Notícias

WhatsApp Pay começa a funcionar hoje no Brasil; aprenda a usar o novo sistema

2 Minutos de leitura

O WhatsApp, aplicativo do Mark Zuckerberg, que possui em suas asas o Facebook e Instagram, lançou sua plataforma de pagamentos no Brasil. O WhatsApp Pay é uma forma fácil de enviar e receber dinheiro via o aplicativo de conversas mais usado no país.

A ferramenta vai ficar disponível, inicialmente, a uma parcela reduzida de usuários, e para pagamentos pessoais O restante, que somam mais de 130 milhões de pessoas, devem começar a usar o sistema mais tarde, e de forma gratuita, sem taxas. Outra novidade prometida pelo WhatsApp é a possibilidade de fazer pagamentos a empresas.

No futuro, o WhatsApp quer permitir que usuários realizem compras através do WhatsApp Pay. Isso, porém, ainda precisa de análises pelo Banco Central (BC).

O aplicativo recebeu a aprovação de uso pelo Banco Central (BC) no final de março. Na época, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, chamou o sistema de inovativo:

“Se eu tenho isso, o WhatsApp vai ser aprovado em breve para fazer pagamentos no Brasil. Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, os controladores têm de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”, disse o presidente do BC.


Saiba mais

WhatsApp recebe permissão para lançar seu serviço de pagamentos na Índia


Como posso usar?

Caso você faça parte da primeira leva de usuários que devem receber o recurso, você pode realizar transações caso tenha cartão de débito, pré-pago ou combo dos bancos participantes com as bandeiras Visa ou Mastercard, que englobam os seguintes serviços:  Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi.

Os primeiros passos são simples: o usuário poderá cadastrar um cartão, que será verificado pelos bancos participantes, ficando assim pronto para uso.

Para enviar dinheiro, basta escolher um destinatário, que deverá estar com um cartão cadastrado também. O pagamento não tem taxas e só pode ser realizado com a moeda nacional, ou seja, precisa de um número brasileiro para fazer parte do sistema.

Cada usuário poderá enviar R$ 1.000,00 a cada transação, e receber 20 por dia. Cada pessoa, porém, poderá receber até R$ 5.000,00 por mês.

Os limites devem variar de acordo com os bancos e serviços disponíveis.

É seguro?

Segundo o WhatsApp, o serviço conta com diversas blindagens. A primeira delas é a do próprio usuário. Para realizar transações, a pessoa precisa cadastrar um PIN no aplicativo, ou habilitar a leitura biométrica caso o celular possua esse recurso.

Os pagamentos via aplicativo usam o serviço do Facebook Pay, autorizado pelo Banco Central (BC). 

Imagem: WhatsApp Pay / Reprodução

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…