Notícias

Copom eleva Selic para 3,50% ao ano

2 Minutos de leitura

Após dois dias de reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou hoje (5) que decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 3,50% ao ano. Após ficar na sua mínima histórica de 2% ao ano entre os meses de agosto do ano passado e março deste ano, é o segundo aumento consecutivo de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros.

A decisão foi tomada na 238ª reunião do comitê, a segunda no ano de 2021, realizada entre terça (4) e quarta (5). Entre os motivos para a elevação da Selic, o BC citou um cenário externo favorável, com pacotes de estímulo à recuperação da economia internacional e o avanço dos programas de vacinação gerando uma janela de oportunidade para aumento da taxa básica de juros.

Segundo o Banco Central, o risco inflacionário ainda existe, principalmente nas economias emergentes, e a situação deve seguir sob monitoramento. O aumento no preço das commodities no cenário internacional e a elevação das bandeiras tarifárias são alguns dos fatores de maior pressão na inflação atualmente. O choque, porém, é temporário, acredita o Banco Central.

“Com exceção do petróleo, os preços internacionais das commodities continuaram em elevação, com impacto sobre as projeções de preços de alimentos e bens industriais. Além disso, a transição para patamares mais elevados de bandeira tarifária deve manter a inflação pressionada no curto prazo. O Comitê mantém o diagnóstico de que os choques atuais são temporários, mas segue atento à sua evolução”, afirmou em nota.

O BC cita ainda que a recuperação da economia brasileira tem tido um ritmo acima do esperado por especialistas, mesmo com a pandemia de Covid-19 fora de controle no país. “Prospectivamente, a incerteza sobre o ritmo de crescimento da economia ainda permanece acima da usual, mas aos poucos deve ir retornando à normalidade”, aponta a entidade.

O Copom ainda afirmou que o andamento das reformas é de suma importância para que seja dado seguimento no processo de recuperação da economia. “O Comitê ressalta, ainda, que questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia”.


Saiba mais:

GIRO CORPORATIVO: Receita bruta da XP Inc. fica em R$ 2,8 bilhões; Bradesco lucra 73,6% a mais no 1T21; Gerdau tem melhor resultado da história; saiba mais sobre General Motors, Minerva e Raízen


Se o cenário atual se manter, o Copom espera que a Selic receba outro aumento no mesmo patamar dos 0,75 ponto percentual de hoje, com a tendência de normalização da taxa ao longo do restante de 2021. Para 2021, o Copom projeta que a Selic encerre o ano em 5,50% ao ano, com estimativa de que chegue a 6,25% a.a. ao final de 2022.

Imagem em destaque: Agência Brasil / divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…