Educação Financeira

Entenda como funciona a inflação de uma vez por todas

7 Minutos de leitura

Você com certeza sabe o que é a inflação. À noite, ao assistir o jornal e ver que a inflação brasileira subiu ou caiu, você já sabe onde esse dado é refletido, seja nas prateleiras de supermercado ou bombas no posto de gasolina.

A inflação, para o cidadão comum, é mais que uma porcentagem econômica. Ela é um fator fundamental que equilibra seu poder de compra e dá uma compreensão geral de como vai a situação fiscal do país. Se a inflação está alta demais, você sabe que isso pode impactar no quanto você vai pagar na gasolina por mês e se a sua dieta vai precisar mudar por conta de um certo produto que está mais caro.

Com a pandemia de COVID-19, a inflação é uma palavra cada vez mais comum nas conversas. Em 2020, ela fechou em 4,52%, a maior desde 2016. Alimentos ficaram 14,09% mais caros, com o óleo de soja aumentando em 103,79% de custo, e o arroz 76,01%.

A inflação ficou acima do centro da meta definido pelo Conselho Monetário Nacional, de 4%. Porém, ela ficou dentro da margem de tolerância de 1,5 p.p.

Em fevereiro deste ano, a inflação brasileira ficou em 0,86 %, indicando que o índice pode ficar mais alto do que o esperado por economistas para 2021.

Fonte: IBGE

Embora a inflação seja popularmente divulgada de acordo com o IPCA, você sabia que outros índices compõem a inflação do país?

Isso acontece porque a inflação não é a mesma para todo mundo. Para algumas famílias, a variação de preços na alimentação tem um peso muito maior que o preço médio das matérias-primas para indústrias, por exemplo.

Por isso, vários índices compõem o que a gente conhece como inflação brasileira. Cada um com seu grau de importância, períodos diferentes e regiões diferentes:

  • IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo): Sendo o índice de maior peso para as famílias brasileiras, o IPCA é uma média ponderada calculada pelo IBGE, que calcula mensalmente o custo de vida de famílias de 1 a 40 salários mínimos das principais regiões metropolitanas do país. Cada produto possui um peso diferente no cálculo do IPCA, com a variação da gasolina pesando mais que o ajuste nas lotéricas, por exemplo.
  • INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor): Variação de custo de vida de famílias de até no máximo 5 salários mínimos. Segundo o IBGE, o índice é sensível por se tratar de famílias cuja renda é praticamente toda gasta em itens básicos.
  • IPCA-E (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial): Mesmo cálculo do IPCA, mas divulgado trimestralmente, formado pelas taxas do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15), que serve como prévia.
  • IGP (Índice Geral de Preços): Variação de preço de matérias-primas agrícolas e industriais. Ele é divulgado em três formas, cada uma variando de acordo com um período específico. IGP-DI (Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna) mede o mês inteiro, IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) é referente ao dia 20 ao 21 do próximo mês, e IGP-10 (Índice Geral de Preços 10), referente ao dia 11 ao 10 do mês seguinte. O IGP é formado pela média de outros três índices:
    • IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo – 60% de peso no cálculo)
    • IPC (Índice de Preços ao Consumidor – 30% de peso no cálculo)
    • INCC (Índice Nacional de Custos da Construção – 10% de peso no cálculo)
  • IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas): Cálculo do custo de vida de famílias de 1 a 10 salários mínimos residentes da cidade de São Paulo.
  • IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal): Variação dos preços de produtos e serviços em sete capitais do país.

Por ser mais abrangente, o IPCA é o indicador oficial da inflação no país. Por isso, ao escutar no noticiário que o índice da inflação subiu, a informação é referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.


Saiba mais

Bancos se emprestando dinheiro? Entenda o que é CDI e como ele impacta os seus investimentos


Que fatores influenciam a inflação?

A inflação nada mais é que a variação do custo de serviços, produtos e bens no Brasil. É um parâmetro importante para compreender a situação socioeconômica em que um determinado país se encontra.

Um aumento da inflação não necessariamente significa uma piora na situação econômica e social. Como já discutimos em outro texto, inúmeros fatores são responsáveis pela alta no custo de bens e serviços.

Oferta e demanda

A inflação pode aumentar em curto prazo, por exemplo, por conta de uma variação na oferta e demanda de produtos. Se em uma sociedade qualquer, um produto ou serviço de extrema importância começa a aumentar de demanda, ficando difícil de distribuir a todos, seu preço deve aumentar, consequentemente causando inflação.

O aumento de demanda pode ser consequência de inúmeros fatores diferentes, como a alta de poder de consumo, e aumento da importância social desse determinado produto.

