Educação Financeira

Como iniciar a carreira no mercado financeiro?

3 minuto/s de leitura

“Nenhum outro lugar existe a mesma possibilidade de ganhar dinheiro tão rápido quanto o mercado financeiro!”

Foi essa a frase que escutei de um executivo de uma corretora vinculada a um grande banco brasileiro quando estava começando a minha carreira. Embora eu não estivesse indo para a mesma corretora a qual aquele executivo trabalhava e nem mesmo para um banco, não posso negar que aquelas palavras me brilharam os olhos.

Jovem, com grandes ambições e faminto por ganhos financeiros, eu não poderia estar mais empolgado para iniciar minha história no mercado financeiro. Agora passado 10 anos posso relatar exatamente as possíveis trajetórias dentro desse segmento, não apenas pelas minha próprias experiências, mas também porque nos últimos 5 anos me dediquei a selecionar, contratar e treinar diversas pessoas para ingressarem ou fazerem transições de carreira nesse mercado.

Ao longo desse tempo entrevistei mais de 500 pessoas que já trabalhavam em bancos, fora inúmeras outras que estavam em outro segmentos ou até mesmo buscando iniciar carreira. Assim conheci diversas possibilidades de profissões dentro deste nicho e também identifiquei características de pessoas que têm êxito nessas atividades.

É fato que o mercado financeiro gera grandes oportunidades de obter bons ganhos financeiros. Com tudo, através da minha experiência, ficou claro que nem todas as atividades dentro desse setor possibilitam as mesmas margens. Também trata-se de um mercado difícil de entrar, ao menos em boas empresas e nestes cargos que têm maior remuneração.- e também não é um trabalho para todos. Você precisa de características específicas.  

Geralmente quem começa como primeiro emprego em uma grande empresa, uma das portas iniciais é trabalhar com back office. Porém essa atividade nem sempre gera ganhos interessantes, é preciso ter persistências e mirar em um “alvo”, saber qual área você quer trabalhar para obter maiores ganhos financeiros e desenhar o seu “mapa” com os próximos passos para chegar lá.

Contudo, onde seria o chegar “lá” ou o “X” do seu mapa? Caso seu objetivo seja ganhar grandes quantias de dinheiro busque funções que proporcionem remuneração variáveis ou bônus atrativos por performance. Quando nosso resultado está diretamente ligado a nossa remuneração, o nosso destino fica em nossas mãos e nossa oportunidade de sucesso financeiro aumenta, claro, se você confiar na sua eficiência.

Quando iniciei, trabalhava 14 horas por dia, se você é jovem e precisa se “provar” é preciso fazer 150% do que lhe pedem para chamar a atenção e dessa forma dar seus próximos passos.

Aqui gosto de fazer menção a uma colocação do Chris Gardner, ex-corretor da bolsa americana, que teve sua história interpretada por Will Smith no filme “A procura da felicidade” onde o mesmo diz: 

“O meu segredo foi buscar sempre estar mais próximo do dinheiro do que os outros.”

Mas o que Chris se refere quando diz “estar mais próximo do dinheiro?” O que ele fala aqui é sobre estar próximo a venda, participar desse processo, possuir o contato com os clientes. – e por conclusão óbvia da minha parte, de forma comissionada. 

E para quem já atua no mercado o desafio é outro. Na eventualidade de você já ter uma carreira e um bom cargo em algum banco ou empresa semelhante, é normal ficar com receio ou até ter certo “trauma” por experiências próprias ou de terceiros em largar um emprego estável. Para isso é preciso ter coragem. Então volto a citar Chris Gardner, que comenta:

“Você pode perpetuar um trauma, remoer ele eternamente na sua cabeça, ou pode fazer escolhas diferentes, escolher outros caminhos para seguir”.

Resultados diferentes vêm de atitudes diferentes. O risco está diretamente relacionado à capacidade de retorno. Mas não a certeza dele. Meu conselho é: não tenha medo de arriscar para atingir seus objetivos. A insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. 

Em ambas as situações, tanto quem está começando sua carreira, quanto para quem já está dentro e quer mudar para algo mais rentável, apresentam desafios. Mas posso dizer que vale a pena, basta ter o mindset correto, trabalhar duro e confiar em você mesmo.

14 conteúdos

       
Sobre o autor
Willian Kahler é sócio e assessor financeiro responsável pela área de expansão da Messem Investimentos. No mercado há mais de 10 anos, Willian começou sua trajetória como assessor de investimentos certificado pela Ancord. Atraído pelo propósito de popularizar o conhecimento sobre o mercado financeiro e auxiliar pessoas a realizarem seus objetivos por meio do investimento fora dos bancos tradicionais, tornou-se destaque em sua função. Na empresa, foi responsável pelo desenvolvimento e transição de carreira de mais de 200 profissionais. Há cinco anos está à frente do trabalho de contratação e treinamento de novos assessores e como sócio é responsável pelas estratégias de expansão da Messem, uma das maiores empresas de assessoria financeira do Brasil, com mais de R$ 14 bilhões em custódia.
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
Educação Financeira

Entenda o que são moedas digitais e como elas vão revolucionar o mercado financeiro

5 minuto/s de leitura
Você sabe o que são moedas digitais? De modo simples e direto, uma moeda digital é aquela que foi criada e armazenada…
Educação Financeira

Azevedo e Travassos (AZEV4): Construindo Sonhos

2 minuto/s de leitura
Companhia atua no mercado brasileiro há quase 100 anos A longa trajetória da Azevedo e Travassos S.A, desde 1922, é destacada no…
Educação Financeira

Podcast Smart Time: 12º Episódio – Proteção patrimonial

1 minuto/s de leitura
Seja muito bem-vindo ao Smart Time, o podcast oficial da Smart Money! No episódio #12, Guilherme Guerreiro recebe Daniel Valente, sócio e head…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies