CuriosidadesEducação Financeira

TESOURO DIRETO NA PRÁTICA: Passo a Passo para Declarar no Imposto de Renda

3 Minutos de leitura

Em menos de 5 minutos você informa o Tesouro Direto na declaração do imposto de renda.

Nesse artigo eu vou te ensinar passo a passo e com todas as imagens como declarar o Tesouro Direto na declaração do imposto de renda.

É muito fácil, em menos de 5 minutos você informa o seu Tesouro de Direto na declaração do imposto de renda.

Recomendo que você salve esse link em seus favoritos para consultar cada passo quando for de fato preencher a sua declaração do imposto de renda.

Então direto ao ponto…

DECLARANDO AS COMPRAS DOS TÍTULOS.

Passo 01) PEGAR O INFORME DE RENDIMENTOS DE SEUS TÍTULOS.

Mas onde eu consigo esse informe de rendimentos?

Com o agente de custódia que você escolheu para depositar seus títulos, ou seja, a sua corretora ou o seu banco, etc.

Passo 02) ABRIR O PROGRAMA DE DECLARAÇÃO DE AJUSTE ANUAL DO IMPOSTO DE RENDA.

Utilizando o programa de declaração para computador abrirá a seguinte tela:

Passo 03) CLICAR EM BENS E DIREITOS NO MENU A ESQUERDA.

Passo 04) NA GUIA DE BENS E DIREITOS CLICAR EM NOVO.

Passo 05) NA MESMA GUIA DE BENS E DIREITOS ESCOLHER O CÓDIGO 45 – APLICAÇÃO DE RENDA FIXA (CDB, RDB E OUTROS).

Depois marcar a opção se o investimento está em seu nome ou em nome de algum dependente seu no imposto de renda.

No campo CNPJ você informa o CNPJ do seu agente de custódia que consta no informe de rendimentos.

Na DISCRIMINAÇÃO você detalha que se trata de Tesouro Direto, a quantidade de cada tipo de título conforme consta no informe de rendimentos e o nome do agente de custódia.

Nos 2 últimos campos você informa sempre os valores efetivamente pagos nos títulos, nunca os valores de mercado e nem a rentabilidade contratada dos títulos.

No primeiro campo é o saldo em reais que você tinha em carteira no início do ano anterior, caso você iniciou o ano sem títulos deixe 0,00.

O segundo campo é o saldo em reais que você tinha em carteira no final do ano anterior, caso você vendeu todos os seus títulos deixe 0,00.

Mas não se preocupe, esses valores estarão no seu informe de rendimentos.

Agora atenção: na hipótese de você ter títulos em mais de 1 agente de custódia, você deverá repetir todos os passos anteriores para cada agente.

Feito isso basta clicar em OK e está informado os seus investimentos no Tesouro Direto!

DECLARANDO OS RESULTADOS DAS VENDAS.

Somente deverão ser declarados os resultados das vendas quando apurar lucro, ou seja, se a venda foi realizada com prejuízo não precisa fazer nada.

Passo 01) CLICAR EM RENDIMENTOS SUJEITOS À TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA/DEFINITIVA NO MENU A ESQUERDA.

Passo 02) NA GUIA DE RENDIMENTOS SUJEITOS À TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA/DEFINITIVA CLICAR EM NOVO.

Passo 03) NA MESMA GUIA DE RENDIMENTOS SUJEITOS À TRIBUTAÇÃO EXCLUSIVA/DEFINITIVA ESCOLHER O TIPO DE RENDIMENTO 06 – RENDIMENTOS DE APLICAÇÕES FINANCEIRAS.

Se a venda realizada foi de seus próprios títulos escolher a opção TITUTAR, caso tenha sido de algum de seus dependentes escolher a opção DEPENDENTE e no próximo campo escolher o nome do beneficiário específico.

 Nos campos CNPJ e NOME DA FONTE PAGADORA você informa o tanto o CNPJ quanto o nome do seu agente de custódia que consta no informe de rendimentos.

No campo VALOR você informa exatamente o valor que você recebeu, ou seja, já descontado o imposto de renda e eventuais taxas.

Às vezes pode acontecer do seu agente de custódia inserir no informe de rendimentos somente o valor da venda bruta e o valor do imposto de renda, nesse caso você deve apurar o valor líquido fazenda a continha de subtração e informar esse resultado no campo VALOR.

Da mesma forma: na hipótese de você ter vendidos títulos em mais de 1 agente de custódia, você deverá repetir todos os passos anteriores para cada agente.

Feito isso basta clicar em OK e está informado as suas vendas no Tesouro Direto!

IMPORTANTE: ESSA INTERPRETAÇÃO É DO AUTOR, NÃO NECESSARIAMENTE É A MESMA INTERPRETAÇÃO DA RECEITA FEDERAL, POR ISSO NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS PELO CONTEÚDO EXPOSTO AQUI.


Você acaba de ser presenteado com uma oportunidade de ganhar até 27,5% com a Previdência Privada no curto prazo. Estamos disponibilizando para você uma aula exclusiva online! Rondinelli Borges, educador financeiro, criador do método IAP e auditor fiscal da Receita, explica como é possível lucrar no curtíssimo prazo com a Nova Previdência. 

Nessa aula, Rondinelli vai ensinar TUDO que você precisa saber, desde as vantagens exclusivas, até uma série de estratégias que ninguém te ensina! Descubra como lucrar no curto prazo clicando aqui.
Ainda, os primeiros 50 inscritos receberão por e-mail o CUPOM SMART MONEY 10% OFF nos cursos de previdência! Clique aqui agora para acessar tudo que preparamos para você.

Rondinelli Borges

Criador do Método IAP da Previdência Privada e do Método IRM do Tesouro Direto. Educador financeiro. Auditor Fiscal da Receita Estadual. Especialista em Finanças e Investimentos pela PUC-RS. Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SC e pela UNIDERP. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFU-MG. É estrategista e praticante do mercado financeiro há mais de 10 anos e tem ajudado muitas pessoas a melhorarem o resultado dos seus investimentos. Mesmo quem achava que era impossível vem tendo resultados fantásticos. Adepto da filosofia de que a maior sofisticação está na simplicidade!

135 posts

Sobre o autor
Criador do Método IAP da Previdência Privada e do Método IRM do Tesouro Direto. Educador financeiro. Auditor Fiscal da Receita Estadual. Especialista em Finanças e Investimentos pela PUC-RS. Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SC e pela UNIDERP. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFU-MG. É estrategista e praticante do mercado financeiro há mais de 10 anos e tem ajudado muitas pessoas a melhorarem o resultado dos seus investimentos. Mesmo quem achava que era impossível vem tendo resultados fantásticos. Adepto da filosofia de que a maior sofisticação está na simplicidade!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…