Notícias

Pesquisa da FGV mostra que confiança do consumidor despencou 9,8 pontos em março

1 Minutos de leitura

O índice de confiança do consumidor despencou 9,8 pontos em março, indo a 68,2, menor número desde maio de 2020, no primeiro pico da pandemia no país. Os dados do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) foram publicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira (23).

“A forte queda da confiança dos consumidores é resultado do recrudescimento da pandemia de covid-19 em todo o país e do colapso do sistema de saúde em várias cidades. A campanha de imunização do Covid-19 no país segue lenta, enquanto o número de hospitalizações e mortes por dia avança rapidamente, levando estados e municípios a adotar medidas de restrição à circulação de pessoas”, diz Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens.

Segundo a Fundação, as expectativas quanto aos próximos meses também preocupam. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 5,5 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) despencou 12,3.

Com o agravamento da pandemia no Brasil, com registro de recordes diários de dados negativos sobre a doença, a recuperação econômica do país parece atrasar mais que o previsto.


Saiba mais

Brasil registra leve crescimento na confiança de seus serviços


“Os consumidores percebem a piora da situação econômica atual com sérios riscos ao emprego e à renda e são também afetados psicologicamente pelo medo de contrair a doença e pela necessidade de isolamento social”, diz a nota.

Todas as faixas de renda apresentaram quedas no ICC. Famílias de baixa renda, porém, de até R$ 2.100, representam a maior queda do índice de confiança, de 11,8 pontos em março, indo a 63,5.

O indicador que mede a percepção da população quanto a situação econômica geral caiu em 3,7 pontos em março, indo a 70,3. É o menor valor desde o início do registro do índice, de 2005.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…