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SmartTech: Atualização no iOS irrita Facebook; CES 2022 deve ser presencial; LG chega em acordo com funcionários brasileiros; confira as novidades da Gucci, Facebook e Blue Origin

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Apple (AAPL)

A Apple, gigante trilionária do ramo de smartphones, anda irritando o mundo corporativo, especialmente o Facebook. Isso por conta de uma atualização do seu sistema operacional, o iOS, para a versão mais recente, o iOS 14.5.

Há meses, a Apple investe pesado na privacidade de seus usuários. Na penúltima versão do iOS, usuários já podiam ver, toda vez que abria um novo aplicativo, se tal aplicativo está “rastreando” seus dados. Essa funcionalidade é chamada de App Tracking Transparency (ATT) pela Apple.

Imagem: Apple

O track de dados funciona da seguinte maneira: toda vez que você cria uma conta no Facebook, por exemplo, um ID eletrônico é criado. Com esse ID, o Facebook grava suas ações dentro da rede social, e começa a distribuir propagandas (Ad) de acordo com seus interesses e padrões de uso. Mais ainda, esse ID eletrônico é compartilhado com todos os aplicativos em que você é cadastrado, como redes sociais e até aplicativos de meditação. 

O mercado de marketing digital funciona dessa maneira a anos, e a publicidade direcionada gera polêmicas desde muito tempo. A principal preocupação é quanto à privacidade, e foi exatamente nisso que a Apple mirou.

Ao atualizar os iPhones e iPads para a nova versão do iOS, usuários vão poder escolher a função de bloquear, definitivamente, trackers em aplicativos. Isso significa que aquele seu ID virtual não será explorado e compartilhado para outros aplicativos.

Isso, sem muitas surpresas, irrita empresas cujo lucro está justamente no compartilhamento de dados de usuários. Este é o caso do Facebook, maior rede social do planeta.

Em uma ligação com acionistas, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse que “a Apple pode dizer que está fazendo isso para ajudar as pessoas, mas as medidas claramente visam seus interesses competitivos”.

Futuramente, essa briga entre as duas das mais valiosas companhias do ramo de tecnologia deve acirrar. Enquanto isso, agências de publicidade e marketing já tentam se ajustar à nova realidade.

CES 2022

A Consumer Electronics Show (CES), maior evento de tecnologia do mundo, deve acontecer de forma presencial em 2022.

O anúncio foi feito pela Consumer Technology Association (CTA), que também disse que a feira deve acontecer entre os dias 5 e 8 de janeiro.

A CES reúne as maiores companhias do mundo da tecnologia. Ela conta com apresentações de novos produtos, linhas e inovações tecnológicas. Entre as confirmadas, estão Google, IBM, LG, Lenovo, Amazon, AMD, Dell, Sony, Samsung, Qualcomm, Panasonic, AT&T, Hyundai e Intel.

“Estamos empolgados em retornar a Las Vegas, lar da CES por mais de 40 anos, e esperamos ver muitos rostos novos e conhecidos retornando”, disse Gary Shapiro, CEO da CTA.

LG

Após anunciar o fim das operações no ramo de smartphones e se envolver em uma batalha judicial com funcionários de sua fábrica, a LG entrou em um acordo com oSindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau).

A gigante dos eletrônicos deve pagar R$ 37,5 milhões em indenizações para cerca de 700 funcionários da unidade em Taubaté, que irá fechar no dia 31 de julho.

A remuneração será de acordo com o tempo do funcionário na companhia. Os valores variam de R$ 12 mil a R$ 73 mil.

Imagem: TechCrunch

Gucci

A Gucci, marca de grife, anunciou seu primeiro tênis que deve se beneficiar da tecnologia de Realidade Aumentada (AR em inglês). O The Gucci Virtual 25 é um tênis 100% virtual, de custo de US$ 8,99, podendo ser comprado apenas pelos aplicativos Wanna Kicks e o da própria Gucci.

Para usar os tênis, o usuário vai precisar baixar o aplicativo, disponível para ambos iOS e Android.

A ideia do aplicativo é simples. O usuário, que está passando mais tempo em casa devido a pandemia, vai poder experimentar de forma virtual diversos modelos de tênis, e, quem sabe, decidir comprar um.


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Facebook (FB)

O Facebook (FB) está começando uma nova plataforma própria de jornalismo. O projeto, que deve receber aporte de US$ 5 milhões iniciais, quer pagar jornalistas independentes que estejam dispostos a trabalhar na plataforma.

A ideia é fazer com que jornalistas independentes consigam um retorno financeiro e exposição através de uma plataforma na rede social mais popular do mundo. Futuramente, a plataforma ficará disponível na aba de “Páginas” do Facebook, com jornalistas podendo criar suas próprias páginas e publicar reportagens.

Segundo a empresa, terão prioridade os jornalistas cujas pautas abordem a população indígena, negros, latinos, asiáticos e outras minorias étnicas.

Blue Origin

A Blue Origin, empresa de Jeff Bezos, anunciou que deve começar a vender passagens para passeio de foguete na quarta-feira (05) que vem. Os pagantes subirão a bordo do New Shepard, foguete que alcança mais de 103 quilômetros de altitude.

“A visão da Blue Vision é um futuro onde milhões de pessoas estão morando e trabalhando no espaço. Para preservarmos nossa Terra, nossa casa, para nossos netos, e netos seguintes, nós precisamos ir ao espaço para explorar seus infinitos recursos e energia. Se nós conseguirmos reduzir os custos para acessar o espaço com veículos reutilizáveis, nós podemos habilitar esse futuro para a humanidade”, diz o site da Blue Vision. 

Foto: Reuters / Divulgação

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Juan Tasso - Smart Money

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