Aumento de crédito

O aumento severo no poder de compra da população também era um dos fatores que causaram crises inflacionárias nas sociedades mais rudimentares.

Em um país grande e moderno, como no Brasil, o aumento imediato de crédito pode ser um dos fatores agravantes da alta da inflação. No ano passado, com a aprovação necessária do Auxílio Emergencial por conta da pandemia de COVID-19, milhões de famílias brasileiras aumentaram seu poder de compra durante meses. E, como discutimos, o aumento de crédito é um fator que favorece a alta nos preços.

Outro fator que influencia na alta da inflação é o custo de fabricação e distribuição de produtos. Se o custo geral das matérias-primas sobem, a oferta do produto final tende a diminuir. No final, isso pode significar uma alta nos preços.

Taxa de juros

A inflação também é afetada de acordo com a taxa de juros praticadas. No nosso caso, um dos fatores de maior influência é a meta da taxa Selic, taxa básica de juros praticada no comércio de títulos. A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom) define uma meta dessa taxa, podendo aumentar ou diminuir os juros de empréstimos pessoais e operações de mais acesso à população.

No caso de uma alta na taxa Selic, os juros básicos praticados aumentam, diminuindo o apetite dos investidores, e por fim causando uma queda na inflação do país. O aumento recente da Selic pelo Copom indica que o Banco Central (BC) busca frear a alta nos preços de produtos e serviços em todo o país.

A alta da inflação é boa pra mim?

A resposta é: depende.

Um fator importante a ser comentado é que a inflação é uma coisa importantíssima para o crescimento do país. Problemas só são gerados com o descontrole da taxa, e quando a população de um determinado país não tem um rendimento que acompanha a alta nos preços.

Se o poder de crédito de uma população acompanha a alta nos preços, com reajustes e afins, a inflação é um ótimo indicativo de que a economia vai bem. Agora, se o salário da população não acompanha a alta nos preços, é sinal que a inflação é um fator que agrava a situação socioeconômica.

Uma inflação controlada também indica mais confiança dos investidores no país, pois a previsibilidade econômica é maior.

Mesmo assim, a alta nos preços significa quase que necessariamente uma desvalorização da moeda.

Agora, quando a alta nos preços está descontrolada, ela é chamada de hiperinflação, pois a moeda se desvaloriza em um ritmo muito alto, a população diminui seu poder de compra, e o efeito dominó pode derrubar a economia, podendo causar quedas inclusive no Produto Interno Bruto (PIB).

A deflação, que descreve uma queda do índice da inflação do país, embora esteja na direção oposta da hiperinflação, também indica uma piora na situação econômica. Isso porque embora o poder de compra tecnicamente aumenta, as empresas vendem menos e o apetite dos investidores diminui.

O Brasil já passou por um episódio de hiperinflação. Entre os anos 80 e 90, o índice da inflação chegou a 80% até a aprovação do Plano Real.

Anúncio do Plano Real por Fernando Henrique Cardoso – Fonte: Eraldo Peres/CB/D.A Press

No momento, pode-se dizer que a alta recente da inflação no Brasil é desfavorável para a população brasileira. Por isso, a meta da taxa Selic, importante instrumento de tentativa de controle do IPCA, aumentou na última reunião do Copom.

Porém, caso exista um equilíbrio no custo de produtos e serviços com o poder de compra da população, o sinal é claro de uma economia que está crescendo em um ritmo saudável.

Por estes fatores, acompanhar a taxa da inflação do país é importantíssimo. Agora você já sabe que ela é fundamental para o crescimento de um país, desde que esteja em equilíbrio com o poder de compra da população.

Como comentamos, além das prateleiras, a variação da inflação afeta diretamente a sua carteira de investimentos. A prática de investir dinheiro é fundamental nos dias de hoje, especialmente se você quer ter um futuro próspero. Agora que você já sabe como funciona um dos índices mais importantes do país, que tal começar a investir hoje mesmo?

Pensando em trazer mais conteúdos relevantes para você, nós nós te convidamos para ouvir nosso primeiro podcast.

Por que Investir?

No primeiro episódio do Short Squeeze, Guilherme Guerreiro recebe o assessor de investimentos Rafael Tanaka, da GX Investimentos, para conversar sobre os principais motivos para você começar a aplicar o seu dinheiro hoje.

O Short Squeeze é o podcast de dicas curtas da Smart Money, o blog de investimentos inteligente. Todas as quintas-feiras pela manhã, você pode conferir um episódio novo do programa, sempre com a presença de um especialista do mercado financeiro. Em menos de 15 minutos, você terá acesso a um conteúdo super especial, que te ajudará a traçar uma trajetória de sucesso no mundo dos investimentos.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…