Educação Financeira

Como a PNL pode ajudar você a melhorar a relação com as Finanças?

3 Minutos de leitura

Diariamente, estamos sendo desafiados à enfrentar mudanças complexas como a pandemia provocada pelo covid, a crise política em nosso país, a transformação digital, a busca por alinhamento do propósito de vida com a carreira profissional entre outros.

Nesse contexto, a neurociência vem contribuindo para a evolução da excelência humana através de ferramentas e soluções ainda pouco exploradas, dentre as quais, destaca-se a Programação neurolinguistica (PNL) vista por muitos especialistas da área humana como relevantes para o enfrentamento dos desafios atuais.

A Programação Neurolinguistica (PNL) teve inicio na década de 70, com trabalho em conjunto de John Grinder, professor de linguistica da Universidade da Califórnia e Richard Bandler. Juntos, estudaram três grandes terapeutas: Fritz Perls, psicoterapeuta inovador que fundou a escola terapêutica Gestalt; Virginia Satir, terapeuta familiar capaz de solucionar relacionamentos familiares difíceis com vários casos de sucesso e Milton Erickson, hipnoterapeuta conhecido mundialmente.

De acordo com O’ Connor e Seymour (1995) os autores Bandler e Grindler pretendiam identificar os padrões seguidos por esses terapeutas excepcionais, que tinham personalidades diferentes, contudo possuíam padrões semelhantes, a fim de ensinar á outras pessoas estes modelos de terapias que funcionassem na prática, despreocupando-se com as teorias. Assim, os autores criaram um modelo de estilo clássico destacando a comunicação eficaz, mudança pessoal, aprendizagem mais rápida e a melhor maneira de usufruir a vida.

Publicaram quatro livros entre 1975 e 1977: A estrutura da Magia (1 e 2) e Patterns (1 e 2) e dois livros sobre o trabalho do Hipnoterapeuta Milton Erickso. Atualmente, estes estudos são aplicados no ambito acadêmico, empresarial e desenvolvimento pessoal.

A PNL baseia-se em duas ideias principais:

  • Atitude de fascinação pelas pessoas;
  • Modelagem para a busca constante pela excelência.

A PNL representa uma atitude mental e uma maneira de estar no mundo; é prática, dá resultados e é cada vez mais utilizada em muitas disciplinas no mundo inteiro”.

(O’ CONNOR; SEYMOUR, 1995)

Finanças

A PNL pode ajudar a melhorar sua relação com as finanças através de técnicas e ferramentas que trabalham com o subconsciente, ajustando crenças e comportamentos com rapidez e resultado. Para clarificar o conceito, à seguir dois tópicos trabalhados com técnicas de PNL.

EME Design criativo

Crenças Financeiras

Talvez você já tenha dito ou ouvido falar de crenças limitantes em relação ao dinheiro sem ter a real consciência de como afeta suas finanças.

Para simplificar, vou citar algumas crenças limitantes mais comuns:

  • Dinheiro não traz felicidade;
  • Dinheiro corrompe as pessoas;
  • Eu não sou bom com números, com finanças;
  • É melhor ser honesto e pobre do que rico e desonesto;
  • Considerando o meu passado, é muito difícil ficar rico;
  • Segurança financeira vem de emprego seguro.

Estas crenças são negativas e podem estar armazenadas no subconsciente fazendo com que as emo­ções per­ma­ne­çam en­ra­i­za­das e ditando as regras para a mente consciente, não importa o quanto você trabalhe ou se esforce a abundância parece algo distante. Atenção!! Crença do Merecimento é umas das mais impactantes podendo trazer o que deseja com fluidez e facilidade, ou o contrário.

Valores Financeiros

A PNL auxilia no processo de autoconhecimento, conduzindo a sua jornada de maneira mais leve, possibilita enchergar seu propósito de vida e seus valores por traz de realizações materiais, tornando-se uma poderosa aliada nas finanças.

Ignorar o autoconhecimento pode provocar efeitos catastróficos pois a pessoa irá se encher de bens, gastará fortunas e ainda não estará satisfeita, pois sempre estará em busca de suprir um valor no qual ela não tem consciência.

Existem valores que o dinheiro não pode comprar como o Respeito, Admiração, Paz de Espírito, Tranquilidade etc. No entanto, creio que estes valores alinhados é o segredo para o seu sucesso, seja qual for sua idéia de sucesso.

Por fim, acredite que você é o grande e único agente de transformação da sua Vida pois a fórmula da abundância esta disponível à todos, basta mergulhar em si mesmo com sabedoria e enchergar as dádivas que você já possui.

Acredite que és merecedor e o resto virá.

Francielle Stachlewski

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…