Curiosidades

Por que os ovos de páscoa são tão caros?

5 minuto/s de leitura

A páscoa, uma das datas favoritas da criançada, está chegando. Junto com ela, chega o maior dilema de todos os pais de filhos pequenos: Por que o ovo de páscoa é tão mais caro que o chocolate em barra?

E é verdade, os ovos de páscoa, item tradicional mais importante do feriado, chegam a valores às vezes três vezes maiores que o mesmo chocolate, equiparando os pesos, mas em barra. Se levarmos em conta só o peso do chocolate, a barra costuma ter um melhor custo benefício.

Pode acontecer de pais tentarem induzir os filhos a pensarem que a análise comparativa entre o preço e custo amplo de um produto é uma coisa importante, mas sabemos que é difícil convencer.

Por que é tão caro assim?

Preço médio de uma barra de chocolate e um ovo de páscoa. Fonte: Google

Preços não tão cristãos

Você sabia que o ovo de páscoa é uma simbologia sobre renascimento? É uma tradição registrada há séculos, com pessoas presenteando umas às outras com ovos de galinha.

Segundo a lenda, um coelho teria sido o primeiro a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por isso, o bichinho ficou simbolicamente encarregado de levar a palavra da ressurreição e salvação para crianças em todo o mundo.

Mesmo com a história cristã, existem registros do ovo sendo usado como importante item cultural para a data. A troca de ovos no equinócio era uma maneira de comemorar a transição do inverno para a primavera.

O porquê do ovo como um objeto tão simbólico é incerto, assim como sua origem. Provavelmente, tem um pouco a ver com teorias antigas sobre a origem do universo. Para muitos povos antigos, o próprio universo tinha o formato de um ovo.

De qualquer forma, a tradição pegou, e logo veio a ideia de chocolate em formato de ovo.

O preço é justo?

Antes de entrar a fundo no caso, é importante dizer que existem vários fatores que influenciam nos preços de produtos. Os motivos podem variar desde preço de confecção, logística de transporte e demanda.

De cara, dá para chutar que o processo de confecção de uma barra de chocolate é fundamentalmente diferente de um ovo de páscoa.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), os processos de produção, transporte e armazenamento dos ovos de páscoa são bem diferentes dos da barra de chocolate.

Para este ano, por exemplo, a Abicab registrou pelo menos 12 mil novos postos de trabalhos temporários, para lidar com as demandas neste período de feriado. Embora este número esteja acima do normal, por conta da pandemia do Coronavírus que prejudicou as vendas do ano passado, a contratação temporária de funcionários para a data é normal.

Essa contratação temporária de funcionários, além de ser por conta da demanda, é também para a confecção dos produtos. A linha de produção de um ovo de páscoa é diferente da barra, com embalagens sendo feitas de forma manual e mais artesanal.

Você sabia que os ovos de páscoa começam a ser feitos entre setembro e outubro? Pois é, além de todo um processo diferente de confecção, os ovos de chocolate ficam armazenados por 4 meses ou mais, com temperaturas controladas para evitar danificar o produto.

Tudo isso é só uma parte do problema, pois ainda nem saímos da fábrica.

O que acontece quando se precisa colocar milhões de ovos de páscoa dentro de caminhões?

Além de condições específicas de temperatura e umidade, o transporte dos ovos de chocolate são geralmente feitos em volumes menores se comparado com o chocolate em barra. Isso porque boa parte do produto é oco e frágil. A economia de espaço fica difícil. Como é uma data “atípica”, isto é, trata-se de processos que acontecem uma vez ao ano, o custeio costuma ser maior também.

Avarias são um fator de extremo cuidado. Afinal, nenhum pai vai comprar um ovo quebrado para o filho. Do ponto de vista da empresa, um ovo quebrado, por menor que seja o buraco, quase significa perda total do valor do produto.

Além dos centros de distribuição que precisam estar devidamente equipados para manter a mercadoria, todos os comércios, incluindo varejo, precisam ter o devido controle para conseguir manter os ovos de páscoa sem estragá-los.

Existe também o problema das sobras. Como é difícil prever o quanto vai vender, e se trata de um produto 100% atrelado ao feriado, as sobras voltam às fábricas. Neste caso, as empresas precisam de dinheiro em caixa para cobrir o prejuízo dos comerciantes.

Demanda e marketing

Foto: Folhapress

Por fim, mas não menos importante, vem o valor simbólico dos ovos de páscoa. Tudo tem a ver com a demanda e marketing do produto, que tem seu valor atrelado ao fenômeno cultural.

Começando pelo óbvio, um produto vende porque há quem compre, e com ovos de páscoa não é diferente. Por mais caro que seja, trata-se de um produto com valor cultural importante, e as crianças sabem muito bem disso.

Dá para dizer que a demanda foi artificialmente criada, com décadas de propagandas na TV, jornais e banners em supermercados. Todas essas coisas transformam o ovo de páscoa em um produto praticamente obrigatório para a data, tal como o Chester no natal.

Além disso, existe o custeio das próprias campanhas publicitárias da páscoa. Se todo ano existem banners de papelão, estantes em supermercado, propagandas de TV e adsense, necessariamente existe um investimento intenso feito pelas empresas para vender o maior número possível de unidades.

O que esperar da Páscoa para 2021?

A pandemia do novo Coronavírus impactou todos os setores brasileiros, incluindo o ramo de chocolates. A pandemia começou praticamente no mês de início das campanhas da Páscoa, em março.

Com o fechamento do comércio em todo o país, além do isolamento social, as vendas dos ovos de chocolate ficam muito abaixo da média. Principalmente levando em consideração que a fabricação dos produtos acontecem a mais de 4 meses antes da data.

Para este ano, porém, a situação deve melhorar. 

Dois fatores importantes vão impactar positivamente o setor de vendas de chocolate na Páscoa este ano: o Auxílio Emergencial e o avanço das vacinas.

O Auxílio Emergencial foi um ponto importante para aumentar a renda da população informal do país em 2020, evitando inclusive uma queda mais bruta do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no fim do ano. Com a aprovação recente da prorrogação do programa, muitos terão seu poder de compra aumentado.

O avanço da vacinação da população é outro ponto que pode alavancar as vendas deste ano, impulsionando o otimismo dos consumidores e indicando uma retomada mais rápida da normalidade.


Saiba mais

Setor do varejo deve ser o grande campeão de vendas na Black Friday deste ano


Devo comprar um ovo de páscoa?

Se botarmos na balança, talvez o ovo de páscoa realmente vale o que custa nas prateleiras. Desde a produção, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e venda, os ovos de chocolate passam por processos específicos bem diferentes das clássicas barras.

Mesmo mais baratas, as barras são produzidas o ano todo, não são atreladas a um feriado específico, e são mais fáceis de transportar.

São fatores importantes a se considerar sobre o preço de um produto. O mesmo argumento pode ser dito a respeito de outros produtos alimentícios de datas específicas, como o panetone no Natal.

Talvez, os ovos de páscoa não valem a pena se considerarmos puramente o peso do produto em chocolate. Porém, como qualquer outro produto existente no mercado, existe um fator emocional intrinsecamente ligado ao valor, que não deve ser desconsiderado.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
230 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
CuriosidadesEducação Financeira

O que é a NOVA Previdência Privada?

3 minuto/s de leitura
“Não se deixe contaminar por opiniões de pessoas que tiveram experiências com a ANTIGA Previdência Privada. Permita-se conhecer todas as vantagens e…
CuriosidadesDestaque

Páscoa em Lalibela

6 minuto/s de leitura
Numa tarde chuvosa do início do ano de 2017 eu estava olhando o Instagram de vários fotógrafos quando me deparei com um…
CuriosidadesDestaque

A cidade de mármore e o portal do inferno

4 minuto/s de leitura
Você, certamente, já ouviu falar no Turcomenistão, antiga república da URSS localizada na Ásia Central e que conseguiu a independência dos soviéticos…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies