AÇÕESNotícias

Fique por dentro dos assuntos mais relevantes desta quarta-feira (05)

3 Minutos de leitura

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid deve ouvir o segundo ex-ministro da Saúde ainda hoje. Após 7 horas de depoimento de Mandetta, Teich deve abordar seus 28 dias como ministro da pasta.

Após indicar que defende o fatiamento da reforma tributária, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, decidiu por dissolver a atual comissão que avalia o texto, com a justificativa de expiração do tempo.

Esses e outros destaques você confere agora.

EX-MINISTRO NELSON TEICH DEVE SER OUVIDO HOJE PELA CPI DA COVID

O ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, deve ser ouvido hoje pelos parlamentares do Senado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. Teich era pra ter sido ouvido ontem (04), mas a conversa com o ex-ministro Mandetta durou muitas horas a mais que o esperado.

Nelson Teich é o ministro que menos ficou na pasta durante a pandemia. Apenas 28 dias. Perto de sua demissão, Teich foi pressionado para oficializar via Ministério da Saúde o protocolo de tratamento precoce contra COVID-19, o que, segundo órgãos regulatórios como Anvisa, não é eficaz.

Outro encontro que foi adiado é a com o ex-ministro Eduardo Pazuello. Ele comunicou à comissão que esteve próximo de pessoas contaminadas pela COVID-19, e que não poderia depor presencialmente. Pazuello deve ser ouvido no próximo dia 19.

Um dos principais pontos abordados pelo ex-ministro Mandetta no depoimento foi quanto à insistência do Planalto quanto ao tratamento precoce contra COVID-19.

“Ele [Bolsonaro] tinha um assessoramento paralelo. Havia sobre a mesa um papel não timbrado de um decreto presidencial para que fosse sugerido, naquela reunião, mudar a bula da cloroquina na Anvisa, para que na bula tivesse a indicação do medicamento para o coronavírus. O presidente da Anvisa disse que não”, disse Mandetta em uma das falas.

O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, mencionado por Mandetta, também deve comparecer à CPI na quinta-feira (06), mesmo dia em que os senadores devem ouvir o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Outro ponto abordado por Mandetta, que deve espelhar nos demais depoimentos, é a falta de alinhamento da pasta com o Planalto.

“O que havia ali era um outro caminho, que ele decidiu, não sei se através de outras pessoas ou por conta própria. Era muito constrangedor explicar porque o ministério estava indo por um caminho e o presidente por outro”, disse Mandetta.

ARTHUR LIRA EXTINGUE COMISSÃO DA REFORMA TRIBUTÁRIA

O parlamentar Marcelo Ramos (PL-AM) confirmou via Twitter ontem (04) que após o término do prazo, a comissão da reforma tributária foi extinta.

A decisão anula o texto de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e abre caminho para Arthur Lira fatiar e redistribuir a reforma tributária, assunto já defendido pelo presidente da Câmara.

A ideia de Lira é facilitar a aprovação da proposta. Do jeito que estava, com a unificação dos cinco tributos, o texto corria risco de caducar. Agora, uma nova comissão deve ser formada, com mais aliados governistas.


Saiba mais

Entenda como funciona a Selic e como ela influencia diretamente na sua vida


AGENDA

O destaque de hoje fica para a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) a respeito da taxa básica de juros brasileira, a Selic. Às 18h30, as apostas dos economistas indicam que a taxa deve ser aumentada. 

De acordo com o último Boletim Focus do Banco Central (BC) do dia 03/05, a Selic deve terminar o ano em 5,50%. Atualmente, ela está em 2,75%.

Às 8h: dados da produção industrial do país referentes ao mês de março são publicados pelo IBGE.

Às 10h: o Índice dos Gerentes de Compras (PMI) é publicado.

BOLSAS E CÂMBIO

Com a retomada da normalidade, os países já começam a ver bons resultados econômicos, impulsionados também pelo setor de tecnologia europeu. Pela manhã, os índices do continente registram resultados positivos.

Às 8h da manhã:

  • STOXX 600 (STOXX): +1,31%, indo a 439,35 pontos
  • DAX (GDAXI): +1,38%, indo a 15.061,15 pontos
  • FTSE 100 (FTSE): +1,21%, indo a 7.007,15 pontos
  • CAC 40 (FCHI): +0,75%, indo a 6.298,87 pontos
  • FTSE MIB (FTMIB): +1,17%, indo a 24.272,50 pontos

Os mercados japoneses e chineses seguem em feriado.

  • Hang Seng (HK50): -0,38%, indo a 28.436,50 pontos
  • KOSPI (KS11): +0,64% , indo a 3.147,37 pontos
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,81%, indo a 3.446,86 pontos
  • Nikkei 225 (N225): -0,83%, indo a 28.812,63 pontos
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -0,79%, indo a 5.123,49 pontos

Às 8h da manhã, os índices futuros dos EUA apresentam resultados positivos:

  • Nasdaq 100 Futuros: -0,34%, indo a 13.742,88 pontos
  • Dow Jones Futuros: +0,05%, indo a 34.023,50 pontos
  • S&P 500 Futuros: 0,10%, indo a 4.181,38 pontos

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta quarta-feira (05):

  • Às 9h03, o Dólar subiu +0,18%, a R$ 5,44
  • Às 9h03, o Euro caiu -0,05%, a R$ 6,52

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…