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Magalu tem lucro de 40% no 4T20; Petz lucro de 65,1%; Azul amarga queda; Vale e Marfrig comemoram altas

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MAGALU (SA:MGLU3)

No rastro do salto do comércio eletrônico, o Magazine Luiza (SA:MGLU3) assistiu o crescimento de 40% do seu lucro no seu 4T20. A gigante varejista vem comendo pelas beiradas, do interior para as grandes cidades, apostando na mudança de comportamento dos consumidores, adquirido durante a crise de saúde mundial. Desta forma, festeja o lucro líquido ajustado de R$ 232,1 milhões.

As vendas totais também alcançaram um índice bem robusto: cresceram 66% no período, a R$ 14,9 bilhões, alavancados pelo salto de 121% do e-commerce, que representou 63,8% do total. Tendo como base um enfraquecimento quanto às restrições de isolamento, as vendas no conceito mesmas lojas avançaram 11%. Enquanto isso, as despesas operacionais cresceram 47,4%, para 1,986 bilhão de reais, mas registraram queda de 1,2 ponto como proporção da receita.

O Ebitda ajustado, que atingiu R$ 523,8 milhões, cresceu 5,6%. No entanto, a margem Ebitda ajustada caiu de 7,8% para 5,2%. Conforme divulgação da empresa, as vendas digitais continuam impactando de forma positiva os números neste ano. 

Desde abril do ano passado, adquiriu 10 empresas, em sua maioria startups de comércio eletrônico. Também aumentou sua carteira de interesses, incluindo 32 mil lojistas em seu marketplace. Essa estratégia fez com que as ações da rede varejista de eletrônicos e móveis brasileira avançassem 110% no ano passado.

PETZ (SA:PETZ3)

O 4T20 da Petz (SA:PETZ3) também foi de comemoração, com o registro de um lucro líquido de R$ 27,417 milhões. O número representa uma alta de 65,1% frente ao mesmo período de 2019. No acumulado de 2020, o lucro líquido praticamente dobrou, para R$ 74,197 milhões. O Ebitda ajustado foi de R$ 47,039 milhões, ou seja, um incremento de 18,9% frente ao mesmo período de 2019. No ano, atingiu R$ 160,749 milhões, uma alta de 39,7% frente a 2019.

A maior rede de pet shop do Brasil apresentou uma receita bruta total de R$ 524,962 milhões de outubro a dezembro do ano passado, com aumento de 58,9% comparado a 2019. No ano, faturou R$ 1,706 bilhão, crescimento de 46,6% ante 2019. Desse total, a receita bruta digital foi de R$ 136,522 milhões no trimestre e R$ 395,634 milhões no ano, com crescimento superior a 300% nos dois períodos. O 4T20 finalizou com 133 lojas físicas, sendo que 13 foram inauguradas no período e mais 15 ao longo do ano, com 114 centros veterinários.


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AZUL (SA:AZUL4)

A companhia aérea brasileira Azul registrou queda em praticamente todos os setores no mês de fevereiro. Houve queda na demanda de voos (RPK) de 34,4%, frente ao mesmo mês de 2020. Na comparação com o mesmo mês de 2019, a baixa foi de 17,8%. A oferta de assentos (ASK) também amarga queda, de 32,1% na comparação com fevereiro do ano passado, e 15% em relação a 2019. Assim, a taxa de ocupação fechou o mês passado em 78,4%, caindo 2,7 pontos tanto na comparação com 2020 quanto com 2019.

Os voos internacionais foram os que mais sofreram, apresentando retração de 96,6% na procura, em 12 meses e 95,8% na oferta. A taxa de ocupação caiu de 79,9% para 65,7%. Nos voos domésticos, a queda anual da RPK foi de 14,2%, e na ASK, foi de 11,1%. A taxa de ocupação caiu 2,9 pontos porcentuais, para 78,6%.

 Vale (SA:VALE3)

A Vale (VALE3) apresentou o resultado de seu 4T20, no dia 25 de fevereiro. E foi considerado positivo, com um lucro de R$ 4,8 bilhões, frente a um prejuízo líquido de R$ 6,4 bilhões no mesmo período em 2019. O resultado vem impactado pelo crescimento  operacional no período, estimulado pelas maiores vendas, pelo recomeço da produção e pela alta do dólar. O Ebitda totalizou R$ 13,5 bilhões, frente a um prejuízo de R$ 6,2 bilhões na comparação com o trimestre em 2019. 

A empresa encerrou o ano passado com uma posição de caixa de US$ 14,3 bilhões, somando as aplicações financeiras de curto prazo. A margem líquida da Vale chegou a 6,1% no 4T20, gerando um crescimento de 21,7 pontos percentuais frente ao mesmo período de 2019.

Marfrig (SA:MRFG3)

Segunda maior produtora de carne bovina do mundo, a Marfrig Global Foods (MRFG3) divulgou seus resultados do 4T20, registrando um lucro líquido de R$ 1,2 bilhão, número este que representa um crescimento de 4252% frente ao período de 2019, quando o lucro ficou em R$ 27 milhões.

A receita líquida também apresentou avanço, de 28,5% na comparação anualizada. De outubro a dezembro de 2020 esta receita foi de R$ 18,266 bilhões, frente a R$ 14,218 bilhões. Em seu relatório, a gigante da proteína reporta os números ao aumento de 22,5% na receita da Operação América do Sul e pelo aumento de 31,3% da Operação América do Norte. Também indica no documento a alta em razão da desvalorização do real. 

Frente ao resultado, o Conselho de AQuer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?dministração da Marfrig propôs à Assembleia Geral Ordinária a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2020 no montante de R$ 141 milhões, o que equivale a cerca de R$ 0,20 por ação.

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