Educação Financeira

Os 5 principais erros do investidor iniciante

4 Minutos de leitura

Assim como qualquer outra situação da vida, no mundo dos investimentos, estamos sujeitos a falhas. O investidor iniciante pode cometer erros que podem “tirá-lo do jogo”, uma vez que o estresse e possíveis transtornos gerados podem criar bloqueios que o impeça de prosseguir nesse universo. Pensando nisso, listamos os principais erros que devem ser evitados para investir de forma saudável:

1 Não possuir reserva de emergência

A reserva de emergência tem um papel fundamental na vida do investidor. Como o próprio nome já diz a reserva tem a função de te assegurar diante de um imprevisto, sem ela, essas fatalidades podem acabar se transformando em dívidas.

Quando você começa a investir sem possuir esse caixa, você acaba expondo o seu capital, o que te deixa fragilizado diante do mercado. Claro que neste caso, devemos considerar o fator risco x retorno, quanto maior o potencial de retorno do investimento, maior será o risco. Então, investir em ativos com alto potencial de retorno principalmente, te deixa ainda mais exposto. Entretanto, os ativos de baixo risco e consequente baixo retorno, podem ter o problema da falta de liquidez, o que mantém seu dinheiro “preso”.

Além disso, a reserva possui também a função de te proporcionar controle emocional, o que é determinante na hora de investir. Ela te dará a sensação de conforto e segurança que irá impactar diretamente no seu desempenho como investidor. Por todos esses fatores, se você quer se tornar investidor e não sabe por onde começar, comece montando sua reserva de emergência.

2 Falta de objetivos claros

“Quando não se sabe aonde que chegar, qualquer lugar serve”. Essa frase é dita em filmes, livros, em posts de influencers, resumindo: em todo lugar! E apesar de muitas pessoas a encararem como um clichê, ela não é. O destaque e alcance dessa frase é totalmente proporcional a sua relevância.

A falta de objetivos tem impactos negativos em todas as áreas da vida, com os investimentos não seria diferente. Saber exatamente aonde quer chegar, vai te trazer respostas para a clássica pergunta: “qual o melhor investimento?”. Obviamente, não existe resposta pronta para essa pergunta, mas conhecendo seus objetivos, você saberá exatamente a resposta mais adequada para VOCÊ.

Essa clareza é um ponto fundamental para elaborar suas estratégias, assim você saberá quanto precisará investir, por quanto tempo e melhor, aonde deve investir levando em consideração o quanto o seu patrimônio precisa crescer. Mas, sempre respeitando seu perfil de risco, que inclusive é o próximo erro que iremos discutir.

3 Não respeitar seu perfil de risco

Autoconhecimento é importante para tudo aquilo que envolve tomada de decisões, por isso conhecer qual o seu perfil de risco é imprescindível e além de conhecer, você deve respeitá-lo. Seu perfil de risco nada mais é, do que o seu nível de aptidão ao risco, ou em outras palavras, é o quanto você está preparado para perder.

Algumas pessoas possuem aversão a perdas e isso precisa ser levado em consideração. Hoje, o mercado classifica esses perfis como conservadores, moderados e arrojados. Obter essa avaliação de perfil é algo simples e fácil de conseguir. Qualquer corretora de valores solicita um teste para avaliar em qual categoria você se encaixa, e algumas delas ainda são disponibilizadas sugestões de investimentos baseadas no seu resultado.

Imagine só uma pessoa de perfil conservador investindo em ativos altamente voláteis. É totalmente incoerente. Sendo assim, procure ativos que condizem com o seu atual perfil, até porque ele pode mudar ao longo tempo. Não coloque seu equilíbrio emocional e seu sono em risco. A falta deles te deixará vulnerável a prejuízos.

4 Falta de conhecimento

O mercado financeiro contém muitas informações e você não precisa saber de todas elas para se tornar um investidor. Mas precisa saber o essencial e principalmente, entender o que está fazendo. O maior investidor da atualidade, Warren Buffett, diz que “o risco vem de não saber o que você está fazendo”.

A falta de conhecimento pode te tornar um caçador de indicações. Você buscará aprender quais as opções de investimentos ideias para você, mas sim em saber qual ação seu amigo comprou ou em qual fundo seu vizinho investiu e até mesmo ficará atento à conversas aleatórias em busca de alguma “informação privilegiada”. Fazendo isso, você não estará alinhado com os seus objetivos e acaba sujeito a se tornar parte da manada.

Atualmente, felizmente, a educação financeira vem ganhando mais espaço e isso democratizam as informações sobre o mundo dos investimentos. Hoje, existem materiais gratuitos pela internet para todos os perfis de investidores, do nível básico ao avançado. Então aproveite esse momento, para se aprofundar o máximo possível no assunto e entender os ativos nos quais você deseja investir.

5 Querer ficar rico do dia pra noite

Esse, infelizmente, é um erro muito comum entre os candidatos a investidores. E essa ansiedade pode gerar erros em “efeito dominó”. Pois essa pressa para enriquecer pode fazer com que você cometa todos os erros citados anteriormente. Você não respeitará o seu perfil, não terá paciência para buscar conhecimento, provavelmente não deixará parte do seu dinheiro na reserva de emergência rendendo pouco, afinal o objetivo da reserva é segurança e não rentabilidade, muito menos se preocupará em ter objetivos bem definidos e como ditos por John Rockefeller, “se seu único objetivo é ficar rico, você nunca o alcançará”.

Um agravante desse erro, é que você se torna uma “presa fácil” de fraudes, como as pirâmides financeiras. As promessas de rentabilidade alta, lucro garantido, ganhar dinheiro sem fazer esforço podem se tornar atrativas e é nesse momento que você se expõe a esquemas criminosos que podem até te dar um retorno por tempo limitado para te manter crente em todas as promessas, mas que depois se transformarão em prejuízos que podem ir além de financeiros, como o trauma do operar no mercado financeiro.

O enriquecimento lícito é possível através dos investimentos, mas exige estudo, muita dedicação e resiliência. Subir um degrau de cada vez pode parecer lento, mas usar um elevador cheio de alertas de segurança prestes a cair pode ser fatal. Não tente ir pelo caminho mais fácil, vá pelo caminho certo.

Kamila Alves

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…