Notícias

Brasil vai negociar ETF de criptomoedas que estará listado na B3 como HASH11

2 Minutos de leitura

O Brasil poderá negociar o primeiro fundo de índice (ETF) de criptoativos do mundo. A autorização partiu da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Criado pela gestora Hashdex, o BTG Pactual, Itaú e Genial serão os coordenadores da oferta e o roadshow vai começar nos próximos dias com investidores institucionais. A opção, vai permitir que o investidor de varejo tenha acesso ao mercado de criptomoedas, já que atualmente, a única alternativa é a aquisição dos ativos nas corretoras especializadas ou via fundos. A Hashdex irá expor a oferta em breve, também em um site que divulgará todas as informações detalhadas.  

Chamado de Hashdex Nasdaq Crypto Index Fundo de Índice, o ETF será o primeiro do tipo no País, estará listado na B3 sob o ticker HASH11 Ele foi anunciado no final do terceiro trimestre, mais precisamente em setembro de 2020. Em fevereiro deste ano, foi listado na Bolsa de Valores de Bermudas, com reforço da  própria Nasdaq. O fundo irá replicar o Nasdaq Crypto Index (NCI), um índice desenvolvido em conjunto pela Nasdaq e pela Hashdex.

A meta é que o retorno seja equivalente em reais à apresentação desse índice. Aponta-se que o NCI é composto por seis criptomoedas, Bitcoin, Ethereum, Stellar, Litecoin, Bitcoin Cash e Chainlink e sofre um rebalanceamento a cada 90 dias. E para chegar a esta configuração foram usados alguns requisitos: o primeiro deles é que o ativo deve ser negociado em três bolsas de criptoativos reguladas;  também deve ser suportado por dois custodiantes institucionais (pelo menos); ter preço flutuante; e representar no mínimo 0,5% de todo o mercado de criptoativos.


Saiba mais

Bitcoin atinge marca histórica e incentiva investidores


A captação mínima, segundo informado por fontes econômicas, para viabilizar a oferta do índice é de R$ 250 milhões, mas, como não foi imposto nenhum limite, a estimativa é de se conseguir um valor de maior expressão possível. No entanto, são poucas as opções, sendo que os fundos mais acessíveis aparecem pouco no mercado de criptos, cerca de 20%. Os mais acessíveis são direcionados para investidores mais qualificados, com R$ 1 milhão investidos.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…