBGE pela manhã, e mostra um cenário econômico preocupante para o Brasil.

No 4T20, o PIB brasileiro se recuperou em 3,2%, mas não foi o suficiente para empurrar o índice anual para o saldo positivo.

Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 7,4 trilhões em 2020. O movimento no PIB per capita foi de R$ 33.593,82.

O número é pior que a projeção preliminar do ministro da Economia, Paulo Guedes. À Jovem Pan ontem (02), o ministro indicou que o PIB brasileiro iria sofrer uma queda menor que 4%.

Apenas o setor da Agropecuária registrou aumento, de 2%. O restante dos setores, como Indústria (-3,5%) e Serviços (-4,5%), registraram quedas.

O consumo das famílias brasileiras caiu em -5,5%, devido às restrições por conta da pandemia de COVID-19, além do aumento expressivo da inflação.


Saiba mais

Boletim Focus: inflação sobe pela 8ª vez consecutiva


A pandemia é a principal responsável pela baixa histórica da atividade econômica. Com comércios fechando, medidas de restrição acontecendo e desemprego subindo, todas as previsões apontavam para uma queda categórica do PIB.

Mesmo assim, a atividade econômica apresentaria uma queda bem mais significativa se não fosse pela ação do governo federal de distribuir o Auxílio Emergencial. Com o programa, milhões de brasileiros prejudicados pela pandemia conseguiram aumentar seu poder de compra.

Agora, para 2021, os economistas preveem um crescimento de 3% na média. Segundo o Boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, o PIB brasileiro deve crescer 3,29% neste ano.

Mesmo assim, um bom resultado da economia brasileira depende da vacinação da população brasileira, para que a normalidade da atividade econômica seja retomada. Além disso, depende também da variação da inflação, que por enquanto só cresce. Segundo o BC, ela deve fechar em 3,50% em 2021.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…