Notícias

Projeto de lei prorroga em 90 dias a entrega do IR

1 Minutos de leitura

Projeto de lei que prorroga até 31 de julho o prazo para a entrega da declaração do IR, referente a 2020, foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na quarta-feira (31). O prazo atual é até 30 de abril. O texto, que ainda precisa passar pelo crivo do Senado, autoriza ainda o pagamento da cota única ou das cotas vencidas até 31 de julho sem acréscimo de juros ou penalidade de qualquer natureza.

No ano passado, a Receita Federal, levando em consideração a crise mundial na saúde, prorrogou o prazo de entrega da declaração por 60 dias. Agora, os deputados votaram por um adiamento maior, de 90 dias. Pelo texto, o cronograma de restituições não será alterado, com o primeiro lote sendo entregue no dia 31 de maio. 

O autor do projeto, deputado Rubens Bueno (Cidadania-Pr), defendeu que a situação sanitária exige mais tempo para aqueles que precisam juntar documentos para fazer a declaração do Imposto de Renda. Ele lembrou a aglomeração que aconteceria quando os contribuintes iniciassem a circular em busca de notas fiscais e documentos. “Isso não vai ajudar em nada”, ponderou o deputado.


Saiba mais

TESOURO DIRETO NA PRÁTICA: Passo a Passo para Declarar no Imposto de Renda


A aprovação, de forma simbólica e sem contagem de votos, foi apoiada por deputados da base do governo, que apontam que o prazo é um alívio neste momento. Assim como a base aliada, a oposição também se posicionou a favor do projeto. 

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em suajornada a liberdade financeira

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…