Notícias

B3: Mercado deve se beneficiar com mudança na metodologia de vencimento de opções, que começa a valer a partir de maio

2 minuto/s de leitura

Para buscar um maior alinhamento com o mercado internacional, a B3, Bolsa de Valores Oficial brasileira, anunciou mudanças na metodologia de vencimento de opções sobre ações. As mudanças já passam a valer a partir deste mês.

No formato antigo, o vencimento de uma opção ficava datado para acontecer na terceira segunda-feira do mês, com as últimas negociações acontecendo na sessão anterior ao dia do vencimento. Agora, ela passa a ser na terceira sexta-feira do mês de vencimento.

Confira a Timeline de um dia de exercício de opção no novo modelo da B3:

Fonte: B3

Com a mudança, a próxima data de vencimento de opções sobre ações está marcada para o dia 21/05/2021.

Segundo Vinicius Teixeira, sócio da Messem investimentos, o mercado só tem a ganhar com a mudança:

“Com a volta das negociações no dia do exercício, o investidor ganha mais um dia para negociar e desfazer de alguma posição antes do vencimento”, diz Teixeira.

A mudança deve afetar a dinâmica natural do dia de vencimento de opções, com titulares de opções desejando que os ativos se elevem de preço, enquanto lançadores esperam pela via contrária.

Além da mudança de dinâmicas, a Bolsa brasileira fica mais alinhada com os padrões internacionais. Abaixo, confira os horários padrões de outros países, em horários regulares e nos de verão:

Fonte: B3

Para Vinicius Teixeira, o avanço é “outro grande golaço da B3, que passa a usar o preço de fechamento para determinar se vai haver liquidação ou não”. Segundo o sócio da Messem, o alinhamento com o mercado internacional é importante conforme a Bolsa brasileira ganha mais relevância.

“Antes, ocorria ao longo do pregão, o que gerava muita confusão para aqueles strikes muitos próximos da cotação. Sem contar que agora existe a possibilidade do investidor suspender o exercício automático, evitando exercícios que muitas vezes só geram custos e dúvidas para o investidor”, complementou Teixeira.

Segundo a B3, o Exercício Automático de Opções, que automatiza o comando de exercício de opções, começa a valer a partir deste mês. Mesmo com a automatização dos processos, a quem preferir, o exercício manual ainda pode ser realizado durante a sessão de negociação no dia do vencimento.

Foto: B3 / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
318 conteúdos

       
Sobre o autor
Jornalista Smart Money Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
AÇÕESNotíciasRenda Variável

Ibovespa continua recuperação nesta sexta (14), mas encerra semana com perdas

1 minuto/s de leitura
Nesta sexta-feira (14), o Ibovespa continuou sua recuperação após o desastroso pregão de quarta, subindo 0,97% e indo a casa dos 121…
Notícias

SmartTech: o efeito ‘Elon Musk’ nas criptomoedas; PIX Cobrança começa a funcionar; Amazon anuncia frete grátis para compras internacionais; saiba das novidades da BugHunt, SpaceX e Google

4 minuto/s de leitura
Elon Musk e a polêmica das criptomoedas Por algum tempo, Elon Musk se tornou quase que um embaixador das criptomoedas. Isso porque…
Notícias

GIRO CORPORATIVO: Petrobras reverte prejuízos e lucra R$ 1,16 bilhão; Magazine Luiza lucra 739,7% a mais no 1T21; Renner tem prejuízos no trimestre; saiba mais sobre Itaú, IRB, Cogna e Taesa

5 minuto/s de leitura
Petrobras (PETR3, PETR4) A Petrobras divulgou seus resultados operacionais referentes ao 1T21 nesta quinta-feira (13). A estatal registrou R$ 1,16 bilhão em…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies