Notícias

GIRO CORPORATIVO: Petrobras anuncia aumento de 39% no preço do gás natural; conselheiros do BB renunciam; saiba mais sobre Vale, Dasa e Braskem

5 Minutos de leitura

PETROBRAS (PETR3;PETR4)

Um crescimento em março deste ano de 35% frente a 2020 foi anunciado pela Petrobras, no mês de março. Sobre o mesmo período em 2019, o crescimento foi um pouco menor, mas também expressivo, batendo a casa dos 17%. No terceiro mês do ano, a estatal registrou vendas totais de diesel na ordem de 791 mil bpd. Nesse mesmo período, ultrapassou o recorde de vendas do Diesel S-10, alcançando a marca de 416 mil bpd, que por sua vez excedeu o recorde anterior de 407 bpd, apontado no primeiro mês do 4T20. Foi também em março que o refino bateu um fator de utilização de 80,2%, mesmo com a estatal tendo parado três vezes para manutenção.

Segundo a refinaria relatou em comunicado, o recorde das vendas do Diesel S-10 e o acréscimo das vendas totais de Diesel nada mais é do que a resposta das ações comerciais e operacionais estabelecida pela companhia com o propósito de amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a demanda de combustíveis e os esforços bem-sucedidos de ampliar a oferta do produto com menor teor de enxofre, em substituição ao Diesel S-500.

Conforme a Petrobras, a empresa optou por assumir uma conduta mais precavida em janeiro deste ano, porém acelerou os reajustes de preços de combustível em fevereiro de 2021, quando a estatal ficou convicta de que os preços do petróleo e dos combustíveis se consolidaram em um nível mais alto que que no último mês de 2020. Lembrando que os reajustes foram aplicados antes e depois de ser anunciada a saída do então presidente da estatal, Roberto Castello Branco. De 1º de janeiro a 19 de fevereiro de 2021, a gasolina subiu 34,9%, o diesel 27,5% e o GLP 11,3%.

Novo aumento

Enquanto isso, a petroleira anunciou um aumento no preço do gás natural junto às distribuidoras, no valor de 39% em reais por m³, com relação ao último trimestre. Em termos de dólar por milhão de Btu (US$/MMBtu), o acréscimo é um pouco menor, ficando na casa dos 32%. De acordo com a companhia, essa variação acontece pela aplicação das fórmulas dos contratos de fornecimento, que unem o preço à cotação do petróleo à taxa de câmbio. 

Lembrando que as atualizações dos preços dos contratos são trimestrais. Para os últimos dois meses do 2T (maio e junho) e o primeiro mês do 3T (julho), a referência são os preços praticados nos três meses do 1T. Nesse período, o petróleo teve uma alta de 38%, seguindo a tendência de alta das commodities globais. Além disso, os preços domésticos das commodities tiveram alta devido à desvalorização do real.

BANCO DO BRASIL (BBAS3)

Dois conselheiros do Banco do Brasil, Hélio Lima Magalhães e José Guimarães Monforte, apresentaram suas renúncias ao cargo. Os dois mostraram seu descontentamento com a posição de troca do CEO André Brandão por Fausto Ribeiro, nome esse indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, que avaliava nomes desde o início de março, quando Brandão colocou o cargo à disposição, após um mal-entendido com o presidente, deflagrado pela repercussão negativa do plano de reestruturação do BB, com redução de agências. O Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem), já aprovou a indicação de Fausto.


Saiba mais

GIRO CORPORATIVO: BB enfrenta possível demissão coletiva de vice-presidentes; Alpargatas transfere a Mizuno para a Vulcabras; saiba mais sobre Cielo, Log Comercial, Duratex e M. Dias Branco


Ribeiro, de 53 anos, é funcionário de carreira do banco desde 1988, passando por diversos setores. Desde o ano passado, atuava como diretor-presidente do BB Consórcios. Foi gerente executivo da Diretoria de Contadoria em 2019 e da Unidade de Canais, entre 2016 a 2019. Esteve ainda à frente da direção geral da unidade do BB na Espanha entre 2013 e 2016. Representou a instituição bancária no Comitê de Transição junto à diretoria do Banco Patagônia, em Buenos Aires (Argentina) em 2010.

Do currículo do novo CEO do BB, constam a graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Brasília e em Direito pela Universidade CEUB – DF. Possui ainda especialização em Finanças Internacionais e MBA Executivo em Finanças – ambas pelo IBMEC e especialização em Economia pelo Programa Minerva na George Washington University.

VALE (VALE3)

Aprovado o programa de recompra de ações ordinárias da Vale limitado a 270.000.000 e seus respectivos ADRs (que permitem que investidores tenham acesso a empresas estrangeiras no pregão das bolsas americana), caracterizando até 5,3% da totalidade de ações em circulação, levando-se em consideração a composição acionária de 28 de fevereiro deste ano. A aprovação se deu através do conselho de administração da mineradora e foi proposta pelo comitê executivo. Esse programa tem um prazo de 12 meses para ser executado, obedece à regulação do mercado de capital brasileiro e será implementado nas bolsas de valores a preços de mercado. 

Em fato relevante, comunicado ao mercado, a mineradora afirmou que o programa de recompra é uma mostra da confiança que a administração deposita no potencial da Vale, que se mostra sólida. O documento salienta também que a recompra é um dos melhores investimentos disponíveis para a companhia e que não concorre com a intenção de distribuir dividendos acima do mínimo ajustado por meio da política de dividendos. 

DASA (DASA3)

A Diagnósticos da América – Dasa concluiu através da Ímpar Serviços Hospitalares – controladora integral da companhia – a subscrição de ações nominativas representativas de 70% das ações do capital social total e votante da Nossa Senhora do Carmo Participações – que presta serviços médicos, ambulatoriais, hospitalares, clínicos e cirúrgicos, com sede na capital do Rio de Janeiro. O contrato de subscrição de ações foi celebrado no dia 15 de setembro de 2020 entre sua controlada e os acionistas controladores da Nossa Senhora do Carmo Participações. O Grupo Dasa não informou o valor da operação.

BRASKEM (BRKM3; BRKM5)

A partir de hoje, segunda-feira (5), a petroquímica Braskem vai parar uma parte de sua operação no Polo Petroquímico do Grande ABC (SP), para a execução de trabalhos de manutenção da planta de Químicos e Polietilenos (Q3 CK, Q3 IN e PE7). A parada é estratégica e estava sendo ajustada há aproximadamente 24 meses. A companhia disse ainda que vai aplicar mais de R$ 430 milhões em 40 projetos de melhorias e manutenção do complexo. Enquanto estiver com a operação mencionada em stand by a empresa tem planejada a modernização do sistema elétrico que atende à central petroquímica Q3 CK A projeção é de que neste período aconteça a troca de turbinas à base de vapor por motores elétricos de alto rendimento, suportados por uma nova unidade de cogeração de energia alimentada por gás residual do processo de produção petroquímica. 

Segundo a empresa, essa mudança estrutural vai de encontro ao plano que é fazer com que o processo produtivo adquira uma eficiência muito maior, com recuo no consumo de energia estimada correspondente ao consumo de uma cidade com um milhão de habitantes. A companhia pretende uma redução de 11,4% no consumo de água e de 6,3% nas emissões de CO2 na unidade. Todo esse processo, conforme o anunciado pela Braskem, auxilia no processo de se tornar uma empresa carbono neutro até 2050. Afirma ainda que planejou o aumento do estoque, para não refletir de forma negativa no fornecimento de produtos.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…