Notícias

Em reconciliação com caminhoneiros, governo reduz mistura obrigatória no óleo diesel fóssil

2 Minutos de leitura

Após meses tensos com ameaças de paralisação por parte da categoria de caminhoneiros, o Governo Federal busca reconciliação. Uma resolução do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética), publicada no Diário Oficial da União (DOU) ontem (13) reduz de 13% a 10% a mistura obrigatória de biodiesel no óleo diesel fóssil.

Essa é mais uma tentativa de reatar as relações do governo de Bolsonaro com os caminhoneiros, que amplamente apoiaram a candidatura do presidente. Outras tentativas do governo vieram na forma de priorizar a categoria no plano nacional de imunização. Isso, porém, ainda não aconteceu.

Segundo o governo, a redução acontece por conta da alta do preço da soja nos mercados interno e externo, além da alta do dólar ante ao real. De forma imediata, a mudança tenta evitar o encarecimento do preço do combustível.

“Essa realidade, alinhada com os resultados preliminares da apresentação das ofertas dos produtores de biodiesel no 79º Leilão de Biodiesel […], revela a possibilidade de excessivo incremento do preço do óleo diesel, o que implicaria uma série de efeitos negativos ao transporte de cargas e à economia do país, especialmente se considerados os repasses dos preços ao longo da cadeia de abastecimento”, diz a nota da Secretaria-Geral da Presidência da República publicada ontem (13).

A alta nos preços do combustível virou um grande problema no início de 2021, resultando na demissão do agora ex-presidente da Petrobras, Castello Branco. Segundo o Executivo, o presidente da estatal falhava em estar alinhado com os interesses do Planalto.

A preocupação dos investidores é que com a nova administração na estatal, os preços praticados fiquem menos alinhados com o mercado vigente internacional, não aumentando quando precisa.

Porém, mesmo após a intervenção, o combustível foi um dos maiores vilões para uma inflação a 0,93% em março. A gasolina subiu 11,26% no mês, enquanto o óleo diesel encareceu em 12,59% e o etanol, 9,05%, segundo dados do IBGE.


Saiba mais

IPCA: Inflação fica em 0,93% em março, maior resultado para o mês desde 2015


Enquanto o Planalto tenta apaziguar a situação com os caminhoneiros, uma nova ameaça de greve aconteceu na semana passada. A Fecombustíveis, que representa os postos de revenda de combustíveis, alertou o presidente Bolsonaro através de um ofício sobre uma possível nova paralisação.

Outra preocupação da categoria é quanto ao fim da isenção de Pis/Cofins sobre o combustível, medida que é válida apenas até abril. Além disso, os preços de referência (PMPF) podem aumentar daqui para frente.

“Este aumento, caso se confirme, será desastroso para a economia brasileira e certamente os caminhoneiros não aceitarão, pois não têm como absorver, e poderão iniciar movimento grevista semelhante ao de 2018”, diz o documento, que também foi assinado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro).

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…