DestaqueEducação Financeira

Como se tornar um milionário de sucesso

2 Minutos de leitura

Se você veio até aqui esperando encontrar a fórmula mágica do enriquecimento, sinto muito em te dizer que ela não existe. Se houvesse um caminho conhecido que nos garantisse chegar ao sucesso, ele já não seria mais um segredo e provavelmente todos nós estaríamos ricos.

A primeira coisa que você deve refletir é sobre o significado de riqueza para você. Não existe um parâmetro que define que você chegou à riqueza, o que é muito para alguns pode não significar nada para outros. Nós ancoramos o sucesso financeiro ao cabalístico primeiro milhão, porém você pode ser rico com menos dinheiro que isso, ou pode continuar pobre mesmo tendo bem mais.

O grande “x” da questão é como você gerencia seu custo de vida. Sua riqueza virá da diferença de quanto ganha para o quanto gasta. A diferença você deve investir, e investir bem. Mas você também não ficará rico só investindo, desculpa te desapontar novamente. Quando digo que você deve investir com qualidade me refiro não apenas a ativos financeiros, mas no seu trabalho.

Foque no seu trabalho 

Isso mesmo, cortar o cafezinho não vai fazer diferença, tenha em mente que você precisa se desenvolver e fazer cada vez melhor aquilo que se propôs a fazer como trabalho. Importante dizer também que só conteúdo técnico não será o suficiente para você se destacar, você precisa de habilidades que te faça ser notado. Isso vale para todos, seja você um funcionário de uma empresa pública, do setor privado ou autônomo. 

Quando você foca no desenvolvimento da qualidade do seu trabalho, sua renda consequentemente aumentará. E é aí que mora o “pulo do gato”, com esse aumento de renda você pode investir em outras fontes de renda. Estas múltiplas fontes deixarão o seu orçamento mais flexível e menos exposto ao risco. 

Mais de uma fonte de renda, muito trabalho – de qualidade – e investimentos a longo prazo. Não parece nada simples para um método de  enriquecimento né? Pois é, não existe mágica, existe trabalho duro. Qualquer coisa que te ofereça ganhos altos, rápidos e sem esforço algum provavelmente é uma fraude que irá enriquecer de maneira ilícita somente a outra ponta.

Mas não se esqueça, dinheiro é um meio, não um fim

Você será o responsável por determinar aonde deseja chegar. Sonhar é de graça. Então sonhar grande ou sonhar pequeno tem o mesmo custo. Só não se esqueça de ser realista para não se perder no meio do caminho. Saiba dosar a ousadia e o factível na mesma proposta.

Para mim, riqueza é ter tempo, saúde e recursos financeiros suficientes para viver bem. E viver bem para mim é poder viajar para onde eu quiser quando eu quiser, sem considerar luxo, somente a experiência. Essa pegada minimalista pode não ser interessante para você, e não existe nenhum problema nisso, o autoconhecimento é fundamental para a definição de riqueza no seu contexto.

Kamila Alves

Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…