Notícias

Copom divulga ata de reunião e prevê inflação a 5% em 2021

2 Minutos de leitura

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou a ata da reunião que definiu a meta da Selic, a taxa básica de juros do Brasil, de 2,75%. A ata traz atualizações sobre a atual conjuntura fiscal do país.

No cenário básico, o Copom prevê um crescimento consistente da atividade econômica, impulsionada pelo Produto Interno Brasileiro (PIB) do 4T20. Mesmo assim, o comitê afirma que é difícil prever os resultados do recente agravamento da pandemia no país. Por isso, “a incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia permanece acima da usual, sobretudo para o primeiro e segundo trimestres deste ano”.

Em cenário básico, o comitê do BC prevê uma inflação da média de 5% em 2021. Segundo o Copom, isso se deve pela alta das commodities, desvalorização da moeda e preço dos combustíveis, e é compatível com os dados divulgados pelo BC no Boletim Focus.

O comitê afirma que o agravamento da pandemia deve atrasar a recuperação fiscal do país, provocando uma alta na inflação.

“Um prolongamento das políticas fiscais de resposta à pandemia que piore a trajetória fiscal do país, ou frustrações em relação à continuidade das reformas, podem elevar os prêmios de risco. O risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária”, diz a ata.


Saiba mais

Entenda como funciona a Selic e como ela influencia diretamente na sua vida


Na discussão sobre a condução da política monetária, o Copom reafirmou a vacinação da população como um fator importante na recuperação econômica no segundo semestre de 2021.

No caso da decisão de uma meta Selic a 2,75% a.a., o comitê avalia que a decisão “reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva”, além de ser compatível com a “convergência da inflação para a meta no horizonte relevante”.

A decisão tirou a Selic da baixa histórica de 2%, mantida desde agosto do ano passado:

Fonte: Banco Central

“O amplo conjunto de informações disponíveis para o Copom sugere que essa estratégia é compatível com o cumprimento da meta em 2022, mesmo em um cenário de aumento temporário do isolamento social”, diz o Copom.

Para as próximas reuniões, caso as projeções sobre a inflação se mantenham, e a depender da atividade econômica do país, o Copom avalia que deve dar continuidade no aumento da taxa básica de juros.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…