Educação Financeira

Como a PNL pode ajudar você a melhorar a relação com as Finanças?

3 minuto/s de leitura

Diariamente, estamos sendo desafiados à enfrentar mudanças complexas como a pandemia provocada pelo covid, a crise política em nosso país, a transformação digital, a busca por alinhamento do propósito de vida com a carreira profissional entre outros.

Nesse contexto, a neurociência vem contribuindo para a evolução da excelência humana através de ferramentas e soluções ainda pouco exploradas, dentre as quais, destaca-se a Programação neurolinguistica (PNL) vista por muitos especialistas da área humana como relevantes para o enfrentamento dos desafios atuais.

A Programação Neurolinguistica (PNL) teve inicio na década de 70, com trabalho em conjunto de John Grinder, professor de linguistica da Universidade da Califórnia e Richard Bandler. Juntos, estudaram três grandes terapeutas: Fritz Perls, psicoterapeuta inovador que fundou a escola terapêutica Gestalt; Virginia Satir, terapeuta familiar capaz de solucionar relacionamentos familiares difíceis com vários casos de sucesso e Milton Erickson, hipnoterapeuta conhecido mundialmente.

De acordo com O’ Connor e Seymour (1995) os autores Bandler e Grindler pretendiam identificar os padrões seguidos por esses terapeutas excepcionais, que tinham personalidades diferentes, contudo possuíam padrões semelhantes, a fim de ensinar á outras pessoas estes modelos de terapias que funcionassem na prática, despreocupando-se com as teorias. Assim, os autores criaram um modelo de estilo clássico destacando a comunicação eficaz, mudança pessoal, aprendizagem mais rápida e a melhor maneira de usufruir a vida.

Publicaram quatro livros entre 1975 e 1977: A estrutura da Magia (1 e 2) e Patterns (1 e 2) e dois livros sobre o trabalho do Hipnoterapeuta Milton Erickso. Atualmente, estes estudos são aplicados no ambito acadêmico, empresarial e desenvolvimento pessoal.

A PNL baseia-se em duas ideias principais:

  • Atitude de fascinação pelas pessoas;
  • Modelagem para a busca constante pela excelência.

A PNL representa uma atitude mental e uma maneira de estar no mundo; é prática, dá resultados e é cada vez mais utilizada em muitas disciplinas no mundo inteiro”.

(O’ CONNOR; SEYMOUR, 1995)

Finanças

A PNL pode ajudar a melhorar sua relação com as finanças através de técnicas e ferramentas que trabalham com o subconsciente, ajustando crenças e comportamentos com rapidez e resultado. Para clarificar o conceito, à seguir dois tópicos trabalhados com técnicas de PNL.

EME Design criativo

Crenças Financeiras

Talvez você já tenha dito ou ouvido falar de crenças limitantes em relação ao dinheiro sem ter a real consciência de como afeta suas finanças.

Para simplificar, vou citar algumas crenças limitantes mais comuns:

  • Dinheiro não traz felicidade;
  • Dinheiro corrompe as pessoas;
  • Eu não sou bom com números, com finanças;
  • É melhor ser honesto e pobre do que rico e desonesto;
  • Considerando o meu passado, é muito difícil ficar rico;
  • Segurança financeira vem de emprego seguro.

Estas crenças são negativas e podem estar armazenadas no subconsciente fazendo com que as emo­ções per­ma­ne­çam en­ra­i­za­das e ditando as regras para a mente consciente, não importa o quanto você trabalhe ou se esforce a abundância parece algo distante. Atenção!! Crença do Merecimento é umas das mais impactantes podendo trazer o que deseja com fluidez e facilidade, ou o contrário.

Valores Financeiros

A PNL auxilia no processo de autoconhecimento, conduzindo a sua jornada de maneira mais leve, possibilita enchergar seu propósito de vida e seus valores por traz de realizações materiais, tornando-se uma poderosa aliada nas finanças.

Ignorar o autoconhecimento pode provocar efeitos catastróficos pois a pessoa irá se encher de bens, gastará fortunas e ainda não estará satisfeita, pois sempre estará em busca de suprir um valor no qual ela não tem consciência.

Existem valores que o dinheiro não pode comprar como o Respeito, Admiração, Paz de Espírito, Tranquilidade etc. No entanto, creio que estes valores alinhados é o segredo para o seu sucesso, seja qual for sua idéia de sucesso.

Por fim, acredite que você é o grande e único agente de transformação da sua Vida pois a fórmula da abundância esta disponível à todos, basta mergulhar em si mesmo com sabedoria e enchergar as dádivas que você já possui.

Acredite que és merecedor e o resto virá.

18 conteúdos

       
Sobre o autor
Sou empreendedora do projeto Mente Financeira, ajudo às pessoas através do processo de Mentoria e Planejamento Financeiro voltado as questões comportamentais. Sou Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade do Rio Grande do Sul (FADERGS), possuo MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sou practictioner em Programação Neurolinguística (PNL) e Coaching Sistêmico pelo Instituto Nacional Excelência Humana (INEXH), Certificada pela Associação Brasileira de Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (AMBIMA) através da CPA. Sou apaixonada por grandes metas, traço planejamentos e ações com empolgação e gratidão para realizá-las. Segue a líder
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
Educação Financeira

Entenda o que são moedas digitais e como elas vão revolucionar o mercado financeiro

5 minuto/s de leitura
Você sabe o que são moedas digitais? De modo simples e direto, uma moeda digital é aquela que foi criada e armazenada…
Educação Financeira

Azevedo e Travassos (AZEV4): Construindo Sonhos

2 minuto/s de leitura
Companhia atua no mercado brasileiro há quase 100 anos A longa trajetória da Azevedo e Travassos S.A, desde 1922, é destacada no…
Educação Financeira

Podcast Smart Time: 12º Episódio – Proteção patrimonial

1 minuto/s de leitura
Seja muito bem-vindo ao Smart Time, o podcast oficial da Smart Money! No episódio #12, Guilherme Guerreiro recebe Daniel Valente, sócio e head…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies