CuriosidadesEducação Financeira

PREVIDÊNCIA PRIVADA: Como Declarar o VGBL no Imposto de Renda?

3 minuto/s de leitura

Investir não é suficiente, é preciso declarar conforme a Receita Federal gosta, e acredite, muitas pessoas erram e caem na MALHA FINA!

Nesse artigo eu vou dar sequência e vou te ensinar passo a passo e com todas as imagens o 2º tipo de declaração da sua Previdência Privada no imposto de renda.

E por que o 2º tipo de declaração da Previdência Privada?

Pelo simples motivo que temos 4 formas de declarar a Previdência Privada no imposto de renda, são elas:

1. Investimento em PGBL;

2. Investimento em VGBL;

3. Resgate com imposto de renda no REGIME REGRESSIVO;

4. Resgate com imposto de renda no REGIME PROGRESSIVO.

Então hoje você vai aprender a declarar o seu investimento na Previdência Privada do tipo VGBL!

Caso seu interesse seja em um dos outros tipos de declaração, todos os artigos estão em sequência, então consulte o artigo anterior ou os próximos artigos.

Uma observação importante, da mesma forma que no PGBL, quando você declara o seu investimento na Previdência Privada do tipo VGBL a modalidade do imposto de renda não importa, ok? Então tanto faz se o seu VGBL é regressivo ou progressivo, a Receita Federal não quer saber dessa informação agora, ela vai importar com isso somente lá no resgate ou quando você estiver recebendo renda.

Novamente vou te dar um conselho de amigo, mas agora por outro motivo…

Se você não estiver fazendo a sua declaração do imposto de renda neste momento, sugiro que você salve esse link em seus favoritos para consultar cada passo quando for de fato preencher a sua declaração do imposto de renda, pois caso você declare o seu VGBL como se fosse um PGBL você fatalmente cairá na temida malha fina da Receita Federal.

Investir não é suficiente, também é preciso declarar conforme a Receita Federal gosta, e acredite, muitas pessoas erram e têm que justificar depois!

Então mão na massa…

Passo 01) PEGAR O INFORME DE RENDIMENTOS DA SUA PREVIDÊNCIA PRIVADA.

Mas onde eu consigo esse informe de rendimentos?

Com a seguradora da sua Previdência Privada ou com a instituição financeira que você contratou a Previdência Privada: banco, corretora, distribuidora…

Passo 02) ABRIR O PROGRAMA DE DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL DO IMPOSTO DE RENDA.

Como estou usando o programa de declaração para computador, vai abrir uma tela conforme imagem abaixo:

Passo 03) CLICAR EM BENS E DIREITOS NO MENU A ESQUERDA.

Diferentemente do PGBL, o VGBL deve ser declarado como qualquer outro tipo de investimento, então será bem tranquilo…

Vou ser repetitivo, se você cometer o erro de informar o seu VGBL no campo de pagamentos efetuados como deve ser para o PGBL você vai cair na malha fina hein!

Passo 04) NA GUIA DE BENS E DIREITOS CLICAR EM NOVO.

Passo 05) NA MESMA GUIA DE BENS E DIREITOS ESCOLHER O CÓDIGO 97 – VGBL – VIDA GERADOR DE BENEFÍCIO LIVRE.

Passo 06) NA MESMA GUIA DE BENS E DIREITOS INDICAR SE ESSE PGBL ESTÁ EM SEU CPF (TITULAR) OU NO CPF DE UM DEPENDETE E TAMBÉM O PAÍS DE LOCALIZAÇÃO.

Passo 07) NA MESMA GUIA DE BENS E DIREITOS INSERIR O CNPJ DA SEGURADORA DO SEU VGBL CONFORME CONSTA NO INFORME DE RENDIMENTOS.

Passo 08) NA MESMA GUIA DE BENS E DIREITOS INSERIR A DISCRIMINAÇÃO DO SEU VGBL.

Nesse campo a orientação é que você informe: CNPJ do fundo, nome do fundo, nome do titular ou do dependente, CPF do titular ou do dependente e Número do certificado.

Agora não me pergunte por que informar nesse campo o nome e o CPF do titular ou do dependente, eles já foram informados acima, mas se a Receita Federal assim deseja, assim nós fazemos.

Passo 09) NA MESMA GUIA DE BENS E DIREITOS INSERIR O SALDO INICIAL E FINAL DO ANO ANTERIOR DO SEU VGBL.

Aqui você deve informar o saldo inicial e final do seu VGBL no ano anterior considerando os aportes e os resgates, nunca considere os rendimentos!

Cuidado: conforme ensinamos no artigo anterior, aqui são considerados os resgates, no PGBL não.

E caso você tenha mais de 1 VGBL, ou seja, em mais de 1 fundo previdenciário, você deve repetir todos os passos anteriores para cada VGBL.

Mas eu não sei quais são esses valores?

Não se preocupe…

Esses valores vão estar no seu informe de rendimentos, via de regra consta no campo de SALDO EM CONTAS CORRENTES.

Feito isso basta clicar em OK, finalizar e enviar a sua declaração!

IMPORTANTE: ESSA INTERPRETAÇÃO É DO AUTOR, NÃO NECESSARIAMENTE É A MESMA INTERPRETAÇÃO DA RECEITA FEDERAL, POR ISSO NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS PELO CONTEÚDO EXPOSTO AQUI.


Você acaba de ser presenteado com uma oportunidade de ganhar até 27,5% com a Previdência Privada no curto prazo. Estamos disponibilizando para você uma aula exclusiva online! Rondinelli Borges, educador financeiro, criador do método IAP e auditor fiscal da Receita, explica como é possível lucrar no curtíssimo prazo com a Nova Previdência. 

Nessa aula, Rondinelli vai ensinar TUDO que você precisa saber, desde as vantagens exclusivas, até uma série de estratégias que ninguém te ensina! Descubra como lucrar no curto prazo clicando aqui.
Ainda, os primeiros 50 inscritos receberão por e-mail o CUPOM SMART MONEY 10% OFF nos cursos de previdência! Clique aqui agora para acessar tudo que preparamos para você.

Imagem em destaque: Agência Brasil / divulgação

7 conteúdos

       
Sobre o autor
Criador do Método IAP da Previdência Privada e do Método IRM do Tesouro Direto. Educador financeiro. Auditor Fiscal da Receita Estadual. Especialista em Finanças e Investimentos pela PUC-RS. Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SC e pela UNIDERP. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFU-MG. É estrategista e praticante do mercado financeiro há mais de 10 anos e tem ajudado muitas pessoas a melhorarem o resultado dos seus investimentos. Mesmo quem achava que era impossível vem tendo resultados fantásticos. Adepto da filosofia de que a maior sofisticação está na simplicidade!
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
Educação Financeira

Quais são os diferenciais dos melhores assessores de investimentos?

3 minuto/s de leitura
Já fazem alguns anos que trabalho com recrutamento e treinamento de novos assessores de investimentos. Durante esse tempo busquei pesquisar quais características…
Educação Financeira

Entenda Relações Internacionais, diplomacia e como o Itamaraty é um termômetro da nossa situação

6 minuto/s de leitura
Há um bom tempo, o cenário político brasileiro vem agitando os noticiários. Ao redor do presidente Jair Bolsonaro, diversas mudanças ocorreram no…
Educação Financeira

MAHLE - Metal Leve S.A. (LEVE3): Um em cada dois veículos no mundo, possuem produtos do grupo.

2 minuto/s de leitura
“Pioneira e impulsionadora de tecnologia para a mobilidade do futuro” HISTÓRIA E SEGMENTO DA LÍDER MUNDIAL Empresa de autopeças, a Mahle –…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies