Notícias

Será que chegou a hora do Brasil entrar na onda das SPACs?

2 Minutos de leitura

SPACs (Special Purpose Acquisition Companies) estão cada vez mais populares no mercado internacional. Também conhecidas como empresas “de fachada”, ou “cheque em branco”, as SPACs são empresas cuja finalidade é a de levantar fundos para aquisições futuras de outras empresas.

As SPACs permitem que através da captação de fundos, elas se fundem com outras companhias, e estas acabam entrando de forma indireta na Bolsa de Valores. É uma forma alternativa à Oferta Pública Inicial (IPO em inglês).

Para o investidor, a vantagem está no alto retorno financeiro. Quando dá certo, a fusão de companhias “de fachada” listadas na Bolsa com empresas de fora podem trazer lucros bem favoráveis. Até mesmo pequenos investidores, que só possuem contas em corretoras, acabam tendo a oportunidade de virarem ‘sócios’ de grandes empresas.

Quando não dá certo, os prejuízos podem acontecer, e eles não são incomuns. Como investir em uma SPACs é entregar um “cheque em branco” à gestores, uma má administração pode trazer prejuízos drásticos.

A expansão desse novo modelo de investimento pode ser vista de forma clara nos números dos últimos meses. Em 2020, 44% do capital levantado por IPOs nos Estados Unidos foi por SPACs. A quantia levantada supera os US$ 75 bilhões. Apenas no primeiro trimestre de 2021, porém, o valor levantado por essas empresas de cheques em branco já supera US$ 160 bilhões.

Um dos motivos para a recente popularidade desses tipos de companhia está nos juros baixíssimos praticados pelos principais países desenvolvidos do mundo. Com a vacinação da população aumentando, a ideia é atrair investimento e retomar o crescimento econômico.

Enquanto o modelo de negócios vem crescendo de forma exponencial, autoridades do mercado financeiro alertam para futuras instabilidades. O diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Tobias Adrian, disse em entrevista coletiva de lançamento de relatório sobre instabilidade financeira global, que ambos eventos, short squeeze na GameStop (GME) e popularidade das SCPAs “são um bom exemplo de vulnerabilidades financeiras atuais”.

Como as SPACs tendem a se popularizar cada vez e ganhar mais relevância no mercado internacional, por aqui não restam muitas alternativas além do início dos estudos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).


Saiba mais

Os 5 principais erros do investidor iniciante


Chegou a hora do Brasil?

Para começar, o Brasil deve dispor de regulamentações próprias que viabilizem as SPACs como modelo de negócios. Isso é papel das agências regulatórias, que já estudam o tema.

O risco a se mediar é quanto a possíveis fraudes e má gestão do dinheiro. Caso isso aconteça com muita frequência, pode trazer instabilidade para a economia brasileira, além de diminuir o interesse nesse modelo de negócios.

Um fator positivo de possíveis SPACs no Brasil seria uma provável diminuição de cancelamentos de IPOs, que acontecem frequentemente. Além disso, existe a possibilidade de SPACs de fora nutrir interesse por empresas brasileiras, e eventualmente adquiri-las.

De qualquer forma, o terreno brasileiro parece fértil. Agora, tudo depende dos estudos e avaliações de órgãos reguladores como a CVM.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